Tempo de leitura: 3 minutos
O maior point de banho em água doce em Paraty, para muitos moradores e turistas, é o Poço do Tarzan. Um conjunto de natureza conservada, aventura desde o caminho até o salto para o poço em água cristalina.
Esse é um convite imperdível para o banho e relaxamento em meio à Mata Atlântica, com ou sem adrenalina, serviços e de fácil acesso tanto de veículo ou trilha.
Como chegar
Seguindo pela Rodovia Paraty-Cunha em aproximadamente 7,5 km deve-se ficar atento a Igreja da Penha que está sobre um marco da Estrada Real.
É possível parar no acostamento da estrada. De ônibus existe uma linha regular de Paraty para Penha. Esse é um ponto certo de visita para quem vai de jipe e tem um estacionamento privado.
A trilha é fácil e bem sinalizada. Inicia atrás do Centro de Informações Turísticas do Caminho do Ouro e leva até a Cachoeira do Tobogã. Poucos metros acima está o Poço do Tarzan.
Poço do Tarzan
A água no Poço do Tarzan é muito clara e calma, completando uma paisagem nativa que é inesquecível para qualquer visitante.
A sensação imperdível no Poço do Tarzan é o salto de uma rocha para a água. Para chegar no local do pulo temos que seguir ao lado do restaurante entre as rochas e subir no sentido do poço. Há uma corda para auxiliar na subida e a vista de cima é incrível.
Como o salto tem mais de 10 metros, os aventureiros têm tempo de soltar aquele grito que lembra o Tarzan. Lembre de verificar antes a profundidade do poço, uma dica é mergulhar e nadar nele. Já ocorreram acidentes ali, evite se machucar e respeite a natureza.
Um restaurante rústico com banheiro atende com comidas e bebidas principalmente nos períodos mais movimentados. Em alguns dias rola música ao vivo, atraindo turistas de Paraty para esse point natural. Nem sempre os cartões de crédito e débito funcionam, então esteja preparado.
Para chegar no restaurante há um teste de coragem, pois temos que passar por uma ponte suspensa que balança. Apesar de assustar de início, há um cabo que segue com a ponte que ajuda muito no apoio. Essa ponte pênsil é indicada para crianças e idosos.
No retorno do Poço do Tarzan podemos aproveitar e escorregar na Cachoeira do Tobogã, onde há um restaurante com mais estrutura.
Existem vários atrativos naturais e históricos próximos do Poço do Tarzan. Desde a rodovia Paraty-Cunha ao Caminho do Ouro e as trilhas para as cachoeiras podemos aproveitar e visitar alguns lugares em cada dia.
Dicas para viajantes
Nos períodos de maior visitação esse atrativo fica cheio. Lembre-se de levar e usar repelente contra mosquitos, afinal este é o ambiente natural deles.
Para agilizar sua refeição no bar do Poço do Tarzan verifique antes de pegar a trilha com os atendentes que ficam com pranchetas anotando pedidos.
Programe-se para melhor aproveitar sua visita ao Poço do Tarzan e outros locais imperdíveis da natureza e história dessa região. Por fim, não esqueça de levar o seu lixo embora, contribuindo para a conservação desse paraíso.
Não deixe de visitar outras cachoeiras e atrativos próximos como, por exemplos, os alambiques e o Poço da Jamaica.