Tempo de leitura: 4 minutos
Destacamos as 6 melhores praias que você não pode deixar de visitar quando estiver na Vila de Trindade, no Estado do Rio de Janeiro. Realmente, é lugar pra viajante algum se arrepender. É impossível não se encantar com tudo na região. Um lugar completo!
Com cachoeiras, praias, montanhas, floresta, construções históricas, festas, passeios de barco… Enfim! Dá até vontade de morar lá (já ouvi muita gente falar isso)!
Então vamos aos nossos destaques:
6) Praia do Cepilho
A paisagem incrível de quem vai chegando em Trindade completa com a Praia do Cepilho. O costão e a pequena faixa de areia fazem parte deste que é um dos points de surf da região e do Brasil.
O banho não é indicado na Praia do Cepilho na maioria dos dias, por causa do perigo das fortes ondas e correntezas. Tem um bar que atende os visitantes e turistas. Um pequeno rio próximo pode ser atravessado a pé ou de veículo para chegar em poucos minutos na Vila de Trindade.
5) Praia de Fora
A Praia de Fora é mais extensa que as vizinhas do Cepilho e dos Ranchos. Os blocos de rocha presos na areia rendem fotos imperdíveis, assim como os pescadores, comuns nessa praia. O banho é indicado em dias sem ressaca. Para quem curte agito noturno rolam músicas ao vivo, luaus e eventos de estilos variados na Praia de Fora.
4) Praia dos Ranchos
A Praia dos Ranchos reúne lazer com conforto. São várias opções de bares, restaurantes, aluguel de caiaques, SUP e outros. As rochas no canto criam ótimos pontos de fotografia e mergulho.
A Praia dos Ranchos costuma encher de visitantes e turistas na alta temporada. Um dos momentos incríveis nesta praia é relaxar e admirar o nascer da Lua Cheia. Da Praia dos Ranchos saem trilhas e barcos para outros atrativos naturais de Trindade.
3) Praia Brava
Uma alternativa para quem busca uma praia mais selvagem, com menos pessoas. A trilha para a Praia Brava inicia na margem da estrada poucos minutos de carro antes da Vila de Trindade, em meio a Mata Atlântica. Seu nome foi dado pela força das ondas em ressacas, mas em dias de mar calmo é ótima para banho e mergulho.
As sombras das árvores são convites para o descanso na Praia Brava. Há uma trilha de dez minutos que leva para uma cachoeira e outra mais comprida que é indicada seguir com guia local e que leva para a Praia do Cepilho.
2) Praia do Meio
Considerada por muitos a praia mais bonita de Trindade, a Praia do Meio tem um ilhote próximo da areia que é um dos melhores pontos para tirar fotos memoráveis da paisagem dessa região. É indicada para o banho, com cuidado próximo ao costão.
As amendoeiras sombreiam a areia da Praia do Meio tornando a visita mais agradável. Por estar no PARNA Bocaina, não há estruturas de bares ou quiosques. Dessa praia saem trilhas para as cachoeiras no Rio dos Codós e para a praia e piscina do Cachadaço.
1) Praia e Piscinas Naturais do Cachadaço
A Praia do Cachadaço é outro point para o surf e tem um quiosque próximo de um rio que ali deságua. As Piscinas Naturais do Cachadaço são áreas com água do mar que ficam protegidas por rochas, com 1 metro de profundidade em média. Esse é o principal local para mergulho em Trindade, por isso leve seu equipamento ou alugue no quiosque.
Do Cachadaço saem trilhas para outros atrativos, como a Cabeça do Índio. Também se pode chegar de barco da Praia dos Ranchos. Essas áreas estão no PARNA Bocaina para a preservação da biodiversidade, um banquete para os amantes da fotografia, de esportes e da natureza.
Onde fica Trindade?
A Vila de Trindade tem acesso pela Rodovia BR-101 entre Paraty (RJ) e Ubatuba (SP). Na entrada há um posto de atendimento da Sede da Associação Cairuçu, que atua na conservação da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu. A seguir a estrada segue mais estreita e sinuosa. Caso vá dirigindo, siga com cuidado. Alternativas são a linha regular de ônibus que sai da Rodoviária de Paraty e as empresas de turismo.