Tempo de leitura: 3 minutos
Em nossa viagem de um final de semana em Visconde de Mauá, nós conhecemos a Cachoeira da Santa Clara, uma das mais belas da região.
A gente acordou bem cedinho, fomos tomar um delicioso café da manhã na Pousada Bela Mauá, que foi nossa parceira da viagem e nos preparamos para fazer nosso passeio do dia.
Essa cachoeira foi indicada pelo Vini, do Amo Visconde de Mauá, que criou o nosso roteiro de viagem.
Temos registro em vídeo dessa aventura (que você pode ver a seguir), mas também resolvemos trazer o relato aqui para o blog. Confira, a seguir!
Sobre Visconde de Mauá
Visconde de Mauá é um distrito da cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro.
O nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto de vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. A região inclui partes dos municípios de Resende-RJ, Itatiaia-RJ e Bocaina de Minas, no estado de Minas Gerais — as aldeias estão, em média, a 40 quilômetros dos centros dessas cidades.
Visconde de Mauá é uma localidade pequena, tem cerca de seis mil habitantes. A principal atividade econômica da região é o turismo, com mais de 100 estabelecimentos de hospedagem e dezenas de restaurantes, alguns especializados em receitas de truta e pinhão.
Esta região está localizada em uma área de preservação ambiental, na Serra da Mantiqueira, a 1200 metros de altitude.
Como Chegar à Cachoeira da Santa Clara
Ao sair da pousada passamos pela Vila de Maringá e continuamos em direção à Vila de Maromba. Bem antes dela, pegamos a estrada da Santa Clara, atravessando o rio pela ponte.
Logo depois, aparece uma bifurcação. Seguindo à direita você vai pra outras cachoeiras que só tem acesso por estrada de terra, para a esquerda você continua em direção a Cachoeira da Santa Clara.
É possível ir andando a partir deste ponto, só anda cerca de 1km. Em dias de alta temporada, recomenda-se estacionar perto deste local pois geralmente mais próximo à cachoeira lota rápido. Nós estacionamos logo depois e seguimos o restante do caminho andando.
Em pouco tempo chegamos na entrada da trilha, a partir de então é só enfrentar uma pequena descida e em menos de 5 minutos você chegará até a queda d’água.
Pra você ter ideia de como este caminho é fácil e tranquilo, nós levamos nosso cachorro que é bem pequeno e ele conseguiu fazer tudo sem problemas. Até aproveitou bastante a cachoeira.
A descida possui alguns degraus mais altos, o que pode fazer com que algumas pessoas tenham um pouco de dificuldade, mas é só seguir com calma e sem pressa que dá pra chegar no destino final.
A Cachoeira da Santa Clara
A Cachoeira da Santa Clara possui um grande paredão de cerca de 20 metros de altura, onde a água escorre pela pedra e cai em uma piscina de água cristalina. A maior parte da piscina é rasa, mas tem pontos mais fundos onde a água batia na altura do meu peito.
Ela é uma das mais altas e conhecidas da região de Visconde de Mauá. É ótima para levar crianças e animais. Pelas suas características e fácil acesso, muitas famílias a visitam.
Você ainda pode encontrar algumas empresas na cidade que oferecem o serviço de rapel na cachoeira.
Como ponto de atenção, se estiver chovendo na parte mais alta da serra evite ir nesta cachoeira pois nela existe o fenômeno de cabeça d’água.
O que fazer em 3 dias em Visconde de Mauá (levando seu pet)
Se você quiser se hospedar na Pousada Bela Mauá basta entrar em contato com eles:
Site – https://pousadabelamaua.com.br/
Facebook – https://www.facebook.com/PousadaBelaMaua/
Instagram – https://www.instagram.com/pousadabelamaua
Telefone – (24) 99953-1559
Nosso roteiro foi montado pelo Amo Visconde de Mauá:
Site – https://amoviscondedemaua.com.br/
Instagram – https://www.instagram.com/amoviscondedemaua/
Facebook – https://www.facebook.com/amoviscondedemaua