Tempo de leitura: 6 minutos
Uma das trilhas que mais desperta o interesse de aventureiros pelo Rio é a trilha da Pedra da Tartaruga e Praia do Perigoso. Essa e outras 4 trilhas formam a famosa trilha das praias selvagens e por isso possui muitos acessos diferentes. Para encontrar o melhor acesso, a Agência Aventureiros nos levou até Barra de Guaratiba para criar um guia com os principais pontos do percurso e várias dicas para tornar o passeio ainda mais emocionante.
E depois da leitura é só compartilhar o guia com os amigos, preparar a mochila e “pé na estrada”. Vamos trilhar?
Parque Estadual da Pedra Branca
A trilha da Pedra da Tartaruga e todo o conjunto de trilhas no entorno está localizada na zona oeste do Rio de Janeiro e é parte do Parque Estadual da Pedra Branca, uma área de preservação de aproximadamente 12.500 hectares, considerada a maior floresta urbana do Brasil.
O parque foi criado em 1974 e tem vegetação típica de Mata Atlântica, que abriga aproximadamente 350 espécies de animais, muitas nascentes e quedas d’água e ainda algumas praias incríveis.
Sobre a trilha
A trilha da Pedra da Tartaruga e Praia do Perigoso entra para a categoria das moderadas. Embora não seja muito difícil, tem alguns trechos com pedras e pequenas escalaminhadas que tornam o caminho um pouco mais cansativo, mas muito mais divertido também.
Você vai precisar de uma mochila pequena para levar algumas coisas importantes. Então anota aí!
Mesmo que você não esteja habituado a beber água fazendo atividade física, é muito importante que você leve água e também um lanche leve e calórico para repor as energias! Leve um boné ou chapéu, principalmente se o dia estiver quente ou abafado. Abuse do protetor solar e do repelente! Mas leve só o essencial para não carregar peso à toa!
Primeira parada: Praia de Barra de Guaratiba
O acesso para a trilha fica bem próximo à praia de Barra de Guaratiba. É mais rápido chegar até lá de carro, mas é possível chegar usando transporte público também. Então você não tem desculpas!! 😉
E é bom você já aprender o caminho! O acesso à famosa Pedra do Telégrafo também será próximo à praia.
O local não tem muitas opções de vaga, então se você não quiser chegar bem cedo, considere a possibilidade de pagar um estacionamento que pode variar entre R$20,00 e R$30,00 a diária. E uma dica: respeite as sinalizações de estacionamento e não subestime a fiscalização do lugar! Acredite: O estacionamento vai sair mais barato! Rsrs…
Chegando ao início da trilha
Para começar a trilha de fato será preciso andar até o final da rua da praia. Você pode seguir os escritos nas paredes, que indicam o caminho. Siga por uma escadaria por entre as casas da região e já aproveite para apreciar a vista!
No final da escadaria tem uma espécie de mirante com uma vista linda de toda a extensão da praias de Barra de Guaratiba e Restinga de Marambaia, com mais de 43 km.
Primeira vista para a Pedra da Tartaruga
Quase toda a trilha é contornando a montanha e por isso tem uma vista muito bonita para o mar.
Você vai poder apreciar a Pedra da Tartaruga bem antes de chegar até ela! Em diversos trechos você já vai conseguir ver o destino final. Anime-se!!!
Bifurcações pelo caminho
Como falei no começo do texto, a trilha da Pedra da Tartaruga e Praia do Perigoso fazem parte de um conjunto de trilhas para outras praias e até mesmo para a Pedra do Telégrafo. Isso quer dizer que você vai encontrar algumas bifurcações pelo caminho.
Você só vai precisar estar atento às placas de sinalização.
Você vai encontrar algumas pegadas de botas pintadas em pedras e árvores e elas indicam o sentido da trilha. A pegada amarela indica que você está entrando na trilha e a pegada preta que você está saindo.
Então, enquanto estiver indo para a pedra, siga as pegadas amarelas. Quando estiver voltando para a praia de Barra de Guaratiba, siga as pretas.
Você vai chegar à uma bifurcação que indica Pedra da Tartaruga e Praia do Perigoso à direita e Praia do Meio à esquerda.
Siga para a direita, mas reserve um dia na agenda para conhecer a Praia do Meio também. Através dela você pode completar o percurso da Praias Selvagens, chegando à Praia Funda e depois à Praia do Inferno.
Depois da bifurcação, seguindo por cerca de 5 minutos você já consegue ver a Pedra da Tartaruga, Praia do Perigoso e Praia dos Búzios.
Praia do Perigoso
Seguindo por esse percurso, você chegará à Praia do Perigoso. É uma área muito usada para camping, principalmente aos finais de semana.
O mar é bom para banho, mas o cuidado deve ser redobrado! Lembre-se que não tem salva-vidas no local!
Praia dos Búzios
Essa praia também é conhecida como praia das conchas e oferece uma vista muito bonita, com muitas pedras em uma pequena faixa de areia.
Não tem muitas ondas, então você consegue entrar na água sim, mas tomando alguns cuidados com as pedras, principalmente para não escorregar no limo.
Pedra da Tartaruga
A vista é incrível a qualquer hora do dia!
Do alto da pedra você consegue ver todas as Praias Selvagens, Grumari e Prainha, Praia do Recreio, Pedra do Pontal, Praia da Barra e até a Pedra da Gávea, bem mais ao fundo. Isso tudo sem falar na vista para o mar aberto!
A cabeça da Pedra da Tartaruga é um lugar bastante frequentado por equipes de aventura para a prática de rapel. Você pode dar um plus na adrenalina! Durante a semana não é muito comum mas aos finais de semana e feriados recomendamos que você vá sem pressa para fazer a descida.
Existem muitos pontos de fotos que fazem sucesso na internet! Aproveite para explorar a área e dê uma volta por toda a tartaruga!
Se você tiver uma lanterna para retornar na trilha à noite, recomendamos que você aproveite o pôr do sol do alto da pedra!
Para fechar com chave de ouro, aproveite as pequenas (bem pequenas) quedas d’água pelo caminho de volta para se refrescar!
A trilha pode, facilmente, ser feita por crianças, o que garante um passeio em família para ficar na memória!
Se você gostou desse guia, salve entre os seus favoritos, compartilha com outros aventureiros e Vamos Trilhar!
Link permanente
Olá gostaria de saber se sempre aos sábados tem movimento. Pois vou so eu e minha irma. Fico com medo de ser muito deserto o lugar.
Link permanente
Oi Bruna, tudo bem?
Geralmente aos sábados tem bastante movimento por lá. Não fica deserto não. =)
Abs,
Vinícius Pinto
Link permanente
Vinícius, o estacionamento a que se refere é na orla da praia ou próximo à trilha?
Link permanente
Oi amei o conteúdo da matéria!!! Queria tirar uma dúvida, sabem mais ou menos o tempo de trilha até a praia do perigoso?
Obrigada
Link permanente
Oi Cássia,
Dá pra fazer em 20 minutos dependendo do seu ritmo de caminhada. Eu diria que dá pra fazer em 30 minutos tranquilamente!
Link permanente
Boa noite. Gostaria dw saber que lugar do rwcreio e comeecio da trilhas
Link permanente
Oi Sandea, tudo bem?
Esta trilha não começa no Recreio, começa em Barra de Guaratiba!
Link permanente
Boa noite,gostaria de saber se é perigoso
Link permanente
Oi Anne, eu acho super tranquila esta trilha!
Link permanente
olá, tudo bem?
Nesta trilha passamos pelos três lugares, praia do perigoso, praia dos búzios e pedra da tartaruga?
Link permanente
Sim! Você passa por esses 3 lugares e ainda pode ir além nas outras praias selvagens! =D
Link permanente
Ah sim, muito obrigada pela resposta.
Para as outras praias a trilha e rápida? recomenda tirar um dia todo para fazer a trilha podendo conhecer e desfrutar um pouco de cada praia?
Gostaria de saber também se pode fazer a trilha qualquer dia da semana, ou tem dias específicos que podemos ir?
Obrigada.
Link permanente
Olá Vinicius. Irei fazer essa trilha e gostaria de saber mais ou menos o tempo de subida
Link permanente
A maior parte dela não é de subida, é mais no início e se for subir na Pedra da Tartaruga. De resto, ela tem pequenos aclives e declives por todo o caminho. Pra chegar até a Praia, da pra ir em uns 40 minutos em um ritmo bem tranquilo.
Link permanente
Todo caminho da trilha tem setas indicando o caminho ? Tenho medo de me perder
Link permanente
Oi Elisangela, a maior parte do caminho tem indicação sim. Você também pode buscar sempre pelas pegadas da trilha transcarioca tb. Ajuda muito!
Link permanente
Oi, é tranquilo fazer essa trilha só em duas pessoas? Tem bastante movimento aos sábados de manhã?
Link permanente
Oi Gabriela, tudo bem?
É tranquilo sim, é bastante movimentada!