Tempo de leitura: 8 minutos
O Atacama, o deserto mais árido do mundo, também é palco para a prática de esportes. Entre pedras, rochas coloridas, mar de sal, lagoas salgadas e colunas de fumaça que brotam do chão, há também espaço para a prática de esportes para os aventureiros que querem se aventurar pelas altitudes do Chile.
Em função da altitude da região, as aventuras em questão não são para iniciantes. Em outras palavras, é necessário um mínimo de experiência e preparo visto que o ar rarefeito requer um bocado a mais de esforço.
Confira, a seguir, algumas dicas sobre como sentir adrenalina praticando esportes de aventura no Trekking de Guatin, e também aproveitar as Termas de Puritama!
Conhecendo os detalhes do trekking de Guatin
Para os turistas que desejam viajar para desbravar a natureza esta programação vai super ao encontro com esta proposta.
Isso porque o trekking realizado na área de Guatin é um percurso de aproximadamente 7 km que contempla paisagens muito características deste ambiente extremamente seco.
Em função do solo, que sobrevive por anos sem uma gota de chuva, a vegetação típica da região é basicamente composta por cactos que resistem em meio ao ambiente considerado como o mais árido da Terra. Ou seja, a paisagem é de tirar o fôlego!
Começando o passeio
Saímos 7h10 da manhã do hostel e pegamos 30 minutos de estrada até a região de Guatin, onde fizemos nossa primeira parada no passeio para fazer o Trekking. Pegamos nossos snacks de trilha (banana, barra de cereal e água) e começamos a caminhada.
O trajeto do trekking de Guatin
O trajeto a ser percorrido é bem tranquilo, com poucas dificuldades, por um cânion bem grande com muitas plantas típicas da região, cactos gigantes e sempre beirando o Rio Puritama, com sua água cristalina. Tem até cachoeira. A natureza selvagem invade os caminhos com suas plantas típicas, falésias e pedras que abrem caminhos como se fossem labirintos naturais encontrados nas terras secas do Atacama.
Ao longo da trilha fizemos muitas paradas para beber água e para o guia nos dar explicações sobre a fauna, flora e história da região. O caminho não é sinalizado e nem sempre é bem marcado, por isso é muito importante estar com um guia local.
O caminho é quase todo plano, com poucos aclives e declives, com muitas pedras soltas, pontes pequenas de madeira e diversas vezes você tem que passar no meio do mato. Dá pra ter alguns arranhões. A maior dificuldade foi a altitude, como estávamos fazendo trekking a cerca de 3.000 metros, às vezes cansávamos um pouquinho. Tirando isso, foi tudo muito tranquilo e as paisagens incríveis.
Ao todo andamos cerca de 4km, com duração de aproximadamente 2 horas, sendo que a parte mais difícil foi a subida final onde já saímos na estrutura da Termas de Puritama, que é uma propriedade privada pertencente a um hotel da região. Essa também foi a melhor parte, pois após uma longa caminhada por um cenário árido, nada melhor que um bom mergulho nas águas cristalinas das termas.
Recomendo que passe protetor solar para esta trilha, pois o sol queima muito, mesmo com a temperatura mais baixa. Além disso, boa parte do caminho é exposta, com poucas sombras.
Um pouco mais sobre Guatin
Para se deslocar até o Guatin, é necessário percorrer uma distância de aproximadamente 40 km desde São Pedro de Atacama. Trata-se, portanto, de um programa que é bastante acessível e está relativamente próximo à base turística. Como nós fizemos tudo com a Fui Gostei Trips, não tivemos muitos problemas para chegar ao local.
Com relação à altitude, essa região está a cerca de 3600 metros acima do nível do mar, o que configura zona de ar rarefeito e necessita de hidratação para aproveitar sem grandes percalços.
Além disso, durante a peregrinação pelo Atacama, opte sempre por calçados e roupas confortáveis, pois os cristais de sal muitas vezes podem ser pontiagudos, evitando cortes ou ferimentos no local.
Também não esqueça de sempre manter consigo um kit básico de socorro para prevenir qualquer situação de risco e continuar seguindo viagem por um dos lugares mais paradisíacos da América do Sul.
E, sempre bom lembrar: prefira fazer a aventura de trekking em Guatin com acompanhamento de um guia local, especialmente se essa é sua primeira vez.
Termas de Puritama
Já no final do Trekking Guatin vemos uma pequena ponte indicando a chegada nas Termas de Puritama, essa foi a parte mais cansativa de toda a trilha, pois era uma pequena subida, mas nada demais.
Para ser recompensado por esta programação, você pode ir do jeito que fomos, percorrendo todo o caminho do Guatin que terá como grande final as termas, ideais para se refrescar em meio ao cansaço que o ar rarefeito da região traz.
Assim que chegamos, deixamos nossos pertences na parte onde iríamos desfrutar o coquetel e já corremos para ir aproveitar as quedas d’água.
Também é possível chegar ao local com veículos, a maioria das pessoas faz isso, inclusive alguns integrantes do nosso grupo escolheram não fazer o trekking e ficar mais tempo nas termas. Nós queríamos conhecer tudo! rs
Nesta formação natural de águas termais, as bacias com água cristalina se formam no contato com lençóis subterrâneos que estão em ligação com a Cordilheira dos Andes.
Em outras palavras, trata-se de uma formação privilegiada para brindar a chegada dos trilheiros após algumas horas de caminhada pelo deserto.
Nas termas de puritama, existem 8 piscinas rústicas, sendo que 7 são permitidas para banho. Somente a primeira não, pois é exclusiva do hotel.
Puritama significa água quente, logo a temperatura da água é mais alta que o normal, varia entre 28 e 32 graus, águas aquecidas naturalmente devido a atividade vulcânica nas proximidades.
A cada queda que passa ela vai ficando menos quente, mas sempre com temperatura muito agradável.
Fizemos esse passeio na parte da manhã, apesar de estar cheio, na parte da tarde é muito mais. Dava para aproveitar muito bem os poços e suas quedas d’água. Foi a primeira vez que vi cachoeira de água quente e já me apaixonei.
O roupão que recebemos da Fui Gostei Trips, pelo passeio VIP, foi fundamental para nos proteger do frio quando saímos da água. O vento estava bem gelado, o que dava um “choque térmico” pela elevada temperatura da água.
Coquetel
Pra fechar o passeio com chave de ouro, tomamos um delicioso coquetel com vista para as piscinas. Como sempre, a comida estava deliciosa, com biscoitos, ceviche de salmão, cream cheese com shoyu e gergelim, frutas, amendoins, castanhas, damasco, uva passa, cerveja, vinho ou suco de manga.
A estrutura
Embora as Termas de Puritama estejam localizadas em uma propriedade privada de uma comunidade indígena local, o espaço das termas em si é administrado por um agente turístico. Logo há no local um hotel de luxo, que mantém exclusividade sobre uma das piscinas naturais.
O valor do ingresso é convertido à comunidade indígena local. Quem não está hospedado no hotel deve pagar a entrada diretamente no local (apenas em dinheiro).
Em suma, a estrutura conta com:
- estacionamento;
- banheiros;
- vestiários e armários para guardar pertences (precisa levar seu cadeado);
- decks de madeira em todo o trajeto entre as piscinas.
Por fim, no que tange à infraestrutura, é importante ressaltar que assim como a maior parte dos atrativos do Atacama, há diversas dificuldades para pessoas com dificuldades de locomoção na região das Termas de Atacama (degraus, por exemplo).
Como chegar às Termas de Puritana
São 35 quilômetros de San Pedro de Atacama até as Termas de Puritana. Elas estão localizadas a 3.475 metros acima do nível do mar, no meio de um canyon e você pode ver ao redor da grama do pampa. É um belo contraste entre deserto e um oásis.
Viajando para o deserto do Atacama com a Fui Gostei Trips
Como você viu, Trekking de Guatin e Termas de Puritama são dois atrativos turísticos realmente impressionantes. Talvez você esteja se perguntando como pode organizar sua trip para essa que é uma das áreas mais emblemáticas da América do Sul.
Esse foi um passeio no modo VIP, com duração de meio período, na parte da manhã. O coquetel já está incluído no passeio.
Sugerimos que você faça como a gente aqui do Vamos Trilhar: viaje com a Fui Gostei Trips. Ao escolher a Fui Gostei Trips para sua aventura, você vai contar com roteiros escolhidos a dedo; além disso, a equipe atende em português e dá todo o suporte que os viajantes merecem.
Não importa se você vai sozinho, em dupla ou em grupo; visite o site da Fui Gostei Trips e solicite um orçamento para o pacote de viagens dos seus sonhos. Nós recomendamos muito!
→ Use o cupom de desconto VAMOSTRILHAR10
Que tal, você vai se aventurar pelo Trekking de Guatin e pelas Termas de Puritama em sua viagem ao deserto do Atacama? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!