Roteiro da trilha da Cachoeira do Amor – Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca – RJ)

Tempo de leitura: 4 minutos

Roteiro da trilha da Cachoeira do Amor - Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca - RJ)- Vamos Trilhar

Sabe quando você acha que já explorou tudo que tinha pra conhecer em um lugar? Eu acha isso da Floresta da Tijuca, mas sempre tenho uma surpresa diferente. E dessa vez foi das grandes.

Nesse post falarei sobre a Cachoeira do Amor ou Cachoeira do Alto da Boa Vista, uma queda d’água praticamente desconhecida e muito bonita no coração da cidade do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica

Localização: Alto da Boa Vista, Floresta da TijucaRio de Janeiro, RJ.
Dificuldade: Passeio – Nível 1 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Tempo: Aproximadamente 10 minutos (ida).
Atrativos: Cachoeiras

Antes de ir leia com atenção

Não sabemos a qualidade da água do local, por estar fora dos limites do parque, não conseguimos garantir que seja muito boa. Recebemos alguns comentários falando sobre uma possível má qualidade devido a localização. Como foi nossa primeira vez lá, estávamos tão encantados que não nos ligamos nisso. Então fica a dica, entre consciente e sabendo que pode ter essa possibilidade. Outras pessoas nos relataram que a água só piora a qualidade quando passa da igreja, o que faz com que esse ponto ainda seja bom para banho.

ATUALIZAÇÃO

A entrada da Paróquia Nossa Senhora da Luz foi fechada, por favor, não insista em ir por ela. Se for visitar, vá pela praça que fica próxima ao Colégio Santa Marcelina.

Como chegar?

A melhor forma de chegar à Cachoeira do Amor é pelo caminho que começa próximo ao colégio Santa Marcelina, que fica em uma praça, ótima para estacionar o carro. Você também consegue chegar de ônibus na região, é só procurar qualquer linha que te deixei no Alto da Boa Vista, próximo ao Bombeiro. Abaixo coloquei o mapa com o ponto inicial que você conseguirá ir atualmente.

Sobre a Cachoeira do Amor ou do Alto da Boa Vista

Sobre a Cachoeira do Amor - Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca - RJ)- Vamos Trilhar

Na verdade, não consegui encontrar um nome oficial desta cachoeira. Não existem muitas informações sobre ela na internet e nem nos mapas oficiais do parque. Com o pouco que encontrei nas minhas pesquisas, achei com os dois nomes, Cachoeira do Amor e Cachoeira do Alto da Boa Vista.

Pouquíssimas pessoas conhecem ela e não é por menos. Além de ter poucas informações, é difícil encontrar onde começa sua trilha. Porém, uma vez que acha, fica muito fácil.

Estacionando o carro

Largo onde estacionamos o carro para a Cachoeira do Amor - Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca - RJ)- Vamos Trilhar

Estacionamos nosso carro no largo que fica em frente ao Colégio Santa Marcelina, próximo ao Bombeiro e fomos descendo a estrada que existe entrando mais na rua. Você verá uma bifurcação, um é uma subida e outra é uma estrada mais plana, é para seguir por esta e passar da corrente.

Estrada final da trilha da Cachoeira do Amor - Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca - RJ)- Vamos Trilhar

Andando pela rua, você verá que ela parece meio deserta e meio abandonada. Siga em frente por aproximadamente 3 minutos e você ouvirá o barulho do rio. Como não existe sinalização, você verá uma pequena entrada no seu lado esquerdo em direção ao rio, é ali que inicia a trilha.

Arco que lembra ponte na Cachoeira do Amor - Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca - RJ)- Vamos Trilhar

Para você ter certeza que está no lugar certo, procure pela estrutura em formato de  arco que existe no córrego. Se achá-la está no caminho certo e é só continuar descendo.

Descendo o rio

Terceira queda d'água na Cachoeira do Amor - Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca - RJ)- Vamos Trilhar

Logo quando você começar a descer o rio já vai encontrar outras quedas d’água. A primeira lembra muito uma pequena gruta e não estava tão convidativa para banho, resolvemos não entrar.

Janela do céu carioca na Cachoeira do Amor - Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca - RJ)- Vamos Trilhar

Continuando a descida, olhando para frente, vimos um cenário que até parece uma “Janela do Céu” carioca.

Segunda queda da Cachoeira do Amor - Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca - RJ)- Vamos Trilhar

Ela fica logo na frente desta bela cachoeira. Ela parece mais uma “escadinha” e tem um poço menor, mas o local é bem convidativo.

Subida pelo lado direito da Cachoeira do Amor - Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca - RJ)- Vamos Trilhar

Para descer até a Cachoeira do Amor, você deverá procurar o caminho que existe na parte esquerda da “Janela do Céu” que mencionei anteriormente. A trilha é um pouco íngreme e escorregadia, mas dá pra fazer fácil. Apesar de não ser de grande dificuldade, redobre sua atenção. Tem uma parte que tem que tomar muito cuidado, pois você fica praticamente na beira de um precipício. Já ouvi relatos de pessoas que se machucaram neste ponto.

A Cachoeira do Amor – Alto da Boa Vista

A Cachoeira do Amor - Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca - RJ)- Vamos Trilhar

A queda d’água da Cachoeira do Amor – Alto da Boa Vista é muito boa e tem aproximadamente 6 metros de altura. O volume de água estava ótimo, mesmo no verão intenso do Rio de Janeiro e sem chover já há um bom tempo.

Na queda principal você pode subir pela direita e tomar banho no meio da cachoeira, tem até um banquinho pra você sentar e sentir a queda mais forte diretamente nas suas costas.

Queda d'água menor da Cachoeira do Amor - Alto da Boa Vista (Floresta da Tijuca - RJ)- Vamos Trilhar

Além disso, você ainda pode tomar banho no poço, que tem uma boa profundidade, e na queda dele, que apesar de pequena, faz uma boa massagem ao bater nas costas.

O lugar é bem aberto, portanto tem muito espaço para você tomar banho de sol, já que ele está presente durante a manhã inteira e também em boa parte do período da tarde.

Para você ir embora, é só voltar pelo mesmo caminho e fique muito atento pois as pedras são escorregadias.

15 Comentários


  1. Que post super bacana. Não conhecia essas cachus no setor Floresta da Tijuca pelo Alto.

    Responder

  2. Através do canal de vcs no youtube pegamos a dica de como chegar na cachoeira do amor. Tudo bem explicadinho.

    Adoramos a experiência. Fomos hj com nossos filhos. Pena q esqueci em casa o ergo baby, carregador de bebê e descer e subir a trilha foi meio tenso kkkkkk deu medinho kkkkkkk mas sobrevivemos bem.

    Vou postar no meu instagram e vou indicar o canal de vcs, pois gostamos bastante. Obrigada.

    Responder

        1. Oi Weverton, tudo bem?

          É só estacionar na praça que tem ao lado dos bombeiros do Alto da Boa Vista e seguir a estradinha que tem logo atrás. Tem tudo explicadinho no post e no vídeo.

          Responder

  3. Amo as dicas de vocês! Vou tentar conhecer e espero acertar o caminho ✌️?

    Responder

  4. Bom dia, Vinícius.

    Parabéns pelo post de vocês. Com informações esmiuçadas que dão a atmosfera, os cuidados e o grau de dificuldade da trilha.

    Valeu!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *