Tempo de leitura: 12 minutos
Há algum tempo estamos publicando uma série de artigos sobre a Chapada das Mesas. Se você chegou agora, verifique ao final deste post a lista com outros textos nos quais poderá obter informações completas sobre este verdadeiro paraíso do ecoturismo no Maranhão.
Aqui, resolvemos listar as atrações mais destacadas. Confira, a seguir!
1. Praia de Filadélfia
Essa foi nossa primeira parada quando visitamos a Chapada das Mesas. Pegamos o barco para atravessar o Rio Tocantins até o município de Filadélfia, que já fica no estado de Tocantins. Trata-se de uma praia artificial para os moradores e visitantes se refrescarem em dias de calor. Ela é bonita e você tem a vista da cidade de Carolina, no Maranhão.
2. Encanto Azul
Encanto Azul é como é chamado um poço ladeado por paredões de pedras vermelhas. Está localizado no município de Riachão.
Como há muita vegetação ao redor, apesar do “azul” do título, é mais normal que você veja a água com um tom esverdeado. Em algumas épocas do ano, a água pode estar turva devido às chuvas.
3. Poço Azul
O Poço Azul é a última e mais cobiçada atração do Complexo Turístico do Poço Azul — tanto é que é famoso e deu nome ao complexo, como se vê. Pertence ao município de Riachão. Infelizmente, quando visitamos, ele não estava azul, pois estava chovendo muito na época e a água estava marrom.
É assim chamado devido à enorme piscina natural de cerca de 5 metros de profundidade e seu fundo, coberta por pedras claras, o que deixa a água com 100% de visibilidade.
Se você não quiser se aventurar no profundo, aproveite as pequenas cachoeiras que se formam no lado próximo ao penhasco. Elas são mais tranquilas e desembocam no Poço Azul.
4. Cachoeira Santa Paula
Com uma queda d’água que não é muito grande, a Cachoeira Santa Paula não é muito imponente, mas é muito bonita. Aos seus pés se forma um pocinho muito aconchegante e belo. Para chegar até essa maravilha da natureza, há nas cercanias toda uma infraestrutura.
Existem ali, por exemplo, uma rampa de madeira que facilita bastante a descida até o poço que se forma nos pés da cachoeira. Também há uma ponte que leva até a caverna que se forma no rochedo. E tudo está em bom estado de conservação, o que facilita bastante para o turista.
5. Cachoeira do Moreno
A Cachoeira do Moreno é uma cascata próxima à Cachoeira Santa Paula. É bem menor, mas vale muito a pena explorar.
6. Cachoeira Santa Bárbara
A Cachoeira de Santa Bárbara é uma das paradas obrigatórias do complexo. São cerca de 76 metros de altura, algo realmente majestoso.
A queda é mais forte do que parece e, aos seus pés, se forma poço de águas profundas, com um tom verde-escuro. Essa queda imponente forma um vento que deixa as águas turbulentas, além de um barulho ensurdecedor que, como sabemos, também pode ser muito relaxante.
Você vai chegar até a Cachoeira de Santa Bárbara fazendo uma caminhada leve em uma trilha suspensa construída com madeira.
7. Gruta Santa Bárbara
Nos pés da Cachoeira Santa Bárbara há uma espécie de concavidade na rocha, que é conhecida popularmente como gruta. E ali se forma naturalmente, de acordo com a crença regional, a imagem da Santa Bárbara. Então, se você for religioso, aproveite para rezar… Se não for, aprecie a arte da natureza esculpida há milênios.
8. Cachoeira dos Namorados
A Cachoeira dos namorados (Riachão), é uma pequena queda d’água (cerca de 1,5 metro de altura). É um local aconchegante e, como o próprio nome sugere, é ideal para namorar, ou seja, é um lugar romântico.
Aos seus pés, águas calmas que proporcionam um banho esplendoroso. Aproveite o relevo do local, que ameniza as águas, para sentir a água sobre as costas, relaxe com essa “massagem natural” incrível! Se tiver companhia, melhor ainda…
9. Cachoeiras do Itapecuru
As Cachoeiras do Itapecuru, também conhecidas como Cachoeiras Gêmeas, estão localizadas no povoado de São João das Cachoeiras, a 30 quilômetros do centro de Carolina. Para chegar até lá, o trecho de cerca de 1,2 quilômetro não tem calçamento, no entanto, mas a estrada é boa e você pode percorrer de carro sem nenhum percalço.
São duas quedas d’água (8 e 10 metros de altura) que formam um grande lago onde é possível nadar com bastante tranquilidade.
10. Balneário Queda D’Água
Visualizar esta foto no Instagram.
Esse balneário que, ao contrário do que se imagina, não tem cachoeiras, fica no caminho para a Cachoeira de Itapecuru.
É um complexo com piscinas naturais que se formaram pela barragem da antiga hidrelétrica que um dia funcionou ali.
No balneário há uma pequena ilha que divide o Rio Itapecuru e forma as cachoeiras gêmeas. Há no lugar um bar e banheiros.
11. Morro da Pirâmide Mística
A Pirâmide Mística é formada por paredões que formam uma estrutura que vai afinando para o alto. Lá em cima, o espaço é tão estreito que mal dá para ver a luz do sol. Há quem veja misticismo, há quem se delicie somente com a imponência da natureza. Não importa, o que importa é que trata-se de um lugar lindo.
12. Tirolesas do Complexo da Pedra Caída
Não deixe de visitar as Tirolesas do Complexo da Pedra Caída. Hoje são duas em operação, sendo que a mais imponente tem 1.400 metros de comprimento e está a 392 metros de altura.
Aproveite para liberar as energias ao se lançar. Aprecie a vegetação do Cerrado maranhense, contemple as belas paisagens da Chapada das Mesas.
13. Cachoeira do Capelão
A Cachoeira do Capelão é uma das mais belas do Complexo. Ela é cercada por formações rochosas que dão um ar todo misterioso ao local. Aos seus pés, um poço bastante fundo e azulado.
14. Cachoeira da Caverna
Pouco antes da Cachoeira do Capelão, encontra-se a Cachoeira da Caverna.
Como o próprio nome sugere, trata-se de uma espécie de caverna mesmo. Muitos turistas relatam que encontraram até morcegos por ali.
15. Cachoeira do Santuário
O Santuário da Pedra Caída reúne três quedas d’água, sendo que a principal delas despenca de uma altura de 46 metros. Aos seus pés, forma-se uma piscina natural.
Os turistas relatam se sentirem emocionados durante a caminhada no interior de um cânion para apreciar e mergulhar no poço que se forma lá embaixo. Praticar rapel e tirolesa também é comum ali.
16. Ponte do Santuário
A Ponte do Santuário, também conhecida como Ponte do Pedro, é uma ponte pênsil, onde o visitante avista o vale abaixo e os paredões do Santuário. É também uma das atrações que os turistas mais gostam de apreciar.
17. Cachoeira do Garrote
Visualizar esta foto no Instagram.
Situada a 13 KM da sede do Complexo, a Cachoeira do Garrote só pode ser acessada de carro.
Os nativos a chamam assim, pois contam que ela um garrote (bezerro) que “quebrou as pernas para beber água”. Não é muito alta, porém possui várias quedas médias, em formato angular, o que dá todo um charme. Aos seus pés, um poço não muito fundo e, ao redor, a vegetação imponente.
18. Cachoeira da Porteira
Na Cachoeira da Porteira, a água é cristalina e parece muito pura. Ela tem o mesmo nome do rio, o Rio Porteira (conta-se que havia uma porteira sobre o rio, que dividia as terras dos antigos proprietários, mas muitos dizem que não passa de lenda).
A Cachoeira da Porteira desagua em uma estrutura natural em forma de um buraco. Aos seus pés, um poço raso que pode ser muito refrescante para quem quiser se banhar.
19. Portal da Chapada das Mesas
O Portal da Chapada das Mesas é uma estrutura natural que se formou no centro de uma grande rocha em um local alto. Um buraco, uma “pedra furada”, como dizem muitos turistas e nativos.
É um desses locais naturais maravilhosos para apreciar o silêncio e em silêncio. Isso mesmo, se você quiser ver e fotografar animais silvestres, como cotias e pássaros, evite conversar em voz alta durante a trilha e quando estiver lá.
20. Cachoeira São Romão
A Cachoeira São Romão é uma queda d’água lindíssima (35 metros). Está localizada no Rio Farinha, um afluente do Rio Tocantins, que se encontra cerca de de 70 quilômetros de Carolina.
O acesso a essa cachoeira é percorrido em grande parte via estrada de chão. Logo, é necessário utilizar um veículo de tração (jeep ou pick-up, por exemplo). E isso, é claro, torna o passeio ainda mais prazeroso e aventureiro.
Você vai se deparar com uma espécie de “filhote” das Cataratas do Iguaçu em pleno sertão. Coisa linda de se ver!
Por um dos lados da cachoeira, você pode entrar atrás da queda, e apreciar a vista de um ângulo inusitado. O barulho e o vapor causados pela queda podem ser assustadores no início, mas você vai ver que é isso que torna a Cachoeira São Romão ainda mais mágica.
21. Cachoeira da Prata
A Cachoeira da Prata está muito próxima da Cachoeira São Romão. Ela também é imponente (26 metros), com milhões de metros cúbicos de água sendo despejados de forma majestosa em um poço lindo.
É importante saber que não é um bom local para tomar banho, pois a profundidade das águas do poço e também a turbulência não deixam o ambiente muito tranquilo.
A Cachoeira da Prata é mais para apreciar. Para o banho, prefira a Cachoeira São Romão.
22. Morro do Chapéu
O Morro do Chapéu tem 378 impressionantes metros de altura e a trilha para chegar até o topo é bem puxada, são 500 metros de trilha em escalaminhada. Mas vale muito a pena, pois a vista é maravilhosa!
23. Cachoeira do Dodô
Visualizar esta foto no Instagram.
A 33 quilômetros do centro de Carolina, fica a Cachoeira do Dodô. Ela é linda, mas por ser propriedade privada é preciso pagar entrada (R$ 5) e há um restaurante que serve um almoço bem generoso.
Para acampar ao redor da cachoeira também é necessário pagar uma taxa de R$ 10 — não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas.
24. Serra da Torre da Lua
A trilha da Serra da Torre da Lua fica no município de Filadélfia, assim como a Praia de Filadélfia. Para você acessar a trilha precisa ir de barco até a propriedade do dono da Agência Torre da Lua. Do alto, a vista é incrível. Você consegue ver todas as formações rochosas da Chapadas das Mesas, com rochas avermelhadas e vegetação de cerrado. O pessoal da agência nos disse que o pôr do sol de lá é fantástico.
25. Pôr do sol no Rio Tocantins
O Pôr do Sol no Rio Tocantins é um espetáculo à parte.
Os tons avermelhados que se formam em contraste com o espelho d’água são de arrepiar. Uma linda experiência!
26. Cachoeira Aldeia do Leão
A Cachoeira Aldeia do Leão está a apenas 10 quilômetros do Centro de Carolina. Ela ainda é pouco conhecida. Não é uma queda d’água grande, aos seus pés forma-se uma piscina natural ideal para desfrutar de tranquilidade e sossego.
Confira todos os nossos posts sobre a Chapada das Mesas:
Artigos completos:
- Conheça tudo sobre o Complexo Turístico do Poço Azul e Encanto Azul – Chapada das Mesas – MA
- Conheça tudo sobre as Cachoeiras do Itapecuru – Chapada das Mesas – MA
- Conheça tudo sobre o Complexo Turístico de Pedra Caída – Chapada das Mesas – MA
- Conheça tudo sobre as Cachoeiras São Romão e da Prata – Chapada das Mesas – MA
- Roteiro da trilha do Portal da Chapada das Mesas – MA
- Roteiro da trilha do Morro do Chapéu – Chapada das Mesas – MA
- Você já ouviu falar da Chapada das Mesas – MA?
- Chapada das Mesas: o que fazer e principais atrativos
- Roteiro de 5 dias de viagem na Chapada das Mesas – MA
- 26 atrativos imperdíveis para você conhecer na Chapada das Mesas – MA
Vídeos:
- EP 31 – Encanto Azul, Poço Azul, Santa Bárbara e Cachoeiras do Itapecuru – Chapada das Mesas – MA
- EP 32 – Complexo Turístico Pedra Caída – Chapada das Mesas – MA
- EP 33 – Trilha do Portal da Chapada das Mesas – MA
- EP 34 – Cachoeiras São Romão e Prata – Chapada das Mesas – MA
- Chapada das Mesas: Trilha do Morro do Chapéu #35
- Chapada das Mesas: o que fazer em 5 dias? #36