Presidente Figueiredo no Amazonas: viagem completa de 3 dias (ft. Iguana Tour) – longa metragem

Tempo de leitura: 4 minutos

youtube-amazonas-presidente-figueiredo-viagem-completa

Na nossa viagem de 10 dias pelo Amazonas, ficamos 3 dias em Presidente Figueiredo, conhecendo alguns de seus principais atrativos. Já podemos adiantar que foi incrível!

Conseguimos conhecer muitas coisas na região apesar do pouco tempo. Presidente Figueiredo é uma joia amazônica que combina paisagens deslumbrantes, aventura e uma rica herança cultural. Se você está em busca de uma experiência autêntica na Amazônia, este município é um destino imperdível que certamente irá encantar e surpreender você.

Confira nosso roteiro:

? Dia 1 – Ida + Complexo Natural Caverna Refúgio do Maroaga + Corredeiras do Urubuí + Cachoeira do Santuário

Saímos de Manaus cedinho rumo à cidade das cachoeiras, junto com o pessoal da @iguanatour .

Após 107km, chegamos já realizando o passeio pelo Complexo Natural Caverna Refúgio do Maroaga. Pela trilha circular, iniciamos a caminhada observando a natureza e após uma pequena descida com corda, chegamos na Caverna do Maroaga. Por ser final de semana, outros grupos também estavam presentes, então para realizar as famosas fotos foi preciso esperar um pouco. A regra é: não atrapalhe a foto de ninguém! ??

Continuamos a trilha descalços, visto que o trecho após a caverna foi com água na canela, em alguns pontos na altura do joelho. Andamos ao lado de lindos paredões com pequenas cascatas. Em alguns minutos já chegamos na Gruta da Judéia, uma queda d’água em um poço colorido, sendo uma ducha maravilhosa!

Paramos para almoçar no Restaurante da Sindy, bem próximo à Corredeira do Urubui. Depois seguimos viagem ao próximo destino: Cachoeira do Santuário.

Passamos de carro pela entrada e estacionamos ao lado do restaurante que fica a poucos metros do início da cachoeira. As águas estavam com um volume muito forte, bem imponentes.

Aproveitamos a Cachoeira do Santuário embaixo de chuva, o que não atrapalhou em nada! Nadamos, pulamos de um deck específico para isso e também fomos numa das quedas mais fortes, quase que perdemos a roupa! ?

? Dia 2 – Cachoeira da Neblina + Cachoeira da Pedra Furada + Cachoeira do Mutum

Começamos o dia bem cedinho, na trilha da Cachoeira da Neblina. A trilha é em sua maioria plana, mas o solo é muito escorregadio, ainda mais com as chuvas dos últimos dias, haviam muitas poças. Percorremos os 6km de ida em aproximadamente 1h30 e com a ajuda dos cajados, não levamos nenhum tombo.

Chegando lá nos deparamos com algumas barracas de camping e pessoas se divertindo no local. A queda d’água de mais de 30m é exuberante! Forma pequenas ondas no poço que desfrutamos com água entre a canela e o pescoço.

É possível ir atrás da queda e com cuidado, devido a força da água, observamos de perto a essa maravilha! Retornamos pela mesma trilha, percorrendo os 6km.

Almoçamos o famoso tambaqui no restaurante da Cachoeira da Pedra Furada e em seguida conhecemos a cachoeira. Sua água sai a partir de dois buracos na pedra em que desce o rio. Um ótimo local para famílias e crianças, pois a queda forma uma piscininha amor que é convidativa.

Para fechar o dia formos conhecemos a Cachoeira do Mutum. Aqui segue aquele relato de expectativa X realidade, visto que conhecíamos o local através dos buracos formados na piscina natural, mas esse fenômeno só é mais acentuado na época de seca (agosto a dezembro).

De qualquer forma aproveitamos as águas avermelhadas da cachoeira que tem uma super queda, recomendada ser apreciada à distância pelos riscos que envolvem o volume e pressão da água.

? Dia 3 – Fervedouro do Maranhão + Lagoa Azul do Maranhão + Rio Vermelho + Cachoeira do Periquito + Cachoeira das Araras + Cachoeira de Iracema + Volta para Manaus

O dia foi bem movimentado, começamos tomando aquele café da manhã esperto no Park Hotel Corredeira do Urubuí e de quebra aproveitamos um pouco as corredeiras que ficam na parte de trás.

Depois fomos para o Fervedouro do Maranhão, uma pequena nascente de rio com água azul cristalina em que não afundamos devido à força da água.

Ao lado, aproveitamos a Lagoa Azul do Maranhão, uma piscininha azul celeste, que tem essa coloração por conta da argila presente no fundo. A água estava deliciosa!

No mesmo local fizemos uma trilha de 800m, onde chegamos no Rio Vermelho, que iluminado pelo sol estava com uma coloração fenomenal! Rasinho e com pedras, é ótimo para banho.

Seguimos pela trilha e em 2km chegamos na Cachoeira do Periquito. O caminho estava com bastante lama e um pouco fechado, mas em geral bem tranquilo de percorrer. Conseguimos ficar abaixo da queda e aproveitar uma hidromassagem natural. Estava maravilhosa!

Pegamos estrada e chegamos ao Complexo de Iracema, avistamos a Cachoeira das Araras, famosa pela rede que colocam atrás da queda, mas ficamos apenas na contemplação. O fluxo estava extremamente forte, então não havia como entrar.

Depois de 1km que poderia ser percorrido a pé, mas fizemos de carro, chegamos na Cachoeira de Iracema. Nos resfrescamos no grande espaço que ela oferece. O sol estava batendo nas águas, então estava muito gostoso de desfrutar.

Agora é hora de dar tchau para Presidente Figueiredo e Manaus, finalizando nossa viagem pelo Amazonas em parceira com a @iguanatour – amamos cada detalhe do roteiro montado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *