Tempo de leitura: 8 minutos
Se você deseja explorar ao máximo toda a região de Jericoacoara sem deixar passar nenhuma atração que esta viagem oferece, não pode deixar de conhecer o roteiro litoral leste do Passeio de Buggy.
É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue lendo para conhecer as melhores formas para conhecer o litoral leste de Jericoacoara através de um dos meios de transportes mais famosos da região, o buggy.
Por ser uma região brasileira privilegiada na questão climática, os visitantes que desejem sentir a emoção e o vento à flor da pele não perdem por esperar para seguirem rumo aos principais pontos da cidade de uma das formas mais tradicionais da região.
Acompanhe!
A parte Leste do litoral de Jericoacoara
A área Leste do litoral da região inclui programas muito diversificados para os turistas que desejem um contato com a natureza que vá além das praias. Isso porque a região é privilegiada em beleza selvagem muito bem preservada.
Os principais pontos turísticos desta localidade incluem a Pedra Furada, a Árvore da Preguiça, Lagoa do Paraíso e Lagoa Azul — atrativos que já detalhamos em artigos aqui do blog, dê uma olhada.
Sem dúvida, podemos dizer que este lado de Jeri é uma zona especial, pois as paisagens rústicas misturam-se às belezas naturais formando cartões postais impressionando qualquer visitante que esteja no local.
Por que o buggy é a melhor opção para explorar este destino
Eleito como um dos meios de transporte mais característicos da região, além da comodidade e espírito de aventura proporcionados pela experiência do buggy, os pontos turísticos podem ser explorados em uma só viagem, poupando desta forma, tempo e dinheiro.
Além disso, pode ser definido um roteiro com um guia turístico ou com o condutor do transporte de forma a definir os horários e as rotas a serem realizadas.
Portanto, para melhor aproveitamento de tudo o que a região oferece, sugerimos que a aventura comece logo pela manhã visto que o fim da tarde é sempre o horário mais disputado nos principais pontos nesta localidade.
Definindo o trajeto do passeio de buggy pelo litoral leste de Jericoacoara
Confira, a seguir, um roteiro perfeito para aproveitar o litoral leste de Jericoacoara em passeio de buggy!
Saímos da pousada bem cedinho ainda no vilarejo de Jericoacoara para começar o trajeto que iria durar um dia inteiro passando por diversos atrativos famosos.
Pedra Furada
A nossa primeira parada foi a Pedra Furada, cerca de 20 minutos depois de sair da pousada. Ao chegar pegamos uma pequena trilha pela areia até o atrativo. Demoramos uns 10 minutos para fazer o caminho, pois paramos ainda para apreciar a paisagem e tirar algumas fotos.
A Pedra Furada é uma curiosa formação rochosa com um furo no meio, que permite emoldurar a paisagem. Quando a jornada é feita na maré baixa, é possível ver aquários naturais cheios de peixes coloridos, além de outras formações interessantes, como as pedras da tartaruga e do Jacaré.
Ela estava cheia, com um bom número de pessoas e até fila para poder tirar fotos. Ficamos por 20 minutos no local e já pegamos a trilha de volta para seguir o passeio.
Está localizada a 4 km da Praia de Jericoacoara (entre 30 e 40 minutos, caminhando pela areia), em Jijoca.
Árvore da Preguiça
A segunda parada foi na Árvore da Preguiça, que é uma árvore bem diferente. Ela encontra-se deitada sobre a areia, como se um forte vento estivesse agindo sobre ela, razão pela qual ela apresenta este curioso formato.
Além disso, por estar em um solo seco e arenoso, as raízes aparecem expostas sobre a terra em contraste com as folhas verde e os galhos marrons que convidam os turistas a fotografarem em qualquer altura do ano, faça chuva ou faça sol.
Não ficamos muito tempo lá pois a fila para tirar uma foto estava muito grande. Só contemplamos e partimos para outro atrativo, buscando aproveitar mais.
Praia do Preá
Fizemos uma passagem panorâmica pela Praia do Preá, sem parar, só pra ver a vista mesmo e entramos por dentro de outra cidadezinha para chegar na Lagoa Azul.
Nesta praia, os amantes dos esportes radicais vão se sentir em casa, pois devido aos fortes ventos da região, a prática de esportes aquáticos como o kitesurf são oferecidos em diversos pontos.
Lagoa Azul
Caso durante a sua visita seja época de maré baixa, aproveite as Lagoas que se encontram separadas em épocas de baixa de chuva, dando origem à Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso.
A Lagoa Azul é mesmo uma lagoa, apesar de ter aspecto de mar. Ela é um dos pontos de encontro de todos os turistas que visitam Jericoacoara. A visita ao lugar é claramente justificada pela beleza paradisíaca, apesar do acesso ser um pouco descomplicado.
Ao chegar na Lagoa Azul, o guia estacionou o buggy e pegamos uma jangada para chegar até o restaurante.
O guia nos disse que o volume de água estava muito grande pois havia chovido mais do que o comum na região, logo a lagoa estava muito cheia e com a coloração mais amarelada devido à decomposição das plantas que ficaram submersas.
Este foi o lugar que passamos mais tempo no passeio, descansamos nas redes que ficam dentro da água e também almoçamos um peixe bem gostoso no restaurante.
Por tudo isso, a Lagoa Azul é bastante frequentada por famílias com crianças. Ela é uma área mais tranquila e tem movimento reduzido (na comparação com outros locais de Jericoacoara e região). É, podemos dizer, sinônimo de tranquilidade.
Lagoa do Paraíso
Continuando o passeio, voltamos para o veículo e pegamos estrada para a Lagoa do Paraíso, mais precisamente no Clube The Alchemyst, que não é tão distante de onde estávamos.
A estrutura do local é fantástica e possui diversos atrativos como passeio de jangada, stand-up paddle e muito mais. Tivemos que pagar uma taxa de entrada de 20 reais por pessoa (agosto de 2019) que dá direito a passar o dia todo no clube.
Portanto, não se surpreenda com a quantidade de lugares para descansar às sombras de uma árvore a poucos metros da água, apenas desfrute tudo o que este lugar pode oferecer fazendo desta uma experiência inesquecível durante as suas férias.
A Lagoa do Paraíso fica bem próximo a cidade de Jijoca. Para chegar lá, vai depender muito de onde você se hospedar; também de que forma deseja fazer o trajeto.
Lagoa do Amâncio
Em seguida, paramos na Lagoa do Amâncio que estava ótima para tomar banho. Estava ventando muito e tinha gente até praticando kitesurf. Estava bem mais bonita que as outras lagoas que visitamos anteriormente, com a água mais transparente.
Duna do Pôr do Sol
Antes de fechar nosso passeio ainda fizemos uma parada rápida para ver uma das maiores dunas do Parque Nacional de Jericoacora. Já com o passeio encerrado, subimos a Duna do Pôr do Sol para poder ver a tão famosa despedida do sol que todos falam.
É uma duna alta, mas sua subida é bastante tranquila — com exceção das pessoas com limitações motoras, que podem enfrentar bastante dificuldade e precisar de ajuda.
A duna também serve para fazer uma espécie de divisão entre os praticantes de windsurf e kitesurf.
Lá no topo da Duna do Pôr do Sol costumam ir menos pessoas, então é possível considerar que o cume nem sempre fica logado. Ou seja, vale a pena o esforço de subir até lá para ter o privilégio de desfrutar a paisagem sem muita concorrência.
Infelizmente, acabou não dando muito certo. Umas nuvens muito carregadas não permitiram que a gente contemplasse o espetáculo da natureza, mas ainda assim estava muito bonito de se ver.
Bônus: Buraco Azul
Por fim, você não pode deixar de conhecer um atrativo que tem ganhado bastante popularidade nos últimos meses: o Buraco Azul. Nós não tivemos a oportunidade de visitar este atrativo, mas já ouvimos falar super bem.
Na verdade, trata-se de duas lagoas (buracos) que se formaram em Castelhano, em Acaraú, e no povoado de Caiçara, em Cruz. Elas são incrivelmente azuis e, apesar de estarem a 20km de Jeri merecem ser conhecidas — refresque-se nessa água cristalina, aproveite muito.
Uma vez que a viagem já tiver sido realizada, os caminhos já tiverem sido percorridos e muito vento e aventura já tenham sido experienciados durante o passeio de buggy, é hora de relaxar nas redes espalhadas por toda a extensão da lagoa permitindo que os visitantes deleitem-se com as maravilhas da natureza que só o lado Leste de Jericoacoara pode oferecer.
Que tal, você gostou da nossa sugestão de roteiro pelo litoral leste em passeio de buggy? Vai incluir essa aventura em suas próximas férias em Jericoacoara? Deixe seu comentário!