Tempo de leitura: 3 minutos
A Praia e as Piscinas Naturais do Cachadaço, ou Caixa d’Aço, são lugares imperdíveis para quem visita Paraty e Trindade, no Estado do Rio de Janeiro. Seu nome tem origem na lenda de que piratas escondiam tesouro em caixas de aço nessa área.
O principal atrativo do Cachadaço é o conjunto de piscinas naturais que fazem parte Parque Nacional da Serra da Bocaina. O parque mantém essa região e as placas indicativas de trilhas e de outras informações para a conservação ambiental.
Como chegar
Há opção de ônibus regulares da Rodoviária de Paraty que saem a cada hora para Trindade, com viagem de até uma hora. No ponto final há uma placa indicando direção das trilhas para a Praia do Meio, Cachadaço, piscina natural, quedas d’água e Pedra que Engole, sendo permitido acesso somente a pé. Para quem vai de carro há um estacionamento na Praia do Meio.
A trilha para Praia do Cachadaço
A trilha para as piscinas naturais do Cachadaço inicia na Praia do Meio, perto do ponto final do ônibus em Trindade, e segue pela Mata Atlântica, passando pela praia do Cachadaço e chegando nas piscinas. Esse caminho tem 1,5 km, é percorrido em menos de 1 hora.
Essa trilha não é difícil, mas fica um pouco mais complicada em dias após chuvas, quando alguns trechos ficam escorregadios. Há corrimãos e escadas improvisadas para auxílio, sendo indicada para todas as idades com condição de saúde adequada.
Uma alternativa para os visitantes é pegar um barco da Praia do Meio ou da Praia dos Ranchos diretamente para as piscinas naturais do Cachadaço, com preço médio de R$ 15,00 (o valor pode mudar a cada ano) o trajeto por pessoa.
Praia do Cachadaço
A praia do Cachadaço é extensa, com areias brancas, vegetação preservada e águas claras na maioria do ano. São vários atrativos naturais, como os rios que cortam essa região.
Cuidado ao tomar banho na Praia do Cachadaço, porque possui correntezas e o mar geralmente é agitado, indicado para o surf.
Há um quiosque para atender os visitantes na praia do Cachadaço, próximo de um córrego que deságua no mar.
Piscinas naturais do Cachadaço
Seguindo a praia do Cachadaço até o fim, é onde começa a trilha para as piscinas naturais do Cachadaço, percorrida em média em 20 minutos.
As piscinas são formadas por rochas que protegem áreas com água calma e cristalina, criando pontos ideais para banho e mergulho com até 1 metro de profundidade.
Por isso não esqueça de levar seu snorkel. Podemos ver corais e peixes de várias cores e bem de perto. Parecem estar acostumados com a presença humana.
No verão as piscinas e praias de mais fácil acesso ficam muito cheias, programe sua visita para aproveitar melhor os atrativos de Trindade.
Outros atrativos próximos do Cachadaço
Como em qualquer outro lugar de Trindade, são vários atrativos naturais próximos, que podemos aproveitar durante a visita na praia e piscinas do Cachadaço.
As praias do Meio, de Fora, dos Ranchos e Cepilho podem ser visitadas antes do Cachadaço, ou no retorno.
Da praia do Meio há também uma trilha para outros atrativos de água doce: as cachoeiras do Escorrega e dos Codós, o Poço Fundo e a Pedra que Engole, seguindo a trilha para essa última.
Dicas para viajantes
Programe bem a sua visita. Nos feriados e fins de semana a praia e as piscinas do Cachadaço costumam ficar cheias de visitantes. Quando o tempo está quente e sem nuvens as águas no Cachadaço ficam mais quentes.
Carregue consigo o repelente de mosquitos, esse é o ambiente deles. Lembre-se: “Não tire nada além de fotos. Não mate nada além do tempo. Não deixe nada além de pegadas”, como diz uma placa no Cachadaço.
Mapa de Trindade
Fonte do Mapa: Camping Menina Flor