Tempo de leitura: 3 minutos
Um dos melhores pontos para banho em água doce em Paraty é o Poço dos Ingleses, ou Poço do Inglês. Este atrativo atende aos diversos públicos que visitam.
Para os aventureiros, uma queda d’água em meio à Mata Atlântica e com rochas no entorno convida para o salto no poço natural. Para os tranquilos, uma oportunidade de curtir uma água energizadora e um momento de muita paz.
Como chegar
O acesso para o Poço dos Ingleses inicia no km 4,5 da Rodovia Paraty-Cunha (BR-459), próximo ao Alambique da Cachaça Paratiana.
O Poço dos Ingleses é o primeiro atrativo no caminho para a Cachoeira Pedra Branca, que leva a outros pontos incríveis. Está a 2 km antes dessa cachoeira e a 8 km do Centro Histórico de Paraty.
Há empresas de turismo ecológico em Paraty com jipes que levam próximo ao Poço dos Ingleses, onde é possível estacionar.
Como não há sinalização no início da trilha para o Poço dos Ingleses, fique atento a carros estacionados e a uma pequena placa de madeira próxima de uma porteira. A trilha segue por vegetação nativa de Mata Atlântica, margeando um córrego. É considerada fácil e dura em média 10 minutos.
Devido a pouca conservação, a trilha para o Poço dos Ingleses tem improvisos, passamos algumas partes com os pés na água e outras que exigem um pouco do condicionamento físico.
Poço dos Ingleses
O Poço dos Ingleses tem águas cristalinas e areia no fundo, com uma parte de até 4 metros de profundidade e outras mais rasas. Forma piscinas mais do que indicadas para todas as idades tomarem banho e na natureza.
Uma coisa imperdível para os mais radicais é o salto utilizando uma corda que fica presa em uma árvore. É fácil chegar no ponto de salto, uma dica é observar outros saltarem antes e olhar antes dentro da água se existem galhos soltos ou pedras no fundo, para evitar se machucar.
Ao pular da rocha segurando na corda, balance para ir e voltar uma vez, depois solte para cair no meio do poço. São 3 metros de queda.
Apesar do salto com corda ser o mais conhecido no Poço dos Ingleses, há ainda outros pontos mais altos que moradores locais e corajosos saltam sem corda diretamente no poço, alguns com mais de 10 metros de altura. Outra opção é conhecer o Poço do Tarzan que, apesar do nome, não tem corda nos pontos de salto.
Nesta região também existem outras cachoeiras que vale a pena você conhecer como o Poço da Jamaica e Cachoeira do Tobogã.
Para quem prefere um passeio mais tranquilo, que integre crianças, idosos e família, as sombras no entorno do poço e as rochas na água são ótimos locais para o descanso, fotografias, vídeos e contemplação da paisagem nesse paraíso de Mata Atlântica.
Dicas para viajantes
É indicado visitar o Poço dos Ingleses acompanhado de guia local e em períodos mais movimentados, pois já ocorreram assaltos nesta trilha e no atrativo.
Como o Poço dos Ingleses fica em meio à vegetação, lembre de se proteger dos mosquitos e de levar o seu lixo quando for embora. Deixe somente boas vibrações.