Roteiro da trilha para a Enseada do Bananal – Niterói – RJ

Tempo de leitura: 4 minutos

Roteiro da trilha para a Enseada do Bananal - Niterói - RJ - Vamos Trilhar

A Enseada do Bananal é um dos pontos mais badalados para a prática de rapel no Estado do Rio de Janeiro. A trilha é muito fácil, o lugar é muito bonito e o rapel dá uma ótima adrenalina. Nesse post, vamos mostrar como você vai fazer para chegar até a Enseada e como foi o rapel que praticamos.

Ficha técnica

Localização: R. das Papoulas, 222, Niterói – RJ

Dificuldade: Leve – Nível 1 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)

Tempo: Aproximadamente 20 minutos (ida).

Extensão: 1 km.

Atrativos: Mirante, Rapel e Escalada.

Sobre o Parque Estadual da Serra da Tiririca

O Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) foi criado em 1991 após pressão da sociedade civil para a proteção de sua área. Foi ampliado em 2008 com o Morro das Andorinhas e parte da lagoa de Itaipu e em 2012 com outras áreas, totalizando 3.493 hectares. Ele é dividido em cinco setores: Serra da Tiririca, Lagunar, Darcy Ribeiro, entorno do Parque e Ilha Mãe. Tem parte marinha e outra terrestre (cadeia de montanhas de sudoeste para nordeste), com dunas e restinga próximas da lagoa de Itaipu.

Sobre a trilha da Enseada do Bananal

A Enseada do Bananal pode ser considerada uma “praia de pedras”, já que ela não possui areia e você só consegue acessar o mar se a maré estiver baixa. Ela fica entre o Costão de Itacoatiara e o Morro do Elefante.  A região possui muitas pedras de pequeno e médio porte e dois grandes blocos de pedra, onde é realizado rapel.

Início da trilha

Início da trilha para a Enseada do Bananal - Niterói - RJ - Vamos Trilhar

O início da trilha se dá no final da Rua das Rosas, número 24, onde há uma entrada para o Parque Estadual da Serra da Tiririca, que permite o acesso das 8 às 17 horas.

São 15 minutos de caminhada por trilha bem sinalizada, em zigue-zague e com vegetação densa.

Trifurcação

Logo chegamos em um posto de parada com banco para descanso e uma trifurcação com placa. Seguindo para a direita, você irá na direção do Costão de Itacoatiara. Esse não é o caminho certo. Você deverá seguir em frente para chegar à Enseada do Bananal. Se quiser ir para a Pedra do Elefante, é só seguir para a esquerda.

Caminho descendo

Depois da trifurcação, todo o caminho é uma descida e você poderá ver várias mini grutas. O caminho é todo bem sinalizado, você sempre vai ver uma seta indicando para onde você tem que ir e a trilha também é bem marcada. Portanto, não há risco de se perder.

Chegando na Enseada do Bananal

Chegando na Enseada do Bananal - Niterói - RJ - Vamos Trilhar

Assim que você chega na Enseada do Bananal, você tem duas opções. Se você for para o lado direito, você chegará naquela “praia de pedras” que eu havia mencionado. O lugar é bom para tirar umas fotos. Tomar banho ali é colocar sua conta em risco. Fica a seu critério. =)

Seguindo para o lado esquerdo, você chegará em uma parede que vai te levar para a parte de cima da pedra. A vista lá de cima é sensacional.

Rapel

Rapel na Enseada do Bananal - Niterói - RJ - Vamos Trilhar

Após uma rápida parada para fazer um lanche e tirar fotos no topo da pedra. Realizamos um rapel negativo, que não tem contato com a rocha, de aproximadamente 31 metros. Foi muito irado. Fui mais de uma vez.

Descida do Rapel na Enseada do Bananal - Niterói - RJ - Vamos Trilhar

Só dá medo na hora de colocar o corpo para fora da pedra, depois é só aproveitar. O que é mais legal é que você desce pertinho da água do mar, dá uma sensação muito boa.

Altura do Rapel na Enseada do Bananal - Niterói - RJ - Vamos Trilhar

No mesmo lugar tinham outros grupos fazendo este mesmo rapel, logo era necessário um revezamento. Perto dali, também tinham outros grupos fazendo um rapel positivo em outra pedra, que tinha algo próximo de 27 metros de altura.

Após o rapel ainda fomos fazer a trilha do Costão de Itacoatiara, mas não faça como a gente. Leve muita água. A nossa água acabou e ficamos morrendo de sede mas, no final, deu tudo certo.

Como chegar?

Como chegar na trilha da Enseada do Bananal - Niterói - RJ - Vamos Trilhar

A Enseada do Bananal fica na mesma trilha para o Costão de Itacoatiara. Sua entrada fica no canto da praia de mesmo nome, na cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.

Para quem vai de carro do Rio de Janeiro, após a ponte Rio-Niterói (há cobrança de pedágio) deve seguir para a Região Oceânica e entrar para Itacoatiara no único acesso informado logo após uma cabine de polícia. Demora-se em média uma hora do centro do Rio à Itacoatiara. Indicamos que vá o mais cedo possível para encontrar vaga, no caso de carro.

Saindo do Rio também podemos ir de barca para Niterói, seguido de ônibus para a Região Oceânica.

2 Comentários


  1. Tem pessoas oferecendo rapel la em cima na pedra? Se sim, quanto é? Se não, tem agencias por perto onde posso contratar o serviço?

    Responder

    1. Oi Jéssica, tudo bem?

      Geralmente tem grupos que marcam para encontrar lá, outros tem transporte até lá. Acho que vale a pena falar com o pessoal da Rio Radical ou da Paraíso Radical.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *