Conheça tudo sobre a trilha do Vulcão Lascar – Atacama – Chile

Tempo de leitura: 9 minutos

Conheça tudo sobre a trilha do Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Um dos programas que mais impressionam e contrastam com a natureza do Brasil é ter a oportunidade de ver de perto um vulcão ainda em atividade. E isso é bastante possível e está muito mais perto de nós do que você imagina com o Vulcão Lascar no Chile.

Localizado no deserto do Atacama, no Chile, o Vulcão Lascar é uma aventura que se torna bastante acessível aos aventureiros brasileiros.

Em tempo: nós aqui do Vamos Trilhar estivemos na região em parceria com a Fui Gostei Trips — ao final deste post, confira mais detalhes e aproveite nosso cupom de descontos.  

A seguir, você vai conhecer todas as características desse atrativo turístico incrível e também ter algumas dicas para explorá-lo em grande estilo. 

Continue lendo para entender!

Sobre o Vulcão Lascar

Sobre o Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O vulcão Lascar, localizado a cerca de 32,5 km a sudeste da vila de Toconao, é o vulcão mais ativo nos Andes centrais e é caracterizado por atividade fumarólica persistente, ocasionais erupções vulcânicas e a vapor.

Com seus incríveis 5.600 metros de altitude, o Lascar (língua de fogo) é considerado o vulcão mais ativo do norte do Chile (última erupção em 2007), e pode ser visto de diversos pontos do Atacama, inclusive de San Pedro.

Desde 1984, houve quatro ciclos de construção de cúpulas de lava dentro da cratera do cume, subsidência da cúpula e erupções vulcânicas a plinianas. Isso culminou na maior erupção histórica de Lascar nos dias 19 e 20 de abril de 1993, que enviou cinzas para o Sudeste Asiático até Buenos Aires.

Desde então, o vulcão produziu novas erupções vulcânicas em dezembro de 1993, julho de 1995 e julho de 2000, e uma mudança na morfologia com a abertura de uma fratura no cume.

Uma série alongada de seis crateras sobrepostas, tendendo a nordeste, constitui uma cume, dando ao vulcão uma aparência plana e plana do chão. Uma cratera ativa está localizada perto do centro deste cluster. Tem cerca de 800 metros de diâmetro, 300 m de profundidade e a borda da cratera está a uma altitude de cerca de 5.400 m.

Grandes fluxos de lava ocorrem no vulcão, particularmente nas encostas norte e oeste; o mais conspícuo se estende por cerca de 6 km pelos flancos do norte até alguns quilômetros da vila de Talabre.

Atualmente, Lascar é o único vulcão da região a entrar em erupção de lava. A última grande erupção foi registrada em 2007, mas, apesar de não visível, ele está sempre em atividade. 

O caminho até o vulcão Lascar

O caminho até o Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Considerando que o Chile é um dos países que mais possui vulcões no mundo, milhares de formações vulcânicas se encontram neste país com geografia interessantíssima a explorar.

Desses milhares de vulcões, aproximadamente uma centena destes ainda se apresentam em atividade, como é o caso do vulcão Lascar, que em meados de 2005 obteve erupções consideráveis na região.

Partindo desde San Pedro de Atacama, cerca de 140 km separam o ponto de encontro turístico da atração vulcânica. 

Entretanto, é necessário bastante preparo e cuidado durante a realização deste trajeto, pois o vulcão é um ponto bastante alto possuindo cerca de 5600 metros, razão pelo qual pode ser admirado desde muito longe na natureza árida do deserto do Atacama.

O preparo para a subida do vulcão Lascar

O preparo para a subida do Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Em função da subida ser repleta de segredos e ser considerado como arriscado em função da altitude, não é recomendado fazer este roteiro sem o acompanhamento de guias turísticos, pois nada como estar acompanhado por guias que já possuem experiência e podem conduzir pelos trajetos mais seguros durante esta aventura.

Para isso, a roupa é um dos elementos mais importantes neste trekking, visto que o vento na região é bastante severo e o preparo no dia anterior a esta programação também é crucial para o desempenho do grande dia.

A saída para o vulcão

A saída para o Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Os pacotes de guia pela região iniciam as atividades logo ao amanhecer, pois esta é uma programação que necessita ser realizada com bastante tranquilidade e programação. Acordamos ainda de madrugada para começar nosso passeio. Saímos 5h30 do hostel para pegar o transporte da Fui Gostei Trips até o início da trilha.

Um dia antes de fazer a trilha houve uma mudança no local onde fica a entrada para a trilha, agora possui uma estrutura com banheiro (acredite, é muito importante) que você pode parar antes de seguir até o ponto onde tomamos café da manhã. Tivemos que pagar 10.000 pesos chilenos por pessoa na entrada do atrativo para poder fazer a ascensão, além do guia contratado com a agência.

Uma informação importante: depois deste ponto, só existe banheiro inca. Ou seja, tem que fazer suas necessidades no mato.

Laguna Lejia

A Laguna Lejia - Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Depois de 1h20 de estrada chegamos até a Laguna Lejia, uma das mais bonitas que vimos em toda a viagem. 

