Tempo de leitura: 3 minutos
O Poção do Maromba é considerado como uma das piscinas naturais mais bonitas da região fluminense e é de fácil acesso.
É justamente sobre isso que resolvemos falar hoje aqui no blog. Ao longo deste artigo, você vai entender por que colocar ele na sua lista de lugares a visitar.
Confira a seguir algumas razões pelas quais vale a pena conhecer e desfrutar do maravilhoso Poção do Maromba!
O que é o Poção do Maromba
O nome que o local recebe já diz tudo, pois um poço de águas é formado em função da intensa presença de rochas, o que possibilita aos visitantes momentos de intenso contato com a natureza preservada do Parque Nacional do Itatiaia.
A cachoeira recebe o nome da região por estar a aproximadamente 1 km de distância da deliciosa e mística Vila de Maromba.
Formado em função da cachoeira originada pelo Rio Preto presente no local, a cachoeira com cerca de 7 metros de comprimento dá origem ao poço que possui aproximadamente sete metros de profundidade, fazendo a felicidade dos aventureiros.
Ideal para nadar, a piscina formada por águas frias e de coloração clara, possibilita que os visitantes saltem de uma pedra que funciona como um trampolim, tornando esta visita ao local muito mais energizante, além do mais, esta é uma ótima oportunidade para se aquecer.
O que esperar do Poção do Maromba
As enormes pedras presentes no local do Poção do Maromba impressionam até os visitantes mais viajados. Imponentes sobre a paisagem natural, o cenário que se forma apresenta beleza exuberante, razão pela qual o destino é um dos mais procurados quando a ideia é aproveitar as cachoeiras situadas na região.
As águas em tons esverdeados e azuis contrastam-se com a vegetação local que durante o dia garantem uma sombra agradável, enquanto outra parte do poço permanece com intensa presença do sol.
A trilha para o Poção do Maromba
A trilha que conduz os visitantes ao Poção do Maromba é considerada de modalidade fácil e possui boa sinalização. Ela, inclusive, pode ser feita por pessoas que não tem o hábito de realizar trilhas com frequência.
Além disso, devida a boa sinalização e estrutura presentes no trajeto, não é necessário que os turistas estejam acompanhados por guia, tornando-se esta uma aventura independente.
Visita saindo do Centro da Vila de Maromba
Por estar situada próxima à Vila, o deslocamento pode ser feito a pé até o Poção do Maromba.
Entretanto, também é possível que este trajeto seja realizado de carro. Lembrando que em dias de extremo calor os visitantes podem encontrar certa dificuldade em encontrar locais disponíveis para o estacionamento, desta forma é necessário se programar para chegar cedo e aproveitar ao máximo a atração.
Para quem se programou para aproveitar esta atração natural no princípio do dia, em seguida, é possível se planejar para visitar outras atrações naturais que se apresentam em função da biodiversidade local.
Não deixe de visitar o berço das águas
Por tudo o que dissemos sobre esta visita, ainda que muitos visitantes não nadem em função das baixas temperatura das águas, se no dia de sua visita o clima e a sorte ajudarem, desfrute de tudo o que este lugar oferece.
E não se esqueça, tendo a oportunidade de visitar, não deixe de explorar as belezas naturais que o sul do estado do Rio oferece.