Trilha da Catarata dos Couros: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #96

Tempo de leitura: 5 minutos

No nosso sétimo dia de viagem pela Chapada dos Veadeiros fomos conhecer um dos atrativos mais bem falados da região, a Catarata dos Couros. Já podemos adiantar que adoramos este atrativo e que é um verdadeiro paraíso.

Para fazer esta trilha contratamos o guia River Mello para poder aproveitar 100% dela, algo que poucos turistas conseguem fazer, já que ficam apenas na Cachoeira da Muralha.

Para chegar até Couros, saímos de Alto Paraíso e pegamos 10km de BR e depois mais uns 32km de estrada de terra até o estacionamento. Foi um verdadeiro rally de carro 1.0.

Pagamos 10 reais para estacionar o carro e não teve taxa de entrada. Não tem banheiro, mas tem lugar para comprar comidas e bebidas. Pode reservar o almoço.

Como estávamos com guia, começamos a pegar um caminho diferente da maioria das pessoas. Com descidas bem íngremes e mirantes de tirar o fôlego. Depois de cerca de 30 minutos de caminhada chegamos ao primeiro mirante da Catarata dos Couros, que fica em frente ao Cânion do Botijão, a parte final da Catarata. Depois subimos um pouco mais para ter um ângulo melhor.

Voltamos para a trilha e depois de mais 20 minutos chegamos até a Cachoeira do Capacete, que foi onde passamos a maior parte do tempo. Nela existe ponto de pulo, de escorrega e belas quedas d’água.

Ainda pulamos para a queda de baixo, para ficar bem acima, na pontinha da Cachoeira do Botijão e ter mais uma vista privilegiada do Cânion.

Em seguida, voltamos para a trilha para subir a cachoeira até chegar a Almécegas 1000. Para mim, a queda mais bonita. Ficamos pouco tempo nela, mas deu pra contemplar bem e admirar sua beleza. Continuamos subindo o rio, só que escalando as pedras pelo meio da queda d’água.

Na parte de cima, chegamos na Franjinha que são diversas hidromassagens ao longo do rio. Ótimo pra quem está com crianças e quer aproveitar um parte mais vazia e calma da Catarata.

Continuando a trilha chegamos na Cachoeira da Muralha, a mais visitada por todos que vão em Couros. Em época de cheia, toda sua extensão fica coberta de água. Na época de seca, tem algumas quedas separadas, mas que é ótimo pra aproveitar e tomar banho. Em cheia não dá pra entrar na água direito. Ela fica bem próxima ao estacionamento e por isso acaba sendo a mais visitada.

Como o sol já estava começando a ir embora, nos preparamos pra ir também. Ao todo percorremos 6km de trilha parando em diversos pontos e tivemos a certeza que esse é um atrativo imperdível da Chapada dos Veadeiros.

Confira o vídeo:

? MEU BLOG:
https://www.vamostrilhar.com.br/

? MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar
Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar

? GRUPO DO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/groups/700736483347493/

? SE INSCREVE AQUI NO CANAL: http://bit.ly/24Q5stg

Confira nossos conteúdos sobre a Chapada dos Veadeiros:

Artigos

Vídeos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *