Tempo de leitura: 4 minutos
A trilha da Praia de Dois Rios, em Ilha Grande, é uma aventura muito legal de se aproveitar para quem passa uns dias na região. Neste artigo, você vai ver um roteiro básico para curti-la ao máximo.
Continue lendo para conferir os principais pontos da trilha da Praia de Dois Rios, os cuidados que você deve tomar e muito mais!
A Praia de Dois Rios, em Ilha Grande
A Praia Dois Rios é fascinante, tem areia fina e amarela ao longo de 1 km. Ela recebeu esse nome por possuir um rio em cada ponta.
O Rio da Direita, do ponto de vista de quem olha para o mar, tem a coloração mais verde esmeralda. Particularmente, foi o que achei mais bonito, além de ser mais amplo.
Já o Rio da Esquerda, tem água mais dourada e a piscina para tomar banho é um pouco menor.
Nos dias do sol, a cor da água da praia é de um azul fluorescente que emociona os corações mais duros. É ideal para praticar mergulhos, surf moderado, pescar ou simplesmente relaxar no mar e/ou na água doce dos rios.
Não é em vão que a Praia de Dois Rios é sempre lembrada como um dos lugares mais bonitos de Ilha Grande. A vista para o mar desde a praia é surpreendente e rende excelentes fotografias – quem precisa do Caribe quando se está ali?
A trilha da Praia de Dois Rios
A trilha para chegar lá tem 8km de extensão pra ir e os mesmo 8km pra voltar. Você ainda pode encontrar um atalho nela, que fica logo na descida, perto de um bambuzal, que já vai sair lá no Poço dos Soldados e vai economizar um bom tempo.
Veja, a seguir, um roteiro de trilha para chegar até a Praia de Dois Rios e explorá-la com aventura máxima!
Saia do Abraão
Partindo da Enseada (ou Baía) do Abraão, você vai chegar à Praia de Dois Rios em até duas, no máximo, três horas. São cerca de oito quilômetros de caminhada. O começo da trilha fica na parte de trás do vilarejo, mais pra perto da escola que existe por lá. Você vai passar perto de um campo de futebol e vai ver a placa indicativa de que ali começa a trilha.
Pegue a Estrada da Colônia
Pegue a Estrada da Colônia, que é a mesma usada para ir ao Pico do Papagaio e a outras praias da Ilha Grande. É uma estradinha estreita de terra. No caminho, você vai encontrar macaquinhos, pássaros e alguns insetos (não esqueça do repelente).
Pare para descansar na Curva da Morte
Depois de mais ou menos uma hora de subida, você vai chegar no ponto conhecido como Curva da Morte — conta-se que um caminhão que transportava oficiais do presídio caiu de lá causando a morte de várias pessoas. A vista dali é linda.
Na volta, para chegar mais rápido à Enseada do Abraão, você pode pegar um atalho dali da Curva da Morte. Mas, atenção: é uma descida bastante íngreme; tome cuidado!
Aproveite o “atalho do bambuzal”
Depois de uma hora e meia de subida, mais ou menos, você vai começar a descer. Vai ver um bambuzal bem grande. Ali tem um atalho que vai te poupar até 30 minutos de trilha. Aproveite e desça por ele!
Além de ser mais rápido, a trilha também é muito bonita e mais fresca, já que você não vai ficar exposto ao sol como na estrada.
Refresque-se no Poço dos Soldados
Vinte minutos depois, você vai sair na estrada. Ali mesmo há o chamado Poço dos Soldados, que, como contam os nativos, era o lugar onde os soldados do presídio costumavam se banhar.
É um pocinho bem raso, com fundo avermelhado, abastecido por uma pequena queda d’água e rodeado por diversas rochas, algumas bem grandes. É um lugar bem refrescante, aproveite!
Pronto, você chegou ao Vilarejo de Dois Rios
Depois de sair do Poço dos Soldados, você vai caminhar mais 5 minutos até sair no Vilarejo de Dois Rios. Um pouco antes você ainda vai ver a placa indicativa da trilha que leva para a Praia do Caxadaço.
Você vai perceber que a maioria das casas ali está fechada. É uma espécie de “cidade fantasma”, a população residente é bem pequena.
Finalmente, depois de atravessar o vilarejo, você vai chegar à Praia de Dois Rios!
Antigo Presídio de Dois Rios
Historicamente, o que se sabe é que a Vila de Dois Rio foi uma prisão de segurança máxima do estado do Rio de Janeiro — os mais velhos ainda a chamam de Ilha do Presídio. Os historiadores dizem que isso fez com que a Ilha Grande se mantivesse preservada numa época em que as preocupações com a ecologia não existiam.
Hoje toda a pequena vila velha de Dois Rios e mal conservada é propriedade do estado do RJ e é gerida pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Que tal, ficou com vontade de fazer a trilha da Praia de Dois Irmãos? Conte pra gente nos comentários!