Tempo de leitura: 7 minutos
Trindade é um paraíso em meio à Mata Atlântica. A vila faz parte do município de Paraty, na Região da Costa Verde, no sul do Estado do Rio de Janeiro. A vila está na Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e algumas áreas turísticas fazem do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Por estar localizada entre Rio de Janeiro e São Paulo recebe muitos visitantes e turistas, em busca de praias com água morna, cachoeiras e outros atrativos para aventureiros, surfistas, amantes da natureza e todos que buscam desde o agito ao descanso nesse paraíso.
Como chegar
Só há um acesso para a Vila de Trindade que é pela Rodovia BR-101 (Rio-Santos), entre Paraty (RJ) e Ubatuba (SP), a 25 km de Paraty. Na entrada fica um posto de informações turísticas da APA do Cairuçu com um posto policial próximo.
Esse trecho é sinuoso e perigoso, pois atravessa o Morro do Deus Me Livre, nome conhecido principalmente quanto esse caminho não era asfaltado. Siga atento para evitar acidentes.
Saem ônibus regulares a cada hora da Rodoviária de Paraty para Trindade, com tarifa de transporte municipal.
Há estacionamentos em vários pontos da Vila de Trindade, geralmente com cobradores locais.
Sobre o Vilarejo
O vilarejo de Trindade tem estilo rústico, as ruas continuam de paralelepípedo, que contam um pouco da sua história. Essa área já foi ocupada por indígenas e portugueses. A crença de que em Trindade havia piratas que esconderam tesouros fez essa área ser explorada por um tempo.
A partir da década de 1970 o vilarejo de Trindade foi mais visitado e virou moradia de muitos hippies, que completaram a comunidade com os tradicionais caiçaras e novos moradores em busca de paz na natureza. Esse grupo fez a vila permanecer, pois seria transformada em hotel de luxo se não se organizassem e impedissem isso.
O turismo passou a ser a principal atividade comercial de Trindade a partir da década de 1990. Dez anos era visitada principalmente por quem ia acampar na praia e se aventurar na natureza. Atualmente não é permitido acampar nas praias, somente nas áreas indicadas, como os diversos campings na Vila de Trindade.
Há sinal de telefone, lan houses e muitos estabelecimentos aceitam cartões de crédito e de débito. São muitas as opções de hospedagem, como as pousadas, os albergues e os campings, de gastronomia, de música ao vivo, de artesanato, entre outros comércios e serviços, com perfil mais simples que no centro Histórico de Paraty.
O que fazer em Trindade?
Além dos imperdíveis atrativos naturais no entorno, a Vila de Trindade é um point de gastronomia, artesanato e eventos.
A culinária local é especializada em peixes e frutos do mar, mas também serve os conhecidos pratos feitos, com valor mais acessível e outras opções de alimentos. São servidos tanto nos restaurantes da Vila de Trindade quanto nas praias dos Ranchos, de Fora e Cepilho.
Principais atrativos de Trindade
Praia e Piscinas Naturais do Cachadaço
Um santuário de praia com água e areia claras, sombras de amendoeiras, casas de pescadores, bares, camping e ondas para os surfistas. Para completar após 15 minutos de caminhada chega-se numa piscina natural com até 1,5 metro de profundidade, protegida por rochas, com água salgada cristalina. Essa piscina é o principal ponto de mergulho de Trindade, mas não conta com estrutura de bares e outros serviços. Pode-se chegar de trilha ou de barco que sai da Praia do Meio.
Praia do Meio
Um dos melhores pontos de mergulho com snorkel em Trindade é no entorno do ilhote de rocha presa na areia da Praia do Meio. Tem vários bares e um pequeno rio de onde iniciam trilhas para outros atrativos, como a Pedra que Engole e o Cachadaço.
