Conheça tudo sobre o Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros – GO

Tempo de leitura: 6 minutos

Conheça tudo sobre o Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

O complexo de cachoeiras do Macaquinhos, também conhecido como santuário das Pedras, é um destino para quem procura por aventura na Chapada dos Veadeiros.

Este local reserva atrações para todos os tipos de turistas, indo desde lindas e imensas quedas d’água até cachoeiras apropriadas para saltos e pontos para práticas naturistas.

Apesar de ainda não fazer parte do principal destino dos visitantes, sugerimos a visita aos aventureiros que procuram por um programa com várias formas de explorar a natureza, seja na prática de esportes ou mesmo conhecendo a diversidade e a riqueza que a região tem a oferecer.

Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber para colocar o complexo de cachoeiras de Macaquinhos na sua lista de próximos destinos a conhecer e explorar!

O acesso ao Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos

O acesso ao Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

O complexo de cachoeiras do Macaquinhos é um circuito onde estão localizadas belas quedas d’água. O acesso mais rápido ao complexo de cachoeiras do Macaquinhos ocorre em direção a Brasília.

Seguindo nesta rota, uma placa sinaliza a entrada contabilizando os 31 km de distância restantes a serem percorridos por uma estrada de terra.

Mirante do Portal - Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

No meio do caminho paramos no Mirante do Portal, só com guia você consegue ir lá. A trilha é um pouquinho escondida, mas vale muito a pena. O visual é recompensador.

Cruz no caminho para Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Ele fica próximo a uma pracinha que possui uma cruz bem grande. É um ótimo lugar para tirar fotos antes de ir para Macaquinhos.

Percorrida esta primeira etapa, outra sinalização irá indicar que Macaquinhos estará a 900 metros de distância.

A partir deste ponto, é hora de deixar o carro e seguir caminhando, pois o trecho torna-se realmente complicado para ser realizado em veículos.

Entrada do Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Chegando ao local, a entrada é cobrada por visitante (R$30 em julho de 2018) e a partir de então basta se preparar para admirar em detalhes as inúmeras maravilhas distribuídas durante os 4 km de trilha, lembrando que a visitação não exige acompanhamento de guia turístico e para melhor aproveitamento da programação é indicado um dia completo para a visita.

Principais atrações do Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos

Veja agora os principais atrativos do complexo de cachoeiras do Macaquinhos.

Banho dos Macacos

Cachoeira Banho dos Macacos - Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Após caminhar pelo primeiro trecho, o Banho dos Macacos é sempre a primeira parada dos visitantes. Formada por um conjunto de cascatas com poços que permitem o nado, a visitação é ideal para aproveitar e relaxar após a caminhada.

Cachoeira do Poço Sereno

Poço do Sereno - Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

De águas muito tranquilas e esverdeadas, o lugar é cercado por grandes pedras, perfeito para banhistas ou apenas para descansar e contemplar a beleza do local ao tomar um banho de sol ouvindo o barulho das águas.

Pedra Furada

Cachoeira Pedra Furada - Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Formada por pedras moldadas pela água em um poço em meio a uma das pedras centrais, o visual é impressionante e a água em tons de azul esverdeado contrastam com a cor do cânion e da vegetação formando uma aquarela no cerrado.

Banho Pelado

Cachoeira Banho Pelado - Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

O nome já indica que nesta cachoeira é permitida a prática de naturismo, por esta razão, o acesso à cachoeira é um pouco mais complicado, localizando-se bastante afastada da trilha de forma a preservar a privacidade dos visitantes.

Poço Jump

Os aventureiros têm passe livre para pular de uma pedra com quase 10 metros de altura em um poço de águas bastante calmas e esverdeadas. Para os corajosos é hora de se jogar!

Cachoeira da Luz

Cachoeira da Luz - Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Ideal para banhos de sol em uma grande pedra, este é um dos lugares preferidos dos visitantes, considerando que a vista da pedra para a queda d’água é um verdadeiro oásis após a intensa caminhada mata adentro.

Cachoeira da Caverna

A Cachoeira da Caverna, como o próprio nome sugere, possui uma caverna que fica escondida. Ela está do lado direito do poço.

Caverna - Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Para ver a gruta, é preciso ir nadando, ou atravessar com cuidado o curso de água e ir andando pela lateral direita.

Mas a caverna não é a principal atração do lugar. A beleza da água em queda altíssima forma um dos cenários mais lindos da Chapada dos Veadeiros.

Cachoeira do Encontro

Cachoeira do Encontro - Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Formada por quedas d’água dos rios Macaquinho e Fundão e com um poço ideal para o nado, este lugar é a última parada para visitação neste trajeto. Com mais de 50 metros de queda, o encontro das águas deixa claro que este roteiro está entre os mais diversificados da Chapada dos Veadeiros. Aproveite!

E aí, ficou com vontade de visitar o complexo de cachoeiras do Macaquinhos? Deixe seu comentário!

Confira nossos conteúdos sobre a Chapada dos Veadeiros:

Artigos

Vídeos

2 Comentários


  1. Dar pra fazer todas as cachoeiras do Complexo Macaquinhos em só dia?
    É viável fazer esse passeio antes de chegar em Alto Paraíso? (Já que saindo de Brasília, fica no trajeto).

    Responder

    1. Oi Marília, dá sim! Nós conhecemos todas em um dia inteiro!

      Também é viável sim, mas recomendo procurar um guia. Pelo menos quando fomos, não havia sinalizações na estrada de terra pra chegar até lá.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *