Fazenda Pratinha: o que fazer na Chapada Diamantina (BA)

Tempo de leitura: 3 minutos

youtube-chapada-diamantina-fazenda-pratinha-vamos-trilhar

A Fazenda Pratinha é um destino turístico popular localizado na região da Chapada Diamantina, que é uma área de grande beleza natural no estado da Bahia, Brasil. A Chapada Diamantina é conhecida por suas paisagens deslumbrantes, formações rochosas, cachoeiras, grutas e rios cristalinos. A Fazenda Pratinha é um dos locais mais visitados na região devido às suas características únicas.

Saímos por volta de 8h30 do Vale do Pavão e seguimos em direção ao local, foram cerca de 50km de deslocamento saindo da nossa hospedagem. Ao chegar por lá ficamos impressionados com a estrutura do lugar, tudo muito bem cuidado e atrativos bem interessantes, com áreas para descanso, restaurante, massagem e banheiros.

Chegamos na Fazenda Pratinha, estacionamos o carro e pagamos a taxa de entrada de 60 reais por pessoa, que dá direito a conhecer as grutas e tomar banho de rio, mas existem outras atividades pagas a parte. O local é muito bem estruturado, confesso que fiquei bem surpreso pois não estava esperando por isso.

O primeiro atrativo que a gente conheceu foi a Gruta Azul, a trilha é bem curtinha e no final você desce uma escada até chegar nela. Ela possui um lago subterrâneo de águas extremamente claras, que refletem a luz de maneira única em um determinado horário do dia.

Nós fomos nela duas vezes, a primeira foi por volta das 09h e não estava pegando sol, voltamos entre 14h30 e 15h00 para ver o local com sol, o que acaba criando uma coloração azul intensa que banha o ambiente. Esse fenômeno de iluminação torna a visita à gruta uma experiência mágica.

Saindo dela fomos em direção à Gruta da Pratinha, uma das principais atrações da Fazenda Pratinha, onde tivemos a oportunidade de fazer flutuação em suas águas cristalinas. Pagamos 100 reais por pessoa para alugar o snorkel, a lanterna e o guia para fazer a flutuação nas águas do Rio Pratinha, que são famosas por sua transparência e beleza.

Apesar da flutuação ser dentro da gruta, temos uma boa visibilidade durante todo o trajeto. A lanterna ajuda muito. Conseguimos ver vários peixes e fomos até um ponto onde possui um buraco mais fundo onde as pessoas fazem mergulho de cilindro. Depois voltamos e tivemos o melhor visual de todo passeio. Quando estamos saindo da gruta a luz refletindo na água faz um visual lindo e emocionante.

Depois da flutuação paramos para almoçar no restaurante do local. A comida é self service e tinha bastante opção, mas não era tão barato. Em seguida, fomos em direção ao Rio Pratinha. A ideia era tomar banho por lá, mas não deu muito tempo pois estávamos atrasados para outros atrativos do dia.

No Rio Pratinha vimos o pessoal chegando de tirolesa direto na água e também é possível realizar atividades de stand-up paddle, caiaque e pedalinho, também tendo que pagar a parte.

Confira o vídeo:

GUIA NA CHAPADA DIAMANTINA: https://www.instagram.com/guiachapadadiamantna/

? MEU BLOG: https://www.vamostrilhar.com.br/

? MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram – 
http://www.instagram.com/vamostrilhar
Facebook – 
http://www.facebook.com/vamostrilhar
Pinterest – 
https://www.pinterest.com/vamostrilhar
Tiktok – 
https://www.tiktok.com/@vamostrilhar

? SE INSCREVE AQUI NO CANAL: http://bit.ly/24Q5stg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *