Tempo de leitura: 3 minutos
A Cachoeira do Campo é uma maravilha localizada na região do Parque Estadual da Pedra Branca, no coração do Rio de Janeiro, é um atrativo gratuito e perfeito para quem gosta de curtir a paz e beleza da natureza.
O Parque funciona de terça à domingo, de 08h às 17h! Embora seja um lugar ainda pouco conhecido, possui uma das melhores quedas d’água da cidade. E nós simplesmente amamos visitar!
Chegamos bem cedo no Parque Estadual da Pedra Branca, no Pau da Fome, no final da estrada e fomos encontrar com nosso amigo e guia Jorge Júnior.
Logo no começo da trilha paramos para conhecer uma estação de tratamento de água da CEDAE, igual existe no Açúde do Camorim, mas referente ao manancial Rio Grande.
Na frente dela tem a entrada para a trilha mãe do parque, que leva até o Pico da Pedra Branca e para a Casa Amarela. Nós não fomos nesta trilha, pegamos um caminho logo à sua direita para visitar uma pequena represa.
Ao longo do caminho passamos pela construção que a água é transportada até a estação e também até o ponto que ela é coletada, já na represa. Nela, existe uma piscina que não pode tomar banho pois é esta água que será tratada e abastecerá as comunidades próximas. Só pode tomar banho abaixo do ponto de coleta de água, na continuação do rio.
Seguindo a trilha, fizemos uma parada para contemplar uma grande figueira e aprendemos a origem do nome Pau da Fome. Durante grande parte do percurso fomos beirando o rio e percebemos que muitas sinalizações haviam sido retiradas, fazendo ser difícil se localizar em alguns momentos.
Depois de 15 minutos de trilha, passamos por uma primeira bifurcação onde viramos à direita, em seguida atravessamos o rio e pouco tempo depois em outra bifurcação com placa e informações da trilha Transcarioca, nessa fomos para a esquerda.
Mais perto da cachoeira vai ficando mais difícil de se localizar, não existe nenhuma placa indicando o local que devemos sair da trilha principal para pegar o outro caminho para cachoeira. Como estávamos com guia local, foi muito tranquilo. Se não estivéssemos com ele, acredito que a gente tinha passado direto do ponto.
A partir deste desvio, fica uma boa descida até chegar à cachoeira. Esse ponto é bem escorregadio, deve-se tomar cuidado.
Após uma caminhada de aproximadamente 1h30, chegamos até a belíssima Cachoeira do Campo. Ficamos surpresos com sua beleza. Nela é possível escolher entre 3 quedas d’água como recompensa ou fazer como a gente, experimentar todas. É sério, não tem nada igual!
Além disso, ela conta com um espaço amplo e aberto, possibilitando uma ótima exposição ao sol e um poço de 1 metro de profundidade para nadarmos à vontade.
Pegamos o caminho de volta na mesma trilha e chegamos até o Poço do Mamilo, que recebeu esse nome porque era bem fundo, a água chega a bater na altura do peito. Porém, as chuvas que tiveram na região trouxeram muita areia e, com isso, ele ficou bem mais raso, batendo na minha canela. Apenas próximo da queda d’água é que estava mais fundo.
Um outro lugar que paramos na descida foi o Poço da Preguiça, fica a 5 minutos do Poço do Mamilo. Ele tem um poço maior embaixo e na parte de cima outro menor, que estava com sol e ficamos nele.
Voltamos para a represa lá do início e tomamos banho na parte que não é proibido. De lá, seguimos para a entrada do parque onde encerramos o nosso passeio.
Confira o vídeo:
? MEU BLOG:
https://www.vamostrilhar.com.br/
? MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar
Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar
Pinterest – https://www.pinterest.com/vamostrilhar
Tiktok – https://www.tiktok.com/@vamostrilhar
? CANAL DO TELEGRAM: https://t.me/vamostrilhar
? GRUPO DO FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/700736483347493
? SE INSCREVE AQUI NO CANAL: http://bit.ly/24Q5stg