Tempo de leitura: 6 minutos
Atins é um Éden tropical no nordeste do Brasil, mais precisamente no estado do Maranhão — bem próximo aos Lençóis Maranhenses!
O povoado também uma das opções para os turistas que vão aos Lençóis e preferem programações pacatas, longe da frequentada Barreirinhas. É um destino escolhido por visitantes que querem conhecer uma outra perspectiva da região, a tranquilidade e a tradição deste local são, sem dúvida, seus pontos mais fortes.
Com uma identidade preservada e constituída por inúmeras culturas que passaram pelo local, Atins é um destino que tem de tudo para surpreender quem passa por lá sem perder e a cada ano que passa vem caindo no gosto dos visitantes sem perder em nada para as outras localidades da região.
Sobre Atins
Atins é uma cidade muito pequena em estado de transição. As placas “Vende-se” são pintadas em muitas casas e os espaços “projetados”, mesmo quando prestam homenagem aos materiais e tradições locais, se destacam da rusticidade do local.
Outrora uma pequena vila de pescadores, o turismo de Atins tornou-se o principal meio de vida de seu povo. No momento, não há ruas pavimentadas ou placas de rua, e percorrê-la ainda dá a sensação de estar vivendo um tempo remoto.
A vila de Atins é rodeada praias, dunas e lagoas de águas cristalinas que se formam durante o período chuvoso. E ela também é considerada a porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Como chegar a Atins
Partindo desde Barreirinhas, há inúmeras opções de transportes para o povoado, incluindo ônibus e veículos de preferência com tração nas rodas.
Quando ir a Atins
A região dos Lençóis Maranhenses possui praticamente duas estações: verão e inverno. O inverno é a estação chuvosa, quando a temperatura normalmente varia entre 24°C e 32°C, pois os dias de chuva pesada se misturam com os dias ensolarados.
A estação chuvosa geralmente começa em meados de janeiro, acumula-se até março, com chuvas mais intensas em abril e maio, até junho.
Durante esse período, as lagoas e vales entre as dunas do Parque Nacional se enchem. O mesmo acontece com as áreas mais baixas de Atins e algumas das trilhas até a vila que conduz pelos Lençóis. Até abril/maio, as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão totalmente cheias.
Em julho, o verão entra em ação e os ventos em terra começam a aumentar a uma velocidade constante de 15 a 30 nós. Os visitantes podem esperar sol e temperaturas entre 30°C e 35°C.
→ A melhor época, portanto, vai de junho até o final de setembro. Dá para arriscar ir em meados de outubro, mas fique sabendo: muitas das lagoas terão evaporado.
11 passeios para fazer em Atins
Confira abaixo algumas das razões pelas quais este roteiro deve estar incluído na sua passagem pelo Maranhão.
1. Circuito Lagoas de Atins
Menos frequentadas que as lagoas de Barreirinhas, as lagoas de Atins possuem menos banhistas e podem ser desfrutada pelos visitantes quase que com exclusividade, portanto não deixe de aproveitar este paraíso particular.
2. Canto do Atins
Podemos dizer que o pôr do sol desde este lugar é uma das cenas inesquecíveis da região, local em que o sol esconde-se por trás das dunas formando um cenário de beleza exuberante. Porém, só aproveitar essa praia em qualquer hora do dia já é um grande atrativo.
3. Alugar quadriciclo
Para os amantes de aventura, não deixe de desfrutar deste roteiro sem conhecer o lado radical dos quadriciclos que deslizam sobre as areias dos Lençóis Maranhenses.
4. Kitesurf
Outra modalidade esportiva muito comum na região é o Kitesurf, para isso, prefira dias de sol para deslizar sobre as águas de uma forma bastante inusitada.
5. Praia de Atins
A praia do Atins é outro lugar em que os visitantes aproveitam para desfrutar do pôr do sol e o trajeto até o local pode ser feito em uma caminhada.
6. Cavalgada
Outra programação comum são as cavalgadas na região, indicada para os amantes dos animais e certamente uma forma original de conhecer a comunidade.
7. Praia de Caburé
Outro destino com ponto de parada garantido é a praia de Caburé, com águas claras e quentes que convidam os visitantes a um mergulho em dias de altas temperaturas.
8. Revoada dos Guarás
Ao final do dia, a revoada dos guarás é um espetáculo à parte. Um verdadeiro presente da natureza que colore o céu em tons de vermelho com o retorno das aves às árvores antes do adormecer.
9. Plânctons Luminescentes
Se engana quem pensa que não existe luminosidade embaixo d’água. Isso porque na região podem ser encontrados os plânctons que armazenam luminosidade durante o dia e, durante a noite, em função do movimento na água liberam energia em forma de luz compondo um cenário mágico e exclusivo à olho nu, o fenômeno não pode ser captado com perfeição por câmeras fotográficas.
10. Trekking Atins x Santo Amaro
As principais diferenças entre os trekkings entre Atins e Santo Amaro se relacionam com a frequência de visitantes, visto que em Atins a programação pode ser aproveitada com muito mais tranquilidade.
11. Rota das Emoções
Atins é uma das paragens da Rota das Emoções, percurso que cruza diversos cenários com paisagens paradisíacas do nordeste brasileiro.
O que fazer em Atins: respostas para as perguntas mais frequentes
Devo fazer passeios privativos ou compartilhados?
Devido à menor frequência de turistas, prefira passeios compartilhados, desta forma ainda que os passeios sejam em grupos não haverá muitas pessoas e os valores poderão ser compartilhados.
Quantos dias ficar em Atins?
Se você estiver hospedado em Barreirinhas um ou dois dias são ideais para visitar a cidade, lembrando que os preços no local são mais elevados.
O que levar para Atins?
Opte sempre por carregar consigo alimentação e bebidas, entretanto, na região é possível experimentar pratos tradicionais da gastronomia do Maranhão nos restaurantes típicos encontrados.
Atins ou Barreirinhas?
Se você procura por tranquilidade, certamente a encontrará em Atins. Caso contrário, se seu programa necessita de maior agitação, Barreirinhas é um melhor destino para você.
Onde ficar em Atins
A região dispõe de pouca hotelaria e pousadas, portanto programe-se com antecedência e prepare-se para desembolsar preços mais elevados em comparação com Barreirinhas.
Onde comer em Atins
Para provar do melhor da gastronomia regional, restaurantes como o Cabana de Peixe e o Restaurante da Luzia estão entre os mais visitados.
→ Leia também: Conheça tudo sobre o passeio de Atins nos Lençóis Maranhenses – MA!
Que tal, conseguimos te mostrar o que fazer em Atins? Ficou com vontade de incluir esse destino em seu roteiro de férias nos Lençóis Maranhenses? Deixe seu comentário!