Tempo de leitura: 4 minutos
O Cerro Santa Lucía é uma das mais famosas colinas de Santiago, capital do Chile.
Embora a metrópole repouse dentro da bacia de Santiago, em grande parte plana, as suas famosas colinas são a bela justaposição que a caracterizam como única na América do Sul.
Confira, a seguir, todos os detalhes sobre este morro que você não vai deixar de subir quando viajar para lá!
Cerro Santa Lucía: história e memória
A fonte amarela e branca em frente a esta linda colina de Santiago (e antigo vulcão) é um local popular para turistas e moradores locais.
Subindo as ruas de paralelepípedos, você encontrará uma bela vista e um pequeno castelo.
Resultado da atividade vulcânica
Conta-se que há cerca de 15 milhões de anos atrás, o Cerro Santa Lucía era na verdade um vulcão.
Forte e cemitério
Durante os tempos coloniais, os espanhóis estabeleceram Forte Hidalgo em um lado da colina, que você ainda pode visitar hoje. A outra metade foi usada como cemitérios para os não-católicos durante os tempos coloniais.
Tupahue e Huelén
Santa Lucía divide protagonismo com um outro monte: o Cerro San Cristóbal.
Os montes de San Cristóbal e Santa Lucía de Santiago foram originalmente chamados de Tupahue e Huelén antes dos conquistadores espanhóis chegarem ao Chile.
Santiago foi habitada por vários grupos indígenas antes dos colonizadores espanhóis estabelecerem a área.
Por isso, San Cristóbal foi nomeado Tupahue pelos nativos Quíchua, antes de receber seu nome espanhol durante a colonização. Já Santa Lucía recebeu seu nome atual porque o Pedro de Valdivia conquistou a colina no dia 13 de dezembro, dia de homenagem à mártir cristã homônima.
Cerro Santa Lucía: como chegar e o que você vai ver lá (e de lá)
O fácil acesso ao Cerro Santa Lucía faz dele um dos principais lugares para turistas. Uma estação de Metrô ao lado (Estación Santa Lucía) e as diversas linhas de ônibus facilitam bastante as coisas para quem está hospedado em bairros um pouco mais distantes. Quem está no centro pode ir caminhando.
A vista é privilegiada — está no coração da cidade e tem uma altitude de mais de 620 metros acima do mar e superfície de mais de 65 mil metros quadrados.
Centro de Exposición de Arte
Logo na chegada, você vai se deparar com um centro de exposição e comercialização de arte, sobretudo artefatos indígenas e típicos do país.
Terraza Neptuno
A Terraza Neptuno, que foi construída no início do século XX, tem como destaque uma fonte dedicada ao deus romano do mar. Ali há um escritório de turismo onde você pode obter informações sobre a importância do Cerro para a história da metrópole.
Natureza e serviços
O Cerro também é interessante se você gosta de apreciar árvores centenárias e relíquias do período colonial. Durante sua estadia, poderá degustar uma bebida típica e comer diversos tipos de lanches oferecidos nos arredores Castillo Hidalgo, que já foi um museu indígena e hoje é um centro de eventos.
Jardín Circular
O Jardín Circular também é uma atração de encher os olhos. Foi o primeiro jardim plantado no Cerro e reúne espécies trazidas da Espanha e de outros países europeus.
Terraza Caupolican
Na Terraza Caupolican, você poderá curtir uma sombra de árvore e observar obras de arte em pedra e até um canhão usado na época em que o Cerro Santa Lucía era um dos fortes de proteção do Chile.
Ermita de Benjamín Vicuña Mackenna
Há também uma capela de estilo neogótico onde estão os restos mortais de Benjamín Vicuña Mackenna, um importante político, escritor e historiador chileno, defensor das liberdades civis, que morreu em 1886.
Torre Mirador
Lá no alto está a Torre Mirador, de onde você terá a melhor vista da região central de Santiago. Use os equipamentos disponíveis para dar uma espiada no horizonte — observe a grandiosidade do Aconcágua!
Com sorte, poderá apreciar uma apresentação de algum artista local (eles costumam estar sempre por lá).
Equipe Vamos Trilhar no Chile
Em julho de 2017, nós estivemos no Chile para aproveitar muitas aventuras. E o Cerro Santa Lucía foi um de nossos destinos.
Confira, a seguir, o vídeo do City Tour que fizemos em Santiago, onde conhecemos o Cerro Santa Lucía:
→ Leia mais detalhes neste post!
Que tal, ficou com vontade de incluir o Chile e o Cerro Santa Lucía na sua lista de viagens futuras? Deixe seu comentário!
Primeira vez na neve, pedido de casamento e esqui
→ Leia mais detalhes neste post!
Farellones: um dia inteiro no Parque de Diversões de neve
→ Leia mais detalhes neste post!
Roteiro de 5 dias no Chile — incluindo a estação de esqui Valle Nevado
→ Leia mais detalhes neste post!
Link permanente
Estive neste lugar (Cerro Santa Lúcia) há exatamente 3 anos.
Realmente, a vista da cidade e dos Andes é fantástica.
O lugar guarda parte da história de Santiago.
Lamentável o que está ocorrendo atualmente no Chile (rebelião social) num país que tem no turismo uma das principais fontes de riqueza.
Link permanente
Lá é bem bonito mesmo. Mas respeito muito a luta do povo de lá e isso, com certeza, melhorará o turismo da região no futuro.