Tempo de leitura: 4 minutos
A cidade do Rio de Janeiro possui uma vasta rede de trilhas. São tantas opções que às vezes fica muito difícil saber por onde começar a zerar a lista, principalmente se você está iniciando no mundo da trilhas a pé.
Como já fizemos diversas trilhas, dos mais variados tipos aqui na cidade, eu e o Ian Braga nos juntamos nesse incrível colab para dar 5 dicas de trilhas fáceis para você que está querendo começar a fazer suas caminhadas na natureza.
Na lista tem trilha com cachoeira, com mirantes incríveis, tem trilha pra fazer com criança, tem trilha com fila pra tirar foto, ou seja tem para todos os gostos.
Veja o vídeo:
Confira a nossa lista com detalhes de cada trilha:
1) Mirante do Sacopã (Parque da Catacumba)
A trilha do Parque da Catacumba tem 600 metros de subida íngreme, que exige condicionamento físico e leva em média 30 minutos até o topo. É bem sinalizada e autoguiada. Considerada também fácil para quem não é sedentário.
Uma parada imperdível é no Mirante do Urubu, a cinco minutos de caminhada. Um deck de madeira com cabos para apoio permite aproveitar a paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Cristo Redentor.
O topo da trilha chega no Mirante do Sacopã, de onde podemos ver o Estádio de Remo da Lagoa, o Jardim Botânico, parte da Lagoa Rodrigo de Freitas Jockey Clube, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, o mar próximo da Praia do Leblon e, se tiver sorte, até barcos a vela passando.
2) Pedra Bonita
A Pedra Bonita faz parte do maciço da Tijuca e tem uma altitude máxima de 696 metros, coberta, em algumas partes, de floresta de Mata Atlântica, mas existe uma grande área que foi desmatada e coberta com capim. Apesar da situação atual de degradação, a Pedra Bonita ainda pode ser considerada um dos mirantes mais espetaculares e de fácil acesso da cidade. Lá, podemos encontrar várias atividades esportivas e recreativas tais como: vôo livre, caminhadas e alpinismo. O acesso à Pedra Bonita pode ser feito através da Estrada das Canoas, em São Conrado.
3) Morro da Urca
Se você quer chegar até o Pão de Açúcar sem fazer o turista tradicional (via bondinho), o Morro da Urca é o caminho ideal.
A trilha Morro da Urca tem início em uma grande reentrância na Pista Claudio Coutinho, no canto esquerdo da Praia Vermelha (pista aberta diariamente das 7 as 18 horas). Caminhada fácil, pouco extensa, apesar de um pouco íngreme. Pode-se chegar lá no alto em mais ou menos uma hora.
4) Cachoeira do Chuveiro (Horto)
A Cachoeira do Chuveiro, que fica no Horto Florestal do Rio de Janeiro, é bem cheia aos finais de semana, já que é uma das mais conhecidas da cidade. Ela recebeu esse nome devido ao seu formato, que lembra um box de chuveiro, por sua queda d’água ser dentro de uma fenda na rocha.
A sua trilha é muito tranquila. Levei meus sobrinhos pequenos e eles conseguiram fazer tranquilamente. Indo em um ritmo devagar, você não vai demorar mais que 20 minutos para chegar nela. Porém, é bom saber que ela não é só caminhada, existem alguns trechos para se pendurar em raízes e segurar em correntes, mas nada muito difícil. Se tiver medo, supere pois o final é recompensador!
5) Pedra do Telégrafo
Sabe aquela foto arrepiante em que pessoas estão penduradas em uma pedra e ao fundo há um paraíso tropical? Pois é, trata-se da Pedra do Telégrafo. Localizada na Barra de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, esta pedra tem atraído muitos turistas nos últimos tempos. Está a 354 metros de altitude. Como o local é bem movimentado, muita gente tem ido até lá sem guia. Prepare-se para uma trilha moderada.
Uma curiosidade: a pedra famosa não é a do telégrafo, mas a do cavalo. A do telégrafo é a que tem várias bromélias no seu topo. Antigamente ela também tinha uma bandeira do Brasil, mas da última vez que fui, não estava mais lá. Ela recebeu este nome por ter abrigado uma estação militar de comunicação durante a Segunda Guerra Mundial.
6) Trilha bônus!
De bônus ainda sugerimos o Circuito das Grutas da Floresta da Tijuca, que na verdade já começa a ficar um pouco mais moderada. Eu e Ian gravamos essa trilha juntos no mesmo dia, você pode conferir essa parceria no canal dele!
Esse é um dos circuitos mais requisitados por aventureiros que visitam a Floresta da Tijuca. Ele é uma excelente experiência para quem gosta de se integrar à natureza e conhecer os recantos mais exclusivos e mágicos da área verde do Rio. Ao todo passamos por mais de 5 grutas e por algumas cachoeiras. Você também pode ver o vídeo que fiz dessa trilha para o meu canal:
Link permanente
Gostaria de fazer a trilha da Pedra do Telégrafo e as trilhas das grutas da floresta da tijuca. As outras já fui.
Aguardo
Link permanente
Oi Marineia, tudo bem?
É só ler os artigos aqui do blog e ir. São bem tranquilas!
Link permanente
Fiz a trilha da tartaruga e praia do secreto, bem legal, recomendo a todos ?
Link permanente
Boa Victor!! =D
Link permanente
Depois de curtir a trilha da Pedra Bonita, você pode dar uma subidinha para a rampa de voo livre e assistir o pessoal ‘decolando’ de asa delta ou parapente. Depois você pode descer e curtir a praia de São Conrado.
Link permanente
Siiim!! Ótima dica Marcio!