Tempo de leitura: 8 minutos
Um dos melhores lugares para fazer trilha no estado do Rio de Janeiro, na minha opinião, a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia tem grandes atrativos como o Pico das Agulhas Negras (2.791 metros de altitude) e as Prateleiras (2.539 metros de altitude). O lugar é tão incrível que chega até a nevar no inverno. Sim, neve no Rio de Janeiro!
O Parque Nacional do Itatiaia
Fundado em 14 de junho de 1937 por Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro criado em todo Brasil. Ele tem mais de 30 mil hectares e faz parte dos estados do Rio de Janeiro (que possui a maior parte do Parque) e Minas Gerias, chegando até a divisa com São Paulo. Além disso, ele é divido em duas partes, a Parte Baixa e o Planalto (Parte Alta). A melhor época de conhecer o Planalto é durante o inverno, pois, normalmente, chove menos e tem menos risco de tempestades de raios.
Para acessar a portaria de Itamonte, você ir até Engenheiro Passos, povoado que fica 12km depois de Itatiaia. Depois siga a estrada Rio-Caxambú (BR 354) mais 23km, chegandoao ponto chamado de Garganta do Registro, a estrada de 17km e muito precária que leva até o Abrigo Rebouças.
Lista de Atrações do Parque Nacional do Itatiaia
Infraestrutura
Abrigo Rebouças — É o lugar para você se hospedar caso queria pernoitar no Parque. Sua capacidade é de 28 pessoas e ele é considerado o abrigo público mais alto do Brasil, situado a 2.540 metros de altitude. Nele você encontrará 8 camas beliches, cozinha e banheiro com água fria apenas. Você pode fazer a reserva pelo site do parque e a taxa é de R$10,00 por pessoa/dia.
Brejo da Lapa — É uma área com vegetação rasteira e bosques de araucárias, cortada pelo Rio da Lapa. No local, há uma queda d´água de 3,5 metros, cercada de montanhas e com visual da Serra Fina.
Camping — Fica logo ao lado do Abrigo Rebouças. Ele possui a capacidade para 15 barracas de até 3 pessoas. Seu custo é de R$ 6,00 por pessoa/dia.
Cachoeiras e Lagos
Cachoeira das Flores — É a cachoeira mais próxima ao Abrigo Rebouças. Ela tem 3 saltos e um grande volume d’água, com altura de aproximadamente 7 metros de altitude. Ela é a primeira cachoeira formada no Rio Campo Belo, principal rio do parque e está localizada a 2.300 metros de altitude. Forma piscina natural, com água transparente, potável e muito gelada.
Cachoeira do Aiuruoca — Para chegar até esta cachoeira você vai precisar caminhar 6km saindo do Abrigo Rebouças. Sua queda d’água tem 20 metros de altura e faz parte do Rio Aiuruoca que nasce no Planalto de Itatiaia e deságua no Rio Grande, em Minas Gerais.
Circuito dos 5 lagos – Foi inaugurada em 2015 no Parque Nacional do Itatiaia. Como é um circuito, você pode escolher se quer começar pelo Posto do Marcão (mais próximo da entrada do parque) ou pelo Abrigo Rebouças. Pelo caminho você passará por 5 belos lagos e por cachoeiras. Você ainda poderá pegar um desvio no caminho para ir conhecer a Cachoeira Aiuruoca, os Ovos de Galinha e a Pedra do Sino de Itatiaia, mas isso alongará muito sua caminhada. No total, a trilha tem cerca de 10km de extensão e não exige muito fisicamente.
Morros e Picos
Asa de Hermes — É um grande bloco de pedra que fica em frente à face norte do Pico das Agulhas Negras, mas com um grande vale as separando. Ela possui a altitude de 2.630 metros e seu formato parece um losango, parecendo que vai escorregar a qualquer momento.
Cabeça de Leoa — Essa pedra possui 2.483 metros de altitude, porém também é chamada de Falso Cabeça de Leão devido a uma confusão na carta “Agulhas Negras” do IBGE, que a assinalou como Pedra Cabeça de Leão, que fica mais baixo, com 2.430 metros de altitude.
Cabeça de Leão — É uma montanha com dois cumes (Oeste e Leste), de aproximadamente mesma altitude, 2.430 metros de altitude.
Morro da Antena — Esse é o morro tem 2.548 metros de altitude e fica perto da guarita da entrada do Parque, onde você pode ver uma grande antena. A estrada que sobe até a antena é considerada a mais alta do Brasil e você pode acessá-la logo após a entrada do Parque, seguindo à direita do estacionamento.
Morro do Camelo — Possui 2.318 metros de altitude e é a montanha de mais fácil e curto acesso de todo Parque Nacional do Itatiaia. O lugar é ideal para ver o nascer ou pôr do sol, com a Serra Fina ao fundo.
Morro do Couto — É o segundo ponto mais alto do parque e nono do Brasil, com 2.680 metros de altitude. é pico mais acessível do parque. É a primeira montanha que se alcança a partir da portaria do parque, onde você pode deixar deixar seu carro e enfrentar uma trilha fácil de 3,5km, sem ter a necessidade de equipamentos de segurança. Você andará aproximandamente 2 horas e terá que fazer uma pequena escalaminhada para chegar até o cume.
Morro Massena — Esse morro tem 2.069 metros de altitude e fica bem perto da guarita da entrada do Parque, mais precisamente do lado esquerdo.
Ovos da Galinha — É uma formação rochosa constituída de grandes blocos de rochas arredondadas, localizada a cerca de 6km do Abrigo Rebouças, no Vale do Aiuruoca e serve de referência para quem está fazendo a travessia para Mauá.
Pedra Assentada — também chamada de Pedra Sentada, é uma formação rochosa com 2.453 m de altitude lembra uma foca com uma bola em seu focinho. Ao chegar à sua base, deve-se seguir o caminho das Prateleiras, passar pela Pedra da Tartaruga e descer até ela.
Pedra do Altar — Também conhecida como Morro do Altar, a Pedra do Altar é uma formação rochosa localizada à esquerda das Agulhas Negras e ostenta o título de décima primeira montanha mais alta do Brasil, com 2.665 metros de altitude. Ela recebeu esse nome pois se assemelha a um altar.
Pedra da Coroa — Pouco conhecida e explorada, a Pedra da Coroa fica a sudeste das Agulhas Negras e tem 2.640 metros de altitude. Exige um dia inteiro de caminhada a partir das Agulhas.
Pedra da Maçã — Como o próprio nome diz, os 9 metros de altura e 6 metros de diâmetro desta formação rochosa se assemelham a uma maçã. Logo abaixo, existe uma região alagada de água cristalina.
Pedra da Tartaruga — Um conjunto de rochas – de 7 metros de altura, 12 de largura e 20 de comprimento – equilibradas nas extremidades de outras menores a 2.390 metros de altitude formam o que se convencionou chamar de tartaruga. Ao lado está a nascente do Rio Palmital e as Prateleiras.
Pedra do Picu — Com um formato que lembra uma nadadeira de tubarão, a Pedra do Picu está situada na extremidade noroeste do maciço de Itatiaia e tem 2.050 metros de altitude.
Pedra do Sino de Itatiaia — Pedra do Sino de Itatiaia é o terceiro pico mais alto do parque e o décimo segundo do Brasil, com 2.670 metros de altitude. É uma formação rochosa localizada à esquerda das Agulhas Negras, atrás da Asa de Hermes e é muito parecida com um grande paralelepípedo, tendo seu cume relativamente plano e muito parecido com a Chapada da Lua, nas Agulhas Negras.
Pedra do Tubarão — Localizada no Maciço das Prateleiras, chama-se Pedra do Tubarão, pois dependendo do angulo em que é observada, lembra lembra um tubarão. Ótimo lugar para fazer escala.
Pedra Furada — É uma montanha de formas bonitas e destaca-se por estar relativamente isolada das outras montanhas. Está localizada mais ao oeste e tem 2.589 metros de altitude.
Pico das Agulhas Negras — Este é o ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro e o quinto maior do país, com 2.791 metros de altitude. Uma belíssima montanha com paredes de rocha gigantescas. Localiza-se na extremidade sudeste do maciço de Itatiaia.
- Conheça tudo sobre o Pico das Agulhas Negras – RJ
- Roteiro da trilha do Pico das Agulhas Negras – Itatiaia – RJ
- Vídeo da trilha do Pico das Agulhas Negras – Itatiaia – RJ
Pico do Ovo — É uma montanha com 2.085 metros de altitude e que possui uma pedra arredondada em seu cume, daí o nome de Pico do Ovo. Está na extremidade sudeste do maciço de Itatiaia, uma área de acesso difícil, o que justifica a pouca frequência de aventureiros.
Pico Dois Irmãos (ou Gêmeos) — A cerca de 12 km do abrigo Rebouças, é uma dupla formação rochosa separada por um vale que está a 1.623 metros acima do nível do mar.
Pico Maromba — O Pico Maromba é uma bela montanha, localizada à leste das Agulhas Negras, ou seja, na parte menos frequentada do Parque Nacional do Itatiaia.
Prateleiras — É uma formação rochosa muito procurada por alpinistas. De seu topo vê-se a belíssima paisagem do vale do rio Paraíba do Sul. Possui diversas vias de escalada de diversos graus de dificuldade. É uma das principais atrações do Parque e possui 2.548 metros de altitude.
Travessias
Se você for um trilheiro mais hardcore como eu, também pode ter interesse em fazer as travessias que cruzam as partes alta e baixa do Parque. Ao todo são três travessias muito longas que fazem essa transição: a Ruy Braga, a Serra Negra e Rancho Caído. Para você fazer qualquer uma delas, é necessário começar até às 10 horas, ter autorização, se equipar bem e estar bem preparado fisicamente.
Quer dar algum feedback sobre esse post ou contribuir para melhorá-lo? Deixe seu comentário ou entre em contato comigo!
Link permanente
Obrigado por compartilhar!
Link permanente
Eu que agradeço seu comentário!