Tempo de leitura: 7 minutos
Durante o mês de Agosto de 2019, nós visitamos os maravilhosos Lençóis Maranhenses, uma viagem incrível! Nossa passagem pelo Circuito da Lagoa Bonita incluiu vistas paradisíacas sobre as belezas dos lençóis.
Você já sabe, sempre que fazemos uma viagem, colhemos informações e dicas incríveis para registrar aqui no Vamos Trilhar. E essa foi uma trip incrível, por isso recomendamos muito.
Por isto, convidamos você a seguir viagem conosco e conferir detalhes sobre nossa aventura neste paraíso!
Sobre os Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses são 155.000 hectares das melhores dunas de areia do Brasil, próximas ao litoral, que durante a estação das chuvas se enchem de água, criando incríveis lagoas azul-turquesa entre as areias brancas.
Famosos, os Lençóis Maranhenses são populares entre os turistas brasileiros, mas também ganham cada vez mais força com o público internacional. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério do Turismo, em 2018 mais de 107 mil pessoas de várias nacionalidades estiveram lá.
Também é importante saber que os lençóis estão dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma área de proteção ambiental. Isso reforça ainda mais o papel de patrimônio dos maranhenses e de todos os brasileiros!
Em suma, ao longo dos 80 quilômetros da costa do Parque, existem praias de 600 a 2 quilômetros de largura, dunas de 10 a 20 metros de altura, formando longos trechos de areia com até 75 quilômetros de extensão e mais de 20 quilômetros para o interior. O aparecimento de uma topografia que lembra lençóis amassados pelas correntes é a origem do nome do parque.
Como chegar aos Lençóis Maranhenses
Partindo desde a capital São Luís, o transporte pode ser realizado via ônibus, visto que os terminais rodoviários oferecem inúmeras opções de ônibus até a localidade com saídas diárias, ideal para os visitantes que desejam realizar os passeios por conta própria.
Outra opção para quem desembarcou em São Luís, é o aluguel de automóveis que permite aos visitantes uma visita com maior liberdade para explorar a região e as belezas naturais presentes no trajeto entre a capital e os Lençóis Maranhenses.
Sobre o passeio no Circuito Lagoa Bonita
Com destino à Lagoa Bonita, o circuito começa com saída de Barreirinhas com destino ao paraíso das lagoas escondidas pelas enormes dunas de areias localizadas no Maranhão.
O trajeto realizado no local faz paragem para que todos possam aproveitar as maravilhas do local e em dias de temperaturas elevadas, deliciar-se nas águas translúcidas da Lagoa Bonita, um dos pontos principais desta atração.
Esse passeio foi mais que especial, pois também era aniversário de 31 anos do Vinícius. E foi com chave de ouro, o lugar é maravilhoso.
Confira, a seguir, quais atividades são realizadas no trajeto do passeio no Circuito Lagoa Bonita!
Saída para o passeio
A gente chegou do passeio do Povoado Tapuio, almoçamos e encontramos com o pessoal da agência na porta da pousada. Fomos em direção à travessia de balsa para seguir o caminho até a Lagoa Bonita.
Para chegar até ela é necessário percorrer o trajeto pelas dunas através de veículo 4×4 que parte desde Barreirinhas, em seguida a travessia de balsa é feita sobre o Rio Preguiça.
Infelizmente pegamos um grande trânsito nesse momento e a travessia de balsa demorou mais que o previsto. Muitas pessoas estavam indo fazer este mesmo passeio, que é bem concorrido e um dos principais da região.
A travessia da balsa é em um ponto diferente do que fizemos no Circuito da Lagoa Azul. É na Balsa Maria Basto. Ela é rapidinha, em menos de 10 minutos você já chega do outro lado.
Compras no mercado
Para chegar ao local é preciso estar organizado. E isso inclui antecedência no preparo de detalhes tão importantes quanto ter alimentação disponível.
Isso porque o local não dispõe de comerciantes, bares ou restaurantes. Assim, é sempre melhor estar prevenido para não deixar que nenhum contratempo atrapalhe sua experiência.
Subida íngreme de 70 metros
A estrada que leva até a Lagoa Bonita é bem irregular, o que faz com que a viagem seja um pouco desconfortável, pois você fica quicando boa parte do tempo.
Depois de 17km de estrada, chegamos no estacionamento e já aceleramos o passo para começar a subida da duna de 70 metros de altura. É um pouco puxado, mas é necessário para fazer este passeio.
Ao longo do caminho tem cordas para auxiliar. Não se preocupe, todo o esforço será compensado com a vista exuberante do local.
A vista do ponto mais alto do Parque
As expectativas são bastante altas quando os turistas chegam no ponto mais alto do Parque.
Isso porque a visão privilegiada transforma o local em um verdadeiro cartão postal permitido pela vista panorâmica possibilitada pela região íngreme, um verdadeiro presente da natureza para quem se aventura até lá.
Pôr do sol
Além disso, a subida tem outra vantagem: o pôr do sol que se põe exatamente sobre as areias das dunas, um espetáculo particular que a natureza oferece aos visitantes que se encontram no local.
Desta forma, indicamos que o circuito seja realizado no período do início da tarde, desta forma a atração será finalizada com este presente da natureza.
Lagoas que conhecemos e recomendamos
Assim com o Circuito da Lagoa Azul, neste circuito também passamos por diversas lagoas paradisíacas. O roteiro incluiu a visita a Lagoas conhecidas no local. São elas:
Lagoa do Clone
Nela foram gravadas cenas memoráveis da novela O Clone. É impressionante e está circundada pelas dunas, que lembram um deserto marroquino de fato.
Lagoa do Maçarico
Uma das mais lindas de Barreirinhas, por isso é também bastante concorrida, mas vale muito a pena. Fica logo ao lado da Lagoa do Clone.
Lagoa Bonita
Ela faz jus ao nome e, apesar de não ter a água tão clarinha quanto a Lagoa do Maçarico, impressiona pela sua extensão e dunas altas à suas margens. Por ser mais famosa, está sempre lotada.
Desta forma, o trajeto não apenas permite com que as pessoas vejam outras lagoas, mas também possam desfrutar dos principais pontos encontrados na região e das lagoas menos conhecidas e também possuem beleza exuberante.
Quanto tempo dura o passeio da Lagoa Bonita e o que levar
Em média, a atração costuma durar cerca de 4h a 5h.
Portanto, se houver interesse em admirar o pôr do sol, programe o passeio para o início da tarde visto que será finalizado ao entardecer na região.
Para não passar nenhum sufoco com a falta de água ou comida, programe-se para levar lanches e demais alimentos que necessitar.
No local não são encontrados restaurantes ou qualquer ponto de venda para alimentação.
Qual a melhor época para ir aos Lençóis e fazer o passeio da Lagoa Bonita
Para aproveitar ao máximo as belezas da região, sugerimos a visita no início do segundo semestre, indo de julho até meados de setembro.
Neste período, após a temporada de chuvas cessar, será possível aproveitar as lagoas com bastante água e uma paisagem com céu aberto e clima ameno, ideal para admirar as maravilhas deste lugar.
→ Veja mais detalhes aqui: Qual é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?
Preços
Em média, o programa pode sair até R$80,00 por pessoa, podendo variar tanto para mais quanto para menos. O ideal é sempre checar com antecedência antes de fechar negócio com alguma empresa específica.
Que tal, deixamos você com vontade de fazer o Circuito Lagoa Bonita durante sua próxima viagem aos Lençóis Maranhenses? Siga-nos no Instagram e se inscreva em nosso canal do YouTube para ver imagens e vídeos exclusivos sobre essa e outras aventuras!