Tempo de leitura: 5 minutos
Sem sombra de dúvidas o Jalapão é um dos lugares mais incríveis que eu já visitei. Paisagens incríveis, de tirar o fôlego, uma natureza praticamente intocada, deserto e água no mesmo lugar, povo muito simpático, enfim, são muitos os motivos para você viajar para lá.
Sobre o Jalapão
Primeiro de tudo, que nome é esse? Da onde surgiu o nome Jalapão? Bom, ele vem de uma planta chamada jalapa-do-brasil, que você consegue ver por todo parque e que você pode experimentar uma cachaça feita com essa planta quando você estiver por lá.
Pra quem não sabe, o Jalapão fica no Tocantins, na região Norte do Brasil, a aproximadamente 300km de Palmas e ao contrário do que muita gente pensa, o Jalapão não é uma cidade e sim um Parque Estadual, bem novinho por sinal já que foi criado em 2001, que tem aproximadamente 160.000 hectares e abrange várias cidades, como Ponte Alta do Tocantins e Mateiros.
Porque eu resolvi ir para o Jalapão?
Eu resolvi ir para o Jalapão pelas suas belezas naturais. Vi vários artigos na internet falando sobre os Fervedouros e achei incrível. Fiquei muito curioso pra saber como eles funcionavam, vi fotos e vídeos do deserto e era algo tão único, tão diferente, que eu tinha que conhecer de qualquer maneira.
Quanto custa ir para o Jalapão?
Ir para o Jalapão não é barato, pelo menos saindo aqui do Rio de Janeiro. Como têm poucos voos para Palmas, a passagem aérea é muito cara. Além disso, tive que fazer 3 conexões na ida e na volta. Também tem o fato de que você precisa ter uma 4×4 para poder se locomover por lá, já que a maior parte do caminho é em estrada de terra e, como é um lugar bem isolado, as coisas são mais caras. Tivemos refeição custando 30 reais e vimos litro da gasolina a 5 reais em Mateiros.
Quem pode ir?
O bom do Jalapão é que pessoas de qualquer idade podem ir, já que a maior parte das atrações do roteiro mais comum feito pelos viajantes, tem trilhas muito curtas. Para você ter ideia, a mais longa que eu fiz tinha 1,5km e era plana a maior parte do tempo.
Quanto tempo ficar?
Eu recomendo que quando você for fique no mínimo 4 dias aproveitando o Jalapão, mas separe um dia para conhecer Palmas também. Como a viagem de avião é longa, dependendo de onde você vem, reserve pelo menos metade de um dia para ida e metade de um dia para a volta.
Onde ficar?
No caminho para o Jalapão existem algumas pousadas e campings. O legal é você não ficar em apenas uma, mas sim fazer reservas em vários lugares pelo caminho. Por exemplo: em Palmas fiquei na Pousada Castelo. Em Ponte Alta, fiquei na Águas do Jalapão e em Mateiros fiquei na Pousada Santa Helena. Mas porque isso? As atrações são muito longe uma das outras e você acaba fazendo um circuito onde você sai de Palmas fazendo um caminho e volta fazendo outro.
O que levar?
O ideal é que você não leve muita roupa, a maior parte do dia você ficará com roupas de banho e de noite não tem muito o que fazer nas cidades, portanto nem precisa levar roupa de sair. Todas as trilhas que fiz fui de chinelo, mas tinha uma que eu ia fazer e não fiz porque choveu muito e precisava de bota.
Eu preciso de guia?
Tem gente que não gosta de fazer viagens e trilhas com guia. Bom, eu prefiro fazer com guia, ainda mais se eu não conheço nada do lugar. No Jalapão, tem muito atalho, muita estrada de terra, é muito fácil de você se perder ou de seu carro dar algum problema e você ficar parado no meio de uma estrada que deve passar 5 carros no máximo por dia. Pela minha segurança e por não saber nada do lugar, eu não iria sem guia.
Jalapada
Se você tiver uns 15 dias livres na sua agenda e quer ir ao Jalapão, sugiro que você junte um pouquinho mais de grana e faça a Jalapada. O que é isso? Nada mais é que um roteiro que engloba várias atrações do Jalapão e várias atrações da Chapada das Mesas, que fica ali pertinho no Maranhão. Deve ser muito maneiro!
Quer saber mais sobre o Jalapão? Veja os artigos que escrevi sobre a minha viagem por lá!
-
- Você já ouviu falar no Jalapão: O Deserto das Águas?
- Roteiro de 6 dias de viagem pelo Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre as Cachoeiras Escorrega Macaco e Roncadeira no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre o Canyon Sussuapara no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Pedra Furada no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira da Velha no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Prainha do Rio Novo no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre as Dunas do Jalapão e a Lagoa dos Jacarés – TO
- Conheça tudo sobre os Fervedouros do Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira do Formiga no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre o Morro Vermelho (Gorgulho) no Jalapão – TO
Link permanente
Boa tarde! Estive no Jalapão na semana e adorei. Vc não fez a trilha da Serra do Espírito Santo? Foi incrível!!
Link permanente
Oi Renata, tudo bem?
Não consegui fazer a trilha da Serra do Espírito Santo pois choveu muito no dia. Vou ter que voltar pra conhecer! =)
Link permanente
Matéria muito informativa, parabéns!
Quero muito conhecer o Jalapao mas ainda não me programei pra isso!
Link permanente
Oi Mario, tudo bem?
Obrigado pelo elogio! Você vai adorar visitar o Jalapão! =)