Tempo de leitura: 3 minutos
No nosso último dia de viagem por Presidente Figueiredo, na parte da manhã, conhecemos o Fervedouro e a Lagoa Azul do Maranhão.
Começamos tomando aquele café da manhã esperto no Parque Hotel Corredeira do Urubuí e de quebra aproveitamos um pouco as corredeiras que ficam na parte de trás do local.
O acesso é feito pela comunidade Nova Esperança, no KM-6 do ramal da comunidade Boa Esperança (KM-120 da rodovia BR-174 – Manaus/Boa Vista). São seis quilômetros em ramal de terra (se prepare que há trechos esburacados). É importante destacar que há dois balneários chamados Lagoa Azul em Figueiredo, ambos na mesma comunidade. A Lagoa Azul do Maranhão fica no KM-6 do ramal principal, à esquerda. Já a Lagoa Azul Park fica mais distante, à direita.
Chegamos e já fomos direto para o Fervedouro do Maranhão, para sermos os primeiros do dia e o pegarr com uma ótima transparência da água, já que ninguém visitou antes e remexer o fundo. Além disso, ele é bem pequeno e comporta menos pessoas, para evitar filas mais pra frente, já aproveitamos de uma vez.
Ele é um poço de água transparente com fundo de argila, onde a água “ferve”. Ou seja, a força da água subterrânea faz com que as pessoas flutuem na superfície da água. O fenômeno é curioso e atrai muitos visitantes. É uma experiência surreal e inesquecível. O mais interessante é que mesmo tentando afundar, a água nos empurra para cima, e é impossível tocar o fundo.
O fenômeno ocorre devido à presença do Aquífero das Guianas, um dos maiores mananciais de água pura do mundo, que aflorou precisamente naquele local. Parece que estamos em uma piscina com água morna e cristalina. Dependendo da luz solar e da posição do observador, as águas ganham um tom azul intenso.
Na mesma propriedade, aproveitamos a Lagoa Azul do Maranhão. Uma piscina natural de o tom azul celesta, que se dá em função do excesso de algas cianofíceas (algas azuis) e da argila do solo, sem riscos à saúde.
A água cristalina brota do chão dia e noite, ininterruptamente, e segundo geólogos da região, ela fica cristalina porque vem de um lençol freático que ninguém sabe aonde começa ou termina. São mais de 3 milhões de litros de água por hora, que enchem a lagoa e correm por dentro da floresta dando origem a cachoeiras e quedas d’água no meio da Amazônia.
Ela é cercada por uma exuberante vegetação e rochas, que tornam o lugar ainda mais encantador. Você ainda mais encontrar um pouco mais abaixo dela um chuveirão que puxa água diretamente da lagoa, ótimo para se refrescar.
No complexo da Lagoa Azul do Maranhão também é possível encontrar igarapés, corredeiras e cachoeiras, onde é possível fazer trilhas, nadar e relaxar na natureza. Mas isso, vamos mostrar em outro vídeo.
No local, há um restaurante rústico que serve pratos regionais e um bar que serve bebidas, como cerveja, sucos e coco gelado. É um lugar perfeito para passar o dia inteiro, aproveitando as belezas naturais e a tranquilidade do ambiente.
É importante lembrar que a entrada na Lagoa Azul é uma propriedade privada e há uma taxa de R$ 10 por pessoa. Se você puder, evite visitar aos fins de semana, pois costuma ter mais movimento de turistas. E se você estiver de carro, pode aproveitar para emendar em outros passeios próximos. Sem dúvida, esse é um dos lugares mais surpreendentes da região norte do Brasil e que recomendamos para todos que amam a natureza e aventura.
Confira o vídeo:
Essa viagem foi feita em parceria com a Iguana Turismo. Se você quiser fazer esse mesmo roteiro que a gente fez, basta entrar em contato com eles:
Site – https://www.amazonbrasil.com.br/
Facebook – https://www.facebook.com/iguanaturismo/
Instagram – https://www.instagram.com/iguanatour
Telefone – (92) 99351-3630
MEU BLOG: https://www.vamostrilhar.com.br/
MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar
Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar
Pinterest – https://www.pinterest.com/vamostrilhar
Tiktok – https://www.tiktok.com/@vamostrilhar
SE INSCREVE AQUI NO CANAL: http://bit.ly/24Q5stg