Conheça tudo sobre a Cachoeira das Andorinhas – Santa Rita de Jacutinga – MG

Tempo de leitura: 6 minutos

Conheça tudo sobre a Cachoeira das Andorinhas - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Localizada nos extremos do estado de Minas Gerais, fazendo divisa com o Rio de Janeiro, a famosa e hospitaleira cidade de Santa Rita de Jacutinga também pode ser considerada como o berço das águas da Zona da Mata. É nela que se localiza a famosa Cachoeira das Andorinhas, sobre a qual vamos conversar neste artigo.

Continue lendo para entender!

OBS.: Algumas das cachoeiras de Santa Rita de Jacutinga estão com risco de serem extintas. A empresa HY Brasil deseja colocar uma Hidrelétrica na região e isso acabaria com as cachoeiras do Pacau, Por Acaso, Batismo e Escorrega. Isso afetaria muito a economia da cidade, que está se desenvolvendo através do turismo. Não podemos deixar isso acontecer, faça sua parte e deixe sua assinatura dizendo não para a Usina Hidrelétrica.

Sobre Santa Rita de Jacutinga

Sobre Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

A pacata cidade de Santa Rita de Jacutinga pertence ao interior do Estado de Minas Gerais e possui cerca de pouco mais de 5 mil habitantes. A cidade que possui altitudes que chegam aos quase 500 metros acima do nível do mar é muito visitada pelo turismo de ecologia, pois possui natureza virgem, um dos principais cartões de visita da região. 

Por estar muito próxima ao estado do Rio de Janeiro, há turistas tanto do Rio quanto de Minas que sempre estão pela acolhedora cidade que encanta a todos que passam por ali. 

Com dezenas de quedas d’água localizadas em diversos pontos da cidade, para os amantes da natureza esta programação pode ser surpreendente, pois a natureza local é privilegiada e certamente não irá lhe decepcionar.

Os registros oficiais contam com cerca de 70 cachoeiras capazes a ponto de encantar os turistas para que estes sempre estejam de retorno à cidade.

Cachoeira das Andorinhas e outras quedas d’água locais

A Cachoeira das Andorinhas - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Para começar, escolhemos esta cachoeira como ponto de partida deste roteiro que tem tudo para ser cheio de emoção. A cachoeira das Andorinhas é um local que pertence a uma propriedade privada, ou seja, o acesso é mediante ao pagamento de ingresso por pessoas (os preços costumam alterar eventualmente, portanto é necessário verificar no dia de sua visita). Nós pagamos a taxa de 5 reais por pessoa e começamos a trilha. 

Entrada para a Cachoeira das Andorinhas - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Uma vez que já temos o ingresso ao local, que está localizado na estrada que leva à cidade de Passa Vinte, é necessário percorrer uma trilha com muitas surpresas pelo caminho.

Trilha da Cachoeira das Andorinhas - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Ela é toda plana e bem tranquila, só no final que tem algumas pedras para você atravessar que fica mais escorregadio. Levamos apenas 12 minutos.

Chegando na Cachoeira das Andorinhas - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Ao chegar na cachoeira das Andorinhas, um lindo espetáculo de águas com cerca de 50 metros de queda livre de água irá lhe surpreender. A queda d’água é muito bonita e ótima para tomar banho. Existem diversos pontos onde você poderá aproveitar uma verdadeira ducha natural.

Aproveitando a Cachoeira das Andorinhas - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

A imensidão das paredes de pedra cercadas por natureza selvagem invadem o local e formam uma linda paisagem que é ideal para ser visitada em tardes quentes de verão. 

Queda d'água da Cachoeira das Andorinhas - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Não é à toa que a cidade de Santa Rita de Jacutinga é conhecida como a cidade das águas, pois neste local, será possível encontrar inúmeras piscinas naturais que se formam em meio às pedras possibilitando um delicioso e relaxante banho de hidromassagem natural. 

Cachoeira do João Bento

A Cachoeira do João Bento - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Na mesma propriedade também se localiza a cachoeira do João Bento que é um dos pontos mais esperados da visita.

Trilha para a Cachoeira do João Bento - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Voltamos para a trilha e, para acessar esta área, foi necessário percorrer cerca de mais 7 minutos (voltando no mesmo caminho da ida) partindo desde a cachoeira das Andorinhas, lembrando que o trajeto pode contar com auxílio de guias turísticos que possuem bastante experiência no trajeto e podem tornar a visita melhor aproveitada. Nós fizemos com o guia @uaiirafa

Tomando banho na Cachoeira do João Bento - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Ela possui duas quedas, a de baixo é a que dá para aproveitar melhor. A de cima é mais uma piscina, mas tem uma boa vista.

Parte de cima da Cachoeira do João Bento - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Sobre a natureza do local, a imensidão de águas também não fica atrás em comparação com a primeira cachoeira visitada, pois o momento de relaxar em meio à ducha natural através da queda d’água estão entre os pontos altos desta visita. 

Poço da Cachoeira do João Bento - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Para melhor aproveitamento deste roteiro, planeje o dia para iniciar a visita logo pela manhã nas Andorinhas, seguindo pela João Bento e chegando à cachoeira do Quintal que lhe contamos os detalhes logo a seguir.

Cachoeira do Quintal

Trilha para a Cachoeira do Quintal - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Uma vez que as duas cachoeiras já tiverem sido visitadas, será necessário retornar ao início da trilha para seguir caminho para outra direção com ainda mais natureza para ser apreciada. 

A Cachoeira do Quintal - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos

O nome da cachoeira já diz bastante sobre o que esperar do lugar, pois esta maravilha está realmente localizada no quintal da fazenda e é uma cachoeira que forma piscinas naturais e também proporciona um delicioso banho de hidromassagem natural em função da água que se acumula nas pedras presentes no local. 

Tomando banho na Cachoeira do Quintal - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos

Portanto, em função da facilidade de acesso e do investimento valer a pena, este roteiro está super indicado porque reúne muitas das nossas programações preferidas, como as trilhas pela mata fechada e as cachoeiras consideradas como um dos pontos altos da cidade de Santa Rita, o outro da Zona da Mata. 

Dica de roteiro

Saindo desde o centro do Rio de Janeiro, a cidade está localizada a cerca de 140 km de distância, ou seja, pouco mais de 2h30 de viagem já serão suficientes para estar no local. 

A partir daí, caso você tenha poucos dias para explorar a cidade, indicamos algumas paradas clássicas que não podem estar fora da sua programação, como um City Tour a pé pela cidade onde passamos pela famosa rua das pedras, o Coreto localizado ao centro da cidade, o Lago dos Anjos e também a Igreja da Matriz. 

Há também outros pontos imperdíveis como a Fazenda Santa Clara com belíssima cachoeira e a igrejinha do alto localizada no privilegiado Morro do Calvário com uma visão panorâmica sobre a região.

Onde se hospedar em Santa Rita de Jacutinga? 

Pousada O Meu Canto fachada - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos

Por ser o serviço de hotelaria mais recomendado para os amantes do ecoturismo, a pousada O Meu Canto é bastante recomendada por todos os que visitam ou residem na cidade.

Nós recomendamos muito e ainda temos um cupom de desconto exclusivo para nossos leitores. É só acessar o site e inserir o cupom VAMOSTRILHAR na hora da reserva ou então falar com eles nas redes sociais que foram nossa indicação:

Site – https://www.pousadaomeucanto.com.br/
Instagram – https://www.instagram.com/omeucantosrj/
Facebook – https://www.facebook.com/omeucantopousada

Com relação aos serviços oferecidos, tudo é feito com bastante profissionalismo e cuidado, indo desde as refeições até os serviços em geral. 

Em dias muito quentes, também é possível relaxar na piscina da pousada como uma alternativa para se refrescar nas altas temperaturas da região.  A comida tradicional oferecida também garante que os visitantes estejam em contato com a gastronomia tradicional de Santa Rita. 

Desta forma, não lhe faltarão motivos para voltar e conhecer outros cantos desta cidade que encanta e oferece inúmeros motivos para a gente se apaixonar.

 

Que tal, você ficou com vontade de conhecer a Cachoeira das Andorinhas e outras quedas d’águas que apontamos neste artigo? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *