Tempo de leitura: 2 minutos
O Bico do Papagaio com seus 989 metros de altitude é o segundo ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca e tem esse nome obviamente pelo seu formato pontudo. Primitivamente ele era chamado de Pedra Dente ou Dente dos Espíritos, este pico era evitado pelos supersticiosos índios tupinambás, eles acreditavam que dali emanavam maus fluidos.
Bico do Papagaio VS Pico da Tijuca
A trilha para o Bico do Papagaio é a segunda mais procurada da Floresta da Tijuca, só perdendo em preferência para seu irmão mais famoso o Pico da Tijuca. A trilha começa Largo do Bom Retiro, sendo a primeira parte da bem fácil, um aclive suave em uma trilha bem marcada sempre a sombra de uma exuberante Mata Atlântica, mas depois da bifurcação para o Morro da Cocanha a trilha fica bem íngreme e vira uma escalaminhada, onde é necessário usar as mãos para segurar em raízes e pedras, até chegarmos ao cume.
Fenda do Inferno
Existe uma trilha alternativa para se alcançar o Bico do Papagaio, normalmente usada para a volta completando um circuito, esse é o Caminho da Serrilha ou Serrilha do João Antônio, que é mais acidentado e com uma bela vista por boa parte do percurso.
Para se alcançar o cume por esta trilha deve-se ainda enfrentar a Fenda do Inferno: uma passagem formada por um corte horizontal na rocha, com 1.40 m de largura por 80 cm de altura, que tem em sua borda um abismo fazendo justiça ao nome. Por esse caminho é possível ir até a Ponta do Urubu, que na minha opinião é o melhor ponto para se admirar a enigmática formação rochosa que compõe o Bico do Papagaio.
Vista do Bico do Papagaio
De seu topo rochoso temos uma maravilhosa visão de 360 graus, de lá podemos apreciar bem de perto as principais montanhas do parque como o Pico da Tijuca, o Morro da Cocanha e a Pedra do Conde. Um pouco mais distante é possível ver a Pedra da Gávea e o Sumaré com a pontinha do Morro do Corcovado com o Cristo Redentor no aparecendo no meio de suas antenas.
É possível também ver a zona norte e parte da zona sul da cidade, a Praia da Barra da Tijuca, a baixada de Jacarepaguá e o Maciço da Pedra Branca, bem em frente, se o tempo estiver bem limpo é possível ver uma tênue silhueta da Serra dos Órgãos atrás da Baia da Guanabara.
Link permanente
Eu e mais 2 amigos Subimos todo o parque a pé após termos saído do quartel do corpo de bombeiros ,chegamos no início das trilhas ,subimos a serra que da acesso ao morro do urubu, de la fomos ao papagaio e depois pico da tijuca e enfim descida apé até o corpo de bombeiros ,foi uma grande aventura ,mais de 6 horas caminhando e trilhando ,duas semanas depois fiz papagaio e tijuca com descida a pé para sair do parque ,,subida foi motorizada !!
Link permanente
Nossa Edmilson!
Andaram pra caramba, né?
Deve ter valido muito a pena, lá é incrível!
Abs,
Vinícius Pinto
Link permanente
Oi, é possível fazer a trilha com crianças sentada na mochila?
Link permanente
Oi Debora, tudo bem?
Acredito que sim. A trilha não tem muita dificuldade, se você tiver disposição, pode levar sim! =)
Abs,
Vinícius Pinto
Link permanente
Oi Debora, tudo bem?
É possível sim! =)