Tempo de leitura: 3 minutos
O passeio que mais teve aventura quando viajamos para Bonito, foi o Bóia Cross pelo Rio Formoso, no Hotel Cabanas. Ele é um ótimo passeio para quem quer se divertir com a família e tem um tempo disponível durante a viagem. Nós fizemos esse passeio na parte da manhã, do nosso segundo dia de viagem em parceria com a Agência Aventureiros.
Hotel Cabanas
O Hotel Cabanas fica a 6km do centro de Bonito e nele você poderá realizar dois passeios, o Bóia Cross e o Arvorismo. Ele tem uma ótima estrutura tanto para quem está visitando, como era o nosso caso, quanto para quem vai se hospedar nas cabanas que parecem casas na árvore.
A gente já tinha agendado o horário do passeio, então quando chegamos passamos pouco tempo esperando. Mas, ainda assim, conseguimos ver algumas coisas do lugar, como um lago de carpas e um espaço de arco e flecha.
Infelizmente, não tivemos tempo para fazer o arvorismo, pois a gente ia visitar a Estância Mimosa logo depois. O Arvorismo tem 350 metros de extensão, com 18 obstáculos diferentes e 2 tirolesas, sendo que uma delas é aquática pelo Rio Formoso.
Rio Formoso
O Rio Formoso é o principal rio do município de Bonito, porque ele nasce e deságua dentro dele. Nasce na Serra da Bodoquena e deságua no Rio Miranda. Ao todo, ele possui 120km de extensão e diversos afluentes como, por exemplo, o Rio Sucuri. Ele possui uma temperatura agradável e a água tem a coloração azul mais cristalino. É impressionante, que em alguns pontos, mesmo com 8 metros de profundidade, você consegue ver o fundo sem dificuldades.
Informações sobre o Passeio
Logo na entrada do passeio, a gente recebe as instruções, o capacete e o colete salva-vidas. Uma coisa muito importante que sempre avisam é sobre os cuidados com câmera fotográfica. Eles não deixaram eu levar o meu bastão da Gopro, pois era muito grande e poderia machucar os instrutores, uma pena pois dava pra levar tranquilamente. Tive que levar suporte de cabeça ou de peito para ir com minha câmera. Eles também dão esse aviso pois algumas pessoas acabam perdendo a câmera durante o passeio, pois você realmente acaba caindo da bóia.
Caso você não tenha uma câmera de ação ou a prova d’água não fique preocupado, ao longo de todo o passeio você tem um fotógrafo acompanhando o seu grupo tirando foto. Vale muito a pena, pois não é caro, as fotos ficam bem legais e você ainda pode dividir entre todo o grupo.
O passeio de Bóia Cross
Saímos da recepção do hotel e andamos em direção ao início da trilha que leva até o ponto que começa o bóia cross. Pelo caminho passamos pelas famosas cabanas do hotel. A trilha é bem curtinha e suspensa, em menos de 10 minutos você chega ao local para iniciar o passeio.
O passeio tem duração de 45 minutos aproximadamente e a gente desceu o Rio Formoso, o mesmo do Passeio de Bote, por cerca de 1km, cada pessoa em sua própria bóia. Ao longo da descida, você vai passar por três cachoeiras e duas corredeiras, em uma delas vai descer dando a mão a outras pessoas. Essas são as partes mais divertidas.
Outra informação bem importante é que você tem que preparar os braços, pois vai precisar bastante deles para poder nadar nas partes mais calmas do rio. A idade mínima para participar é de 6 anos.
Durante toda a descida você terá os guias do Hotel Cabanas te acompanhando para te dar toda a ajuda e orientações necessárias, e para tirar as fotos do seu grupo. É super seguro.
No final, eles ainda brincam com você virando sua bóia de cabeça para baixo, te dando um caldo. Para um dia de calor é uma ótima pedida, mas imagina pra gente num frio de 15º? rs