Admirando a Laguna Lejia - Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Logo abaixo do vulcão, foi possível contemplar as maravilhas da lagoa que refletiam a imensidão azul do céu, fazendo espelhos d’água, com diversos flamingos, que nos deram a sensação de que inúmeras maravilhas nos esperavam pela frente. Deste ponto já dava pra ver a fumaça saindo do topo do Vulcão Lascar.

Tomando café da manhã na Laguna Lejia - Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Também aproveitamos para tomar café da manhã na beira da laguna e levamos o nosso chá de chachacoma para ajudar a amenizar os efeitos da altitude. O gosto não é muito agradável. O que tinha disponível no nosso café da manhã: chá de Chachacoma, pão, queijo, ovo cozido, salame, abacate e outros chás.

Como todo trilheiro deve saber, o consumo de alimentos durante a subida é de extrema importância, portanto alimente-se bem e hidrate-se para apreciar as surpresas deste lugar.

A caminhada vulcânica pelo Atacama

Iniciando a subida da trilha do Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Depois do café, pegamos mais 30 minutos de estrada até a base do vulcão, onde começamos a trilha. O início do trajeto geralmente é feito por veículos, para economizar tempo e poupar as pernas dos muitos metros a serem percorridos posteriormente. Neste ponto, já estávamos há 4.914 metros de altitude.

Colocamos os equipamentos de segurança, capacete e bastões de caminhada, ouvimos as orientações do guia e nos preparamos para subir.

O trajeto da subida

Subindo a trilha do Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Já no início da subida o guia nos informou que a trilha era até a cratera do vulcão, que já é bem puxada. Caso o grupo estivesse bem fisicamente, poderíamos caminhar até o topo, mas levaria aproximadamente 1 hora a mais.

A partir de quando a caminhada se inicia a pé, as pedras soltas do local somente reforçam a necessidade de um bom bastão e calçados para auxiliar na segurança durante o percurso.

Galera que subiu o Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Começamos a subida andando a passos bem curtos, de formiga, para evitar que o coração acelere muito e você tenha problemas. O trajeto não é tão difícil, o grande fator de complicação é a altitude.

Vale ressaltar que o caminho inteiro é uma subida bem íngreme e vamos subindo em ziguezague, para o esforço não ser tão grande. É muito importante beber muita água durante todo o trajeto para ficar bem hidratado e abaixar a pressão do cérebro, para evitar o soroche.

Paradas no meio do caminho

Paradas no meio caminho da trilha Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Depois de 1h18 de caminhada fizemos uma parada para um breve descanso e lanche, estávamos 5.217 metros de altitude e o ar estava muito rarefeito. Estava difícil de respirar. Durante toda a subida, diversas paradas são realizadas para que a gente possa recuperar o fôlego e admirar também a paisagem do local coberto de pedras.

Vista do meio do caminho da trilha do Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Sem dúvidas foi uma grande superação chegar lá em cima e é uma vista inacreditável. É muito lindo, é algo diferente de tudo que já havíamos visto na vida. Não conseguimos conter a emoção e choramos muito.

O topo do Vulcão Lascar

Vista do Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Levamos cerca de 3h48 de caminhada para chegar ao tão sonhado topo do vulcão, que nos rendeu momentos inesquecíveis sobre uma das paisagens mais desejadas do Atacama.

Vista do Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Não sabemos ao certo qual a distância que percorremos andando. O guia nos falou que foram 8km, mas acredito que estava brincando com a gente. Pelo que pesquisamos, foram 2,5 km percorridos de subida.

Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Não conseguimos ficar muito tempo próximo à cratera pois a dor de cabeça estava começando a aparecer e o cheiro de enxofre começou a ficar muito forte, já que a fumaça do vulcão começou a descer. Com isso, iniciamos a nossa descida.

Descida

Descida do Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Achamos que ia ser bem tranquilo, é o ditado: “pra descer todo Santo ajuda”. Mas, parecia que não ia acabar nunca. Foi nela que a dor de cabeça ficou mais forte. Sentia a cabeça latejando. Precisamos até dar uma cochilada no carro durante o caminho para San Pedro para aliviar um pouco.

Viajando para o deserto do Atacama com a Fui Gostei Trips

Como você viu, o Vulcão Lascar é um atrativo que não pode faltar no roteiro de viagem de quem gosta de aventura e quer adrenalina na região do Atacama. Talvez você esteja se perguntando como pode organizar sua trip para essa que é uma áreas mais emblemáticas da América do Sul.

Este foi um passeio de dia inteiro, na modalidade aventura. Vale muito a pena cada perrengue passado, repetiria com certeza tudo isso, mas com mais preparo físico. Antes de fazer essa trilha recomendo que busque orientações médicas para evitar surpresas. Pessoas já morreram neste local.

Sugerimos que você faça como a gente aqui do Vamos Trilhar: viaje com a Fui Gostei Trips. Ao escolher a Fui Gostei Trips para sua aventura, você vai contar com roteiros escolhidos a dedo; além disso, a equipe atende em português e dá todo o suporte que os viajantes merecem.

Não importa se você vai sozinho, em dupla ou em grupo; visite o site da Fui Gostei Trips e solicite um orçamento para o pacote de viagens dos seus sonhos. Nós recomendamos muito!

→ Use o cupom de desconto VAMOSTRILHAR10

Que tal, você encararia um trekking no Vulcão Lascar? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *