Tempo de leitura: 11 minutos
Uma das localidades que comportam a Chapada dos Veadeiros, também conhecida como berço das águas, Alto Paraíso de Goiás é uma cidade rodeada por natureza e cercada pelo Parque Nacional. Cerca de 250 km a separam da cidade de Brasília e está a 410 km de distância de Goiânia.
Neste artigo, você vai conhecer todos os detalhes sobre este município privilegiado, que todos os anos atrai milhares de turistas brasileiros e internacionais.
Você vai ver aqui um pouco da história e das características do lugar e quais são seus principais atrativos. Acompanhe!
Sobre Alto Paraíso de Goiás
Conhecido popularmente apenas como Alto Paraíso, é um município localizado na região nordeste do estado de Goiás. Está localizado na Chapada dos Veadeiros e, desde 2001, na área de proteção ambiental (APA) de Pouso Alto.
Constituído por beleza única, a natureza e a atmosfera deste lugar fazem desta a programação mais visitada do Cerrado.
E tamanha procura não é à toa, pois cachoeiras, cânions, rios, lagos, piscinas naturais, mirantes com vistas cinematográficas e outras inúmeras atrações são apenas alguns dos motivos que deixam os turistas sem palavras.
Também conhecida por seu lado místico, a cidade brinda a chegada dos visitantes com uma nave espacial logo na entrada.
Para os amantes de programas ligados ao misticismo e espiritualidade, não faltarão atrações em Alto Paraíso para aproveitar.
Lista [quase] completa de atrações turísticas de Alto Paraíso de Goiás
É praticamente impossível listar tudo o que é possível fazer em Alto Paraíso de Goiás (como em quase todos os destinos de turismo ecológico do Brasil, registre-se).
No entanto, a maioria dos sites e blogs de viagens costuma apontar para os seguintes atrativos:
- Jardim Maytreia;
- Sertão Zen;
- Morro da Baleia (a colina das baleias, por causa de seu formato);
- Cachoeira São Bento;
- Cachoeira do Cristal;
- Catarata dos Couros;
- Cachoeira Almécegas I;
- Cachoeira Almécegas II;
- Cachoeira das Loquinhas;
- Cachoeira Macaquinhos;
- Cachoeiras dos Anjos e Arcanjos;
- Cachoeira do Rio Macaco (localizada no vale do rio);
- Vale da Lua (o vale da lua, por causa do padrão de solo que se assemelha à lua);
- Santuário Ecológico Vale Dourado;
- Poço Encantado (o poço “encantado”).
Atrativos urbanos
A cidade de Alto Paraíso de Goiás também possui alguns atrativos urbanos, como:
- Avenida Ary Valadão Filho, a principal avenida do centro que oferece aos visitantes diversas lojas, bares, restaurantes e atividades culturais;
- Praça do Skate;
- Praça Bambu;
- Praça da Rodoviária;
- o cerrado que cerca o aeroporto de Alto Paraíso, um local localizado a poucos quilômetros do centro da cidade;
- passeios de balão (balonismo) fornecidos por empresas privadas locais;
- festivais gastronômicos, culturais e musicais, que acontecem durante todo o ano e apresentam conteúdos variados; e
- uma grande quantidade de atividades e terapias relacionadas a abordagens alternativas ou místicas, disponíveis em várias partes da cidade.
Pontos imperdíveis em Alto Paraíso
A paisagem do Cerrado encontrada em Alto Paraíso promete momentos inesquecíveis. Isto porque um sequência de cachoeiras, trilhas e paisagens fantásticas podem ser exploradas na região.
Nós separamos aqui as atrações turísticas que são mais imperdíveis, aquelas que você não pode deixar de conhecer quando for à cidade. Confira!
Complexo de Cachoeiras do Macaquinho
Para quem está a caminho da cidade, esta é uma das primeiras atrações. Localizada antes de Alto Paraíso, uma trilha conduz os visitantes a uma série de cachoeiras, uma mais linda que a outra. Ainda existe uma cachoeira de nudismo neste roteiro. O ideal é ir com um guia turístico, pois o caminho não é bem sinalizado.
Vale da Lua
O lugar composto por formações rochosas que se assemelham à superfície lunar por apresentar inúmeras crateras é, sem dúvida, um dos destinos prediletos dos turistas. Entre as pedras corre o rio São Miguel e para a visitação não é necessário acompanhamento de guia.
Catarata dos Couros
Para quem não conhece a região é necessário ir acompanhado por guia, mas a trilha também pode ser feita sem auxílio do profissional. Neste programa, os visitantes podem esperar um vale com um conjunto de cascatas que derramam sobre as pedras e vistas de tirar o fôlego.
Cachoeiras Almécegas
Presentes na propriedade particular da Fazenda de São Bento, as duas cachoeiras aqui encontradas possuem particularidades distintas. A primeira delas, com uma queda de quase 50 metros, finaliza-se em pedras compondo uma cena de tamanha magnitude que apenas a natureza justifica. Em seguida, a outra cachoeira localizada na Fazenda é mais tranquila e ideal para o nado pois onde deságua formam-se tranquilas piscinas naturais.
Cachoeira São Bento
A cachoeira São Bento fica dentro da Fazenda São Bento, ao lado da recepção. Portanto, ela é bastante acessível. O acesso a água é por degraus.
O poço tem nove metros de profundidade, logo, não é recomendada para crianças e pessoas que não sabem nadar ou têm pouca prática de nado.
Sertão Zen
O Sertão Zen é, na prática, uma trilha. Ele é um dos poucos atrativos públicos, ou seja, não é preciso pagar nada para percorrê-lo.
São 15 km de percurso em meio ao cerrado. Logo, é preciso ir bem equipado, e levar água para se hidratar. Há alguns pontos íngremes, mas vale a pena percorrer, inclusive porque há cachoeiras e outras atrações naturais no caminho.
Loquinhas
Loquinhas é a cachoeira mais próxima de Alto Paraíso, a apenas 3 km da cidade. Ela é indicada para o começo da viagem.
Possui 17 poços de águas cristalinas que são pura paz e tranquilidade. Imperdível.
Cachoeiras dos Anjos e Arcanjos
As cachoeiras dos Anjos e Arcanjos ficam no Vilarejo do Moinho, a 14 km de Alto Paraíso de Goiás. As duas cachoeiras são muito belas.
A Cachoeira Arcanjos é um pouco mais distante e possui uma trilha um pouco mais difícil que da Cachoeira dos Anjos. Vale bastante a pena explorá-las.
Cachoeira do Vale do Rio do Macaco
Também localizada próxima a Alto Paraíso, para percorrer a trilha que leva à cachoeira é necessário veículo com tração, visto que a estrada não apresenta boas condições. Contudo, o visual com uma vista cercada pela natureza selvagem do Cerrado faz valer a pena todo o esforço para chegar a este local.
Cachoeira dos Cristais
Após uma trilha de pouco mais de 800 metros, o complexo de cachoeiras dos Cristais com magníficas quedas d’água estarão logo à frente, chamando atenção para a última cachoeira também conhecida como Véu da Noiva por ser a mais imponente e majestosa entre todas.
Santuário Ecológico Vale Dourado
O Vale Dourado é um Santuário Ecológico totalmente preservado, onde a natureza pode ser sentida e apreciada em sua plenitude.
Após uns 4Km de estrada de terra, bem poeirenta, se chega na propriedade, onde é necessário pagar R$ 20,00 (em Agosto/2018).
Na estrada, é só seguir as placas do “Boia Cross” que aparecem pouco depois da cachoeira São Bento. O santuário tem ao menos quatro cachoeiras pequenas, que ficam com pouca (ou nenhuma) água em meses de seca.
Existem poços para banho, de água muito limpa e cristalina (e gelada tmb). Na outra parte do santuário, existe uma praia beirando o rio, boa para crianças.
Cachoeira Poço Encantado
A Cachoeira Poço Encantado está localizada na Fazenda Rio de Pedra, a aproximadamente 52km ao norte da cidade de Alto Paraíso.
É uma belíssima queda de águas cristalinas. Está cercada por uma vegetação exuberante e muito bem conservada, mais densa nas laterais do resto do morro.
Gota Sat Som
O Gota Sat Som é um templo em formato de Gota com apresentações musicais e vivências de som e respiração.
É um lugar místico, segundo seus organizadores. “Ao entrar no Templo, você começa a se ouvir, sua forma e dimensões permitem a percepção do silêncio e isso faz com que você ouça os sons de todos os seus movimentos até mesmo de sua respiração. Aí o foco de sua atenção muda, você aprende a ouvir e perceber a origem de todos os sons…. o silêncio”, aponta o site oficial do Gota Sat Som.
→ Saiba mais aqui!
Conhecendo o paraíso pelas alturas
Apesar das cachoeiras e o Parque Nacional serem indiscutivelmente os pontos fortes deste destino, nem só de trilhas é feito o roteiro dos viajantes.
É possível também voar sobre as alturas deste paraíso através de uma tirolesa de quase 1 km de extensão aproveitando as possibilidades criativas para desbravar e se surpreender com as belezas da Chapada dos Veadeiros.
Você também poderá fazer um passeio de balão pela região e ver toda a beleza da Chapada de um ângulo pouco explorado pela maioria das pessoas.
Confira nossos conteúdos sobre a Chapada dos Veadeiros:
Artigos
- Conheça tudo sobre a Catarata dos Couros – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre o Jardim Maytrea e Morro da Baleia – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre o Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira da Capivara – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre os Cânions da Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira Cariocas – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre as Cachoeiras Almécegas 1 e 2 – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre os Saltos do Rio Preto – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre o Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira do Segredo – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira Candaru – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre o Raizama – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira Loquinhas – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça as cachoeiras do Quilombo Kalunga – Cavalcante – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça os principais atrativos de Alto Paraíso de Goiás – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça os principais atrativos de São Jorge – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça os principais atrativos de Cavalcante – Chapada dos Veadeiros – GO
- Os 17 melhores atrativos da Chapada dos Veadeiros – GO
- 70 cachoeiras e poços da Chapada dos Veadeiros para você conhecer – GO
Vídeos
- Almécegas 1 e 2: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO
- Cachoeira do Macaquinhos: O que fazer na Chapada dos Veadeiros (GO) #86
- Trilha dos Cânions e Cachoeira Cariocas: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #87
- Trilha da Cachoeira do Segredo: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #88
- Trilha do Vale da Lua: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #89
- Trilha da Cachoeira Santa Bárbara: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #90
- Trilha da Cachoeira Candaru: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #91
- Trilha da Cachoeira Capivara: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #92
- Cachoeiras do Quilombo Kalunga (Cavalcante): O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #93
- Trilha dos Saltos do Rio Preto e Corredeiras: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #94
- Trilha do Santuário Raizama: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #95
- Trilha da Catarata dos Couros: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #96
- Trilha da Cachoeira Loquinhas: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #98
- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – O que fazer na Chapada dos Veadeiros (GO) #99
- O que fazer em 8 dias e 7 noites na Chapada dos Veadeiros – GO #100
- Viagem completa de 8 dias pela Chapada dos Veadeiros – GO (Longa Metragem) #101