Tempo de leitura: 4 minutos
Uma ótima pedida para quem quer aproveitar um dia em família com bastante tranquilidade e com uma grande dose de aventura, o lugar certo é o Parque Natural Municipal da Catacumba, que fica em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas. Nesse post, vamos mostrar os principais atrativos do lugar.
Um pouco de história
Antes da implementação do parque, essa área era ocupada por uma favela na década de 1970. Na década seguinte, a parte baixa do Parque da Catacumba foi muito utilizada para shows e eventos e a parte superior foi reflorestada. A seguir o foco foi dado ao ecoturismo e ao turismo de aventura.
Sobre o Parque da Catacumba
No Parque Natural Municipal da Catacumba podemos visitar rapidamente mirantes com vistas incríveis da Lagoa Rodrigo de Freitas e entorno.
O nome desse parque foi dado possivelmente em relação aos cemitérios indígenas que existiriam na região, porém não foram encontrados ou registrados. Esse lugar é, no mínimo, muito agradável e não tão visitado pelos moradores do Rio: muita gente não conhece, nunca foi lá.
O acesso ao Parque Natural Municipal da Catacumba é gratuito e a conservação é mantida. Próximo do portão do parque há uma loja de conveniência e banheiros em boas condições. O parque funciona de terça-feira a domingo das 8h às 17h.
Da entrada para a direita há uma empresa de esportes de aventura que oferece serviços para crianças e mais acima para todas as idades, como o arvorismo, a parede de escalada e a tirolesa, com preços a partir de R$ 20,00. A seguir inicia o circuito no sentido indicado pela administração do parque.
Um acesso para a esquerda depois do portão leva para a Casa de Convivência e Lazer Dercy Gonçalves, especializada em atividades para idosos.
Quando entramos no portão podemos ver uma subida logo em frente. Esse é o caminho que a administração do parque indica para a volta no circuito, apesar de também poder ser visitada no início ou exclusivamente.
Para quem prefere ficar próximo do portão essa curta subida segue em caminho calçado e com corrimões que levam para áreas planas com 32 esculturas e vários jardins. São ótimos pontos para descansar, beber água e continuar aproveitando a visita.
É permitido fazer piquenique no Parque da Catacumba desde que a direção seja informada e as regras de uso e conservação respeitadas.
Trilha do Parque da Catacumba
A trilha do Parque da Catacumba tem 600 metros de subida íngreme, que exige condicionamento físico e leva em média 30 minutos até o topo. É bem sinalizada e autoguiada. Considerada também fácil para quem não é sedentário.
Vamos sentindo a tranquilidade dessa vegetação entre a lagoa e o mar, resultado do reflorestamento feito principalmente com espécies nativas da Mata Atlântica desde 1988.
Alguns barrancos dos lados podem assustar, mas a vegetação dá certa tranquilidade e segurança. A fauna é característica de áreas urbanas da região, com espécies exóticas comuns.
Mirante do Urubu
Uma parada imperdível é no Mirante do Urubu. Nele, você encontra um deck de madeira com cabos para apoio permite aproveitar a paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Cristo Redentor.
Próximo do Mirante do Urubu é praticado rapel com 40 metros de altura, que fica até 190 metros de altitude, com vista incrível. A mesma empresa de ecoturismo da entrada que opera essa atividade.
Mirante do Sacopã
O topo da trilha chega no Mirante do Sacopã, de onde podemos ver o Estádio de Remo da Lagoa, o Jardim Botânico, parte da Lagoa Rodrigo de Freitas Jockey Clube, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, o mar próximo da Praia do Leblon e, se tiver sorte, até barcos a vela passando.
No retorno da trilha, aproveite para descer pelo circuito, seguindo para o lado oposto ao que começou, parando para apreciar os jardins e as 32 esculturas e chegando por fim no portão do parque.
Dicas para visitantes
- O Parque da Catacumba é uma ótima opção para crianças, idosos e trilheiros iniciantes.
- A trilha é bem marcada e sinalizada. Boa opção para famílias com diversas idades.
- Lembre de levar protetor solar para curtir as paisagens e não esqueça do repelente contra mosquitos.
- Quando for se despedir desse recanto em meio à cidade, lembre de levar seu lixo embora. Faça sua parte na conservação.
Como chegar
A entrada do Parque da Catacumba se dá na Rua Epitácio Pessoa, número 3000, no bairro da Lagoa Rodrigo de Freitas. Logo em frente há um posto de gasolina.
A estação de metrô de General Osório tem um acesso pela Lagoa Rodrigo de Freitas, de onde saem composições da Linha 4 para a Barra da Tijuca. Diversas linhas de ônibus passam por ali vindas do Centro e das Zonas Norte, Oeste e Sul do município do Rio de Janeiro.
Para quem vai de bicicleta, a ciclovia da Lagoa leva para o estacionamento no parque. De carro há vagas no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. No caso do carro, um pouco antes de chegar à entrada do Parque você encontra um recuo onde os flanelinhas cobram para estacionar.