Tempo de leitura: 6 minutos
Durante nossa passagem pela região, viagem que você pode conferir nos stories de nosso Instagram, nos deparamos com inúmeras surpresas pelo trajeto realizado sobre as águas do Rio Preguiças.
E, você sabe, aqui no Vamos Trilhar, a gente aproveita muito as viagens e sempre conta tudo aqui no blog. Assim, este artigo é para contar alguns segredinhos para você ficar com muita animação para incluir o passeio de lancha pelo Rio Preguiças em sua próxima viagem para o Maranhão!
Segredos compartilhados abaixo. Continue lendo!
Sobre o passeio de lancha pelo Rio Preguiças
Saindo de Barreirinhas, o passeio de lancha pelo rio Preguiças é uma aventura que se estende por mais de 120 km.
No decorrer desta programação, a natureza presente à margem do rio parece invadir a lancha brindando a passagem dos turistas com vegetação e animais típicos da região, oportunidade única de estar em contato com o bioma regional.
É realmente incrível, nós adoramos, e temos certeza que você também vai gostar.
Acordamos por volta das 08h, tomamos o café da manhã e fomos até o cais da Beira Rio de Barreirinhas para pegar a lancha que nos levaria para fazer o passeio que foi um dos meus favoritos.
Colocamos o colete salva vidas, recebemos as instruções, entramos no barco e começamos o passeio. Como o sol estava de rachar passamos o protetor solar.
Passando por Igarapés
O trajeto no Rio Preguiças surpreende a cada minuto. Em determinado trecho do passeio, um túnel formado por galhos, árvores e vegetação aquática formam uma espécie de túnel natural que cobre a paisagem e cria um cenário deslumbrante sobre as árvores que brotam na água.
Só o passeio de barco já vale a pena, pois as paisagens são maravilhosas e também por passar em vários pontos por dentro dos igarapés, lembrando bastante a Travessia do Delta do Parnaíba.
Vassouras
A primeira parada do passeio foi em Vassouras. O trecho que passa por Vassouras oferece aos visitantes um visual único do povoado à beira do Rio e também é caminho para o famoso Porto dos Macacos. Nele tem uma estrutura de um restaurante e, ao seu redor, muitos macacos pregos prontos para interagir com você e roubar sua comida.
Preste muita atenção, um deles chegou a abrir nossa mochila e quase levou a câmera de dentro dela. Lembre-se de não alimentar os animais, infelizmente muitas pessoas fizeram isso enquanto estávamos por lá, mesmo com uma grande placa sinalizando para não fazer.
Essa é uma área em que os bichos convivem em liberdade com a natureza local, um verdadeiro espetáculo da natureza.
Depois de apreciar os macaquinhos, pegamos uma pequena trilha ao lado do restaurante para os pequenos lençóis e conhecer as lagoas que tem ali perto.
Ao fundo também é possível avistar as turbinas eólicas, que dão um certo charme à paisagem. Essas lagoas estavam com uma aparência mais marrom, diferente da de Atins. Mas, ainda assim estava muito bom de tomar banho e bem bonita.
Ficamos no local por cerca de 1 hora, deu pra aproveitar bastante, e voltamos para a lancha para continuar nosso passeio até o povoado de Mandacaru.
Mandacaru
Seguindo adiante, o passeio também passa pela vila de Mandacaru que presenteia os turistas com o famoso pôr do sol que pode ser admirado do Farol de Mandacaru, parada obrigatória.
Infelizmente não estava podendo subir nele, devido à grandes rachaduras que apareceram em sua estrutura. Ele está fechado já tem um tempo.
Além disso, as tradições locais como a cachaça e o sorvete fabricado na região são convites para estar em contato com os sabores tradicionais do Maranhão.
Vale muito a pena, é uma delícia. Os sabores que escolhemos foram de graviola e castanha, tinha até de tapioca.
Caburé
Em seguida, voltamos para lancha para nossa terceira parada, onde passamos a maior parte do passeio, em Caburé. Separe um dinheirinho para comprar uns artesanatos bem bonitos, temos alguns em nossa casa até hoje.
O trajeto de lancha que leva até a praia de Caburé também é feito pelo Rio Preguiças, região onde há o encontro das águas entre o rio e o mar.
Por conta deste fenômeno natural, muitos turistas passam mais tempo neste local sendo possível provar dos tradicionais peixes do local nos restaurantes presentes no local, além dos passeios de quadriciclo pelas areias da praia de Caburé, ideal para quem não dispensa uma adrenalina.
Assim que chegar vão te oferecer passeio de quadriciclo, dá tempo de sobra de fazer, mas nós optamos por fazer outro dia um passeio de quadriciclo que sai de Barreirinhas e vai até Caburé, uma experiência única.
Caburé é um lugar único, de um lado é rio e menos de 5 minutos andando você está na praia. Você escolhe o que vai aproveitar.
Também almoçamos no restaurante de Caburé, que tem uma comida gostosa. A água do mar é mais quentinha que a do rio e tem bastante onda, mas não são grandes.
Volta para Barreirinhas
Depois de cerca de 2 horas aproveitando Caburé, pegamos o barco de volta para Barreirinhas, mas desta vez sem parar. O trajeto levou cerca de 1 hora.
Por norma, o passeio inclui bilhetes de ida e volta com paragem nos principais pontos turísticos. De maneira geral, a volta é direta até Barreirinhas visto que as paragens são feitas durante o percurso de ida.
Chegamos perto do fim do dia e ainda deu tempo de dar uma loucura na gente e emendar em um passeio que não havíamos previsto, o Sobrevôo pelos Lençóis Maranhenses, que vocês poderão ver no próximo vídeo.
Quanto tempo dura o passeio de lancha pelo Rio Preguiças e o que levar
Em média, o tempo de passeio pode durar um dia quase completo, com início no período da manhã e retorno a Barreirinhas no final da tarde, com duração de aproximadamente 8 horas de pura emoção.
Recomendamos que os visitantes não levem muitos pertences neste trajeto. Isso porque são realizadas inúmeras paradas durante o caminho e o espaço na lancha é limitado.
Qual a melhor época para fazer o passeio de lancha pelo Rio Preguiças
Para aproveitar ao máximo as belezas da região, contemplar as dunas com lagoas abastecidas e um céu azul típico do clima da região Nordeste, indicamos os meses logo após a temporada de chuvas, geralmente de julho a setembro.
Essa é a época de alta temporada nos Lençóis Maranhenses.
Passeio de lancha pelo Rio Preguiças: preços e outras dicas
Em média, os valores costumam variar por volta dos R$150,00 por passageiro. Entretanto, convém verificar com antecedência a fim de encontrar outros barqueiros ou empresas que oferecem o serviço a outros preços.
Lembrando que durante a alta temporada os valores costumam ser superiores.
→ Para saber mais detalhes sobre o passeio de lancha pelo Rio Preguiça, confira também nosso canal no YouTube!
Que tal, ficou com vontade de incluir o passeio de lancha pelo Rio Preguiças no seu planejamento de viagem aos Lençóis Maranhenses? O que você achou das dicas que trouxemos aqui? Deixe seu comentário!