Tempo de leitura: 4 minutos
Além das famosas praias de Trindade, existem vários poços e pequenas quedas d’água na área da Pedra que Engole, mas é a sensação de ser engolido pela cachoeira que mais atrai visitantes. Essa área faz parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina, onde o rio desce da Serra do Mar para a Praia do Meio.
Vamos apresentar alguns atrativos imperdíveis ao longo desta trilha e o motivo da Pedra que Engole ser um dos lugares mais incríveis de Trindade, em Paraty, no Estado do Rio de Janeiro.
Como chegar
Para quem vai de carro deve seguir a rodovia Rio-Santos para Trindade, a 25 km de Paraty (RJ) sentido sul. Siga com atenção, pois esse caminho é um sinuoso, já ocorreram acidentes e a entrada não é chamativa. Há um estacionamento pago na Praia do Meio, após a Vila de Trindade.
Saem ônibus regulares a cada hora da Rodoviária de Paraty para Trindade, com viagem de até uma hora e tarifa de transporte local. No ponto final há uma placa indicando a trilha tranquila de aproximadamente 10 minutos para a Praia do Meio. Outras opções são disponibilizadas por diversas empresas de turismo ecológico em Paraty.
Trilha para a Pedra que Engole
O acesso para a Pedra que Engole inicia no final da Praia do Meio, no encontro com o Rio dos Codós. Como não há sinalização no início, pergunte ou esteja acompanhado de quem conhece o local. Após alguns minutos há uma placa do PARNA Bocaina que indica a Trilha Cachoeira Pontal e confirma a direção e a distância de 600 metros.
Essa trilha é bem marcada e dura em média 40 minutos se seguir diretamente para a Pedra que Engole. É mais puxada que as outras de Trindade, pois é de subida seguindo o rio. Os pontos de interesse turístico são encontrados sem dificuldade.
Cachoeira dos Codós
O primeiro atrativo no caminho é a Cachoeira dos Codós, ou Chuveiro como indicado na placa de acesso.
Na Cachoeira dos Codós um bloco de rocha divide a queda d’água em duas e forma um poço de 1 metro de profundidade. Vale pela massagem.
Poço das Duas Paredes
Seguindo pela trilha após 5 minutos está um dos melhores locais para banho com água doce em Trindade, o Poço das Duas Paredes, ou Poço dos Dois Paredões.
Com profundidade média de 1 metro com areia e pedras no fundo, o Poço das Duas Paredes tem água clara e fria, ideal para baixar a temperatura da trilha.
Cachoeira do Escorrega
Após 15 minutos desde o início da trilha encontramos outro atrativo na trilha para a Pedra que Engole. É uma cachoeira que forma um escorrega de aproximadamente 4 metros de extensão e inclinado em 50º, indicado para crianças acompanhadas. Essa queda d’água forma um poço de águas claras e ótimas para banho.
Poço Fundo
Após a Cachoeira do Escorrega está o Poço Fundo, formado por queda d’água forte de aproximadamente 2 metros de altura.
O Poço Fundo é ideal para massagem natural e tem uma parte estreita e de maior profundidade perto da cachoeira e outra mais extensa e rasa, onde podemos relaxar e curtir a natureza.
Pedra que Engole
No fim da trilha chegamos em uma cachoeira com água fria, onde podemos relaxar entre a queda d’água e a rocha. Para chegar na Pedra que Engole podemos subir pelas rochas ou pelo caminho de poucos minutos após atravessar o rio.
Para ter certeza que você não passou do ponto certo, se chegar em uma pequena casa “no meio do nada”, volte.
A Pedra que Engole tem esse nome porque entre as rochas que formam a cachoeira uma pessoa pode escorregar e aparentemente ser sugada para dentro de uma caverna. Há um degrau lá dentro que aumenta a confiança e segurança para passar pela queda d’água.
Logo o aventureiro que foi “engolido” é liberado em um poço raso coberto pelos blocos onde pode respirar e relaxar. Para sair é só ir engatinhando em poucos segundos para fora da galeria. Cuidado com a cabeça ao sair.
Dicas para viajantes
Atenção para as normas dos Regulamentos Gerais do PARNA Bocaina e das regras específicas para a Trilha da Cachoeira, de não carregar materiais descartáveis ou bolsas térmicas.
Não há opções de comércio na trilha ou atrativos para a Pedra que Engole. Por isso, planeje bem o que precisará carregar, contando com a caminhada.
Alguns itens são indispensáveis, como o repelente para insetos. No final, lembre de carregar o seu lixo, a natureza agradece.
Assim como outros atrativos de Trindade, nos fins de semana e feriados mais quentes a trilha para a Pedra que Engole fica cheia, por isso programe sua visita.
Mapa de Trindade
Fonte do Mapa: Camping Menina Flor