Praia do Cepilho
Principal pico do surf em Trindade, a Praia do Cepilho é a primeira que pode ver da estrada para quem vai para a vila. Tem um bar que atende também na areia e um rio que ao atravessar segue para a Vila de Trindade. Na maré baixa as praias do Cepilho e de Fora ficam conectadas pela areia, onde podemos passar caminhando.
Praia dos Ranchos
Principal praia de Trindade para quem quer tomar banho em mar calmo com estrutura de bares, mesas e cadeiras com guarda-sol na areia, tudo a menos de 500 metros da Vila de Trindade. É indicada para o mergulho.
Praia de Fora
Entre a Praia do Cepilho e dos Ranchos, a Praia de Fora é a mais próxima da Vila de Trindade e a mais extensa (1190 metros). Conta com bares bem localizados para curtir a paisagem.
Praia Brava
Recanto de praia em Trindade, com 510 metros de extensão. É acessada antes de chegar na vila, tem mar agitado e não conta com bares ou vendedores. Passou a ser um point do naturismo quando a antiga Praia dos Pelados foi ocupada pelo mar. Segue trilha para uma cachoeira.
Cachoeira de Codós
O primeiro atrativo no caminho para a Pedra que Engole é a Cachoeira dos Codós, ou Chuveiro como indicado na placa de acesso.
Na Cachoeira dos Codós um bloco de rocha divide a queda d’água em duas e forma um poço de 1 metro de profundidade. Vale pela massagem.
Pedra que Engole
Ser sugado entre rochas de uma pequena queda d’água parece um mistério. Na verdade é uma sensação incrível e mais simples que parece. Chegue no local correto, sinta a conexão com a natureza e saindo renovado.
Poço Fundo
O Poço Fundo é formado por queda d’água forte de aproximadamente 2 metros de altura, indicada para massagem natural. Esse poço tem uma parte estreita e de maior profundidade perto da cachoeira e outra mais extensa e rasa, onde podemos relaxar e curtir a natureza.
Cachoeira do Escorrega
A Cachoeira do Escorrega forma um escorrega de aproximadamente 4 metros de extensão e inclinado em 50º, indicado para crianças acompanhadas. Forma um poço de águas claras e ótimas para banho.
Cachoeira da Praia Brava
Ótima cachoeira para tomar uma ducha de até 1,80 m de altura com mais privacidade. São duas quedas de 2 metros que juntam suas águas. Ótimo para receber uma massagem natural. É acessada por trilha da Praia Brava.
Poço das Duas Paredes
Um dos melhores lugares para banho com água doce na natureza em trindade é o Poço das Duas Paredes, que tem aproximadamente 1 metro de profundidade, água clara e fria, ideal para refrescar.
Cabeça do Índio
A rocha com formato de cabeça de índio no sentido sul pode ser vista de várias praias de Trindade. Para chegar nela há uma trilha de aproximadamente 40 minutos que inicia na piscina natural do Cachadaço.
Gruta da Piscina Natural
A Gruta da Piscina Natural do Cachadaço está localizada na margem da trilha para a Cabeça do Índio. É pequena e também conhecida como Gruta do Pescador.
Dicas para viajantes
Como não há banco e o último posto de gasolina fica a 10 km na estrada para Paraty, programe sua chegada. Uma alternativa é passar antes em Paraty, a 25 km, para se preparar e assim aproveitar da melhor maneira sua visita à Vila de Trindade.
Se quiser aproveitar a tranquilidade da natureza deve evitar os fins de semana e feriados ou planejar bem. As hospedagens, as barracas de praia e os espaços para relaxar ficam mais concorridos nesses períodos.
Caso vá dormir em Paraty e não na Vila de Trindade, atenção para os horários dos ônibus ou na estrada, que é perigosa. Volte com segurança.
Não esqueça de se proteger contra insetos (ex.: repelente) e contra o sol (ex.: protetor solar). Lembre-se de levar o seu lixo. A natureza agradece.
Mapa de Trindade
Fonte do Mapa: Camping Menina Flor