Tempo de leitura: 6 minutos
Pessoal, hoje resolvi fazer um post diferente. Não vou falar especificamente sobre como fazer uma trilha, mas sobre um projeto que ajuda na conservação das áreas onde fazemos nossas queridas trilhas. Eles são as pessoas por trás de toda a sinalização e acessibilidade. Por isso, resolvi abrir um espaço aqui no Vamos Trilhar, para que eles possam divulgar e explicar melhor o seu trabalho. Quem sabe você também não acaba participando?
A AAMC
A Associação de Amigos do Mosaico Carioca (AAMC) é uma associação sem fins lucrativos, e foi fundada em 2013. A AAMC surgiu para contribuir com o desenvolvimento do Mosaico Carioca, uma estratégia de gestão integrada e participativa das áreas protegidas cariocas, e neste sentido, a ideia inicial era atuar em atividades de desenvolvimento de conservação e de uso público em unidades de conservação e demais áreas naturais, em especial as do Mosaico Carioca. O objetivo principal é promover a interação entre a sociedade e a natureza e para isso visa agir nas seguintes linhas:
- A preservação, defesa e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável através da elaboração de planos e projetos de uso público;
- O planejamento turístico;
- A educação ambiental;
- A criação, sinalização e manejo de trilhas interpretativas;
- A promoção de cursos, palestras e seminários;
- A recuperação de áreas degradadas;
- Entre outros.
O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos é uma Unidade de Conservação (UC) gerida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC). Com quase 40 ha, está localizado na encosta do Morro Dois Irmãos, ao final da Praia do Leblon, tendo como logradouro a Avenida Oscar Niemeyer. A distribuição da área abarca os bairros Leblon, Gávea, Vidigal e Rocinha.
O PNM Penhasco Dois Irmãos tem um grande potencial para visitação, pois está localizado em área de grande expressão turística da cidade do Rio de Janeiro. Possui caminhos pavimentados e não pavimentados, trilhas ecológicas, jardins encantadores, quatro mirantes, belas vistas do mar e zona sul, quadras de esportes, áreas de recreação, um pequeno lago, um anfiteatro, brinquedos e uma escultura de Oscar Niemeyer. Além disso, os acessos principais do parque podem ser percorridos de carro. Sua utilização para caminhadas em contato com a natureza e passeios de bicicleta já é uma constante.
O local foi escolhido pela companhia Air France para abrigar a construção do memorial em homenagem às vítimas da queda do avião que fazia o voo AF-447, em 2009. O monumento foi inaugurado em 2011 e criado pelo arquiteto Ricardo Villar. Feito em material translúcido, nele estão gravadas 228 andorinhas.
Como atrativos, o parque também conta com uma rica flora e fauna. O passeio proporciona a observação de lindas flores, plantas, alguns animais e belíssimas paisagens, tornando a visita mais agradável, atrativa e de um valor cênico inestimável.
Experiência na Trilha Janela do Céu
Somos Fernanda Rodrigues e Ingrid Pena, sócias-fundadoras da AAMC. Nesta postagem contaremos a nossa experiência na Trilha Janela do Céu que fica no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos. No dia 27 de julho de 2014 ocorreu um mutirão para o fechamento de atalhos através do plantio de mudas de espécies nativas na trilha em questão. O mutirão foi organizado pela AAMC em parceria com a gestão do parque e da empresa RJ Adventura.
Por que fechar atalhos em trilhas?
Existe o traçado original da trilha que é feito de forma planejada e que deve ser seguido. Porém, com o tempo, alguns atalhos são abertos de forma espontânea, sem planejamento, pelos próprios visitantes para que percorram mais rápido o percurso. Estes atalhos provocam impactos ambientais negativos, como erosão, compactação do solo, degradação da vegetação e estresse da fauna. Diante disso, o fechamento de atalhos através do plantio de mudas de espécies nativas se apresenta como uma estratégia eficiente na redução destes impactos.
O voluntariado
A AAMC ficou responsável por captar voluntários para o mutirão, e a partir das atividades que seriam desenvolvidas, foi limitado a 25 o número de participantes. A procura foi grande e elaboramos até uma lista de espera. Entretanto, com o clima chuvoso, muitas pessoas desistiram, e no fim das contas pudemos contar com um número reduzido de voluntários.
A ação
Felizmente, com o auxílio da gestora do Parque e dos agentes ambientais, o número de voluntários foi suficiente para o plantio das 50 mudas. Os voluntários puderam aprender sobre o uso de ferramentas, espécies de plantas, a forma correta de plantar e ainda puderam conhecer a trilha. Um pouco depois da metade da área delimitada para o plantio das mudas, começou a chover de forma intensa, o que não desestimulou o grupo que continuou até o final do mutirão. A ideia era ir até a Janela do Céu, no final da trilha, mas a chuva nos impediu. De qualquer jeito, finalizamos o mutirão com o agradecimento da gestora pela disposição e participação de todos. Os membros da AAMC que participaram acham que a experiência foi enriquecedora! Espero que todos tenham ido embora com a mesma sensação.
Patrocínio
As luvas utilizadas pelos voluntários neste mutirão foram doadas pelas lojas Politintas e Casa Campos, ambas localizadas no entorno do parque, no Leblon.
Pra fechar!
Consideramos que este mutirão, como outros que acontecem nas nossas áreas protegidas, foi de grande importância! O envolvimento das pessoas no cuidado com a natureza e o benefício gerado para o parque trouxe satisfação para os organizadores. Cuidamos melhor daquilo que conhecemos, compreendemos e vivemos. Esse é um dos objetivos da AAMC, fazer com que a sociedade conheça melhor suas áreas verdes para que desta forma, possa zelar por elas.
Quer saber mais sobre o que acontece nas áreas protegidas cariocas, e participar das atividade organizadas pela AAMC?
Siga nossa página no facebook!
Entre em contato com o email: [email protected]
Confira o vídeo desta trilha:
Postagem escrita por:
Fernanda Rodrigues – Turismóloga, Especialista em Gestão Ambiental e Mestranda em Memória Social. Sócia-fundadora da AAMC.
Ingrid Pena – Turismóloga, Especialista em Gestão Ambiental e Mestranda em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas.. Sócia-fundadora da AAMC.
Link permanente
Agradecemos o espaço que o blog disponibilizou para divulgar um pouquinho do nosso trabalho.