Tempo de leitura: 5 minutos
A zona oeste do Rio de Janeiro possui muitas trilhas que ainda não são tão famosas e conhecidas pelos moradores da própria cidade. Um pouco depois do bairro do Recreio dos Bandeirantes, existem algumas praias como a Praia do Secreto, a Prainha, Praia do Abricó e a Praia de Grumari, que já são bem conhecidas pelo público, mas que ainda assim reservam algumas surpresas para muitos. Nesse post, vamos falar sobre o Mirante do Caeté, que fica localizado na Prainha.
Ficha técnica
Localização: Parque Natural Municipal da Prainha, Rio de Janeiro, RJ.
Dificuldade: Passeio – Nível 2 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Altitude: 130 metros.
Tempo: Aproximadamente 30 minutos.
Atrativos: Vista.
Parque Natural Municipal da Prainha
A trilha para o Mirante do Caeté fica dentro do Parque Natural da Prainha. O parque fica bem em frente a praia e é usado por muitos surfistas e banhistas, por ter banheiros, chuveiros e bebedouros. Além disso, como o parque tem uma flora e flora muito rica e bonita, são realizados muitos ensaios fotográticos. Também te bastante espaço para realizar piqueniques e um parquinho para as crianças se divertirem
O parque foi criado em 1999 e inaugurado em 2001, para proteger o local das imobiliários e impedir que sejam construídos condomínios ou resorts no local, o que certamente interferia em todo ecossistema de lá. Sua área é delimitada pela orla da Prainha e pelas vertentes litorâneas dos Morros do Caeté, Boa Vista e Pedra dos Cabritos e ele se integra ao Parque Estadual da Pedra Branca.
Horário para realizar a trilha
Como a trilha fica dentro do parque, fique atento pois você só pode realizá-la de 8h às 17h, pois é o mesmo horário que o parque fica aberto.
Localização
Como chegar
Para chegar até o início da trilha do Mirante do Caeté, basta você tomar como ponto de referência a Prainha. Você pode chegar até lá de carro, não tem transporte público até lá.
Se você quiser ir de transporte público, terá que pegar alguma condução que deixe perto da Estrada o Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. De lá, você terá que ir andando até a Prainha, o que levará aproximadamente 25 minutos, mas você passará por vários Mirantes legais pelo caminho e ainda dar uma passadinha na Praia do Secreto.
Se você for de carro, fique atento, pois a quantidade de pessoas indo para lá é muito grande e pode ser que você não consiga encontrar lugar para estacionar. Também ouvi dizer que no verão, está tendo um número limite de carros, portanto teria que fazer a caminhada a pé.
Uma outra dica é você pegar o Surfbus, que é um ônibus destinado a surfistas e turistas que sai do Largo do Machado e te deixa no Mirante da Prainha.
O que significa Caeté?
Fazendo uma pesquisa, acabei encontrando que Caeté significa, em Tupi, mata virgem. O que faz total sentido já que o local é totalmente cercado pela mata atlântica e está intocado.
Trilha circular
Ao chegar no Parque Natural Municipal da Prainha, você perceberá algumas placas apontando para trilha. Porém ela é uma trilha circular dentro do próprio parque que leva até o início da trilha do Mirante do Caeté.
Você pode escolher tanto o caminho da esquerda, quanto o da direita. As duas te levarão ao mesmo lugar, mas com uma diferença, o da esquerda é um pouco mais difícil que o da direita, mas nada muito complicado, é só caminhada mesmo.
Uma coisa que você deve prestar atenção nesta trilha são os cotocos de madeira que estão fincados no chão. Mesmo já sabendo deles, dei uma topada e machuquei meu dedo.
Placa de início da trilha
Com pouco tempo de caminhada, você chegará na placa que indica o caminho certo para a trilha do Mirante do Caeté. Se você passar dela, voltará para a entrada do parque, já que a trilha é circular. Porém, não tem como errar, a placa está muito bem sinalizada.
A partir deste ponto a trilha ficará mais íngreme e um pouco mais cansativas, mas só por mais 15 minutinhos.
Mirante no meio da trilha
No meio da subida, você encontrará um mirante que permite observar a Prainha bem do alto e o Morro dos Cabritos. Este é o melhor ponto de observação dela nesta trilha, mesmo com a quantidade de árvores, portanto aproveite para tirar suas fotos.
Chegada ao Mirante do Caeté
Continuando a subida, em pouco tempo você chegará ao Mirante do Caeté, com um visual que recompensa todo esforço que você fez. De lá você consegue ver a Praia do Secreto, a Praia da Macumba, a Pedra do Pontal, o Recreio, a Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea. Sem dúvidas é uma vista de tirar o fôlego.
Caminho de volta e Prainha
Na volta peguei o mesmo caminho até a placa, mas resolvi fazer a outra trajetória da trilha circular por dentro do parque, assim explorei ao máximo o que tinha para conhecer nele. Depois dessa trilha, nada melhor que um banho de mar, né? É só atravessar a rua e seus problemas estão resolvidos!
E você? Já realizou esta trilha? Deixe o seu comentário ou o seu relato da sua experiência!
Link permanente
Estou doida pra fazer! Depender de transporte público é uó. HAHAH
Obrigada pelas dicas, amigo. Seu blogue sempre sensacional!
Link permanente
É sempre difícil mesmo, ainda mais pra essa trilha!! =)