Tempo de leitura: 7 minutos
Muita gente não imagina a quantidade de passeios que podem ser realizados na região dos Lençóis Maranhenses. Isso tem a ver com o desconhecimento que, em geral, temos sobre esse imenso Brasil, e também com as divulgações “caricatas” que a mídia costuma fazer.
Neste artigo, resolvemos mostrar um top 7 de lugares que são imperdíveis nesta região do Maranhão. Temos certeza que o seu sonho de viver essa experiência irá para as alturas, pois são atrativos realmente impressionantes.
Em 2019, nós aqui do Vamos Trilhar fomos aos Lençóis Maranhenses e exploramos a região com muito prazer. Tanto que produzimos uma série de conteúdos que você pode encontrar aqui no blog.
Confira, a seguir, nossas dicas bem detalhadas!
Sobre Lençóis Maranhenses
O nome desse parque nacional de 1.550 km quadrados refere-se a suas imensas extensões de dunas, que parecem lençóis espalhadas pela paisagem. Elas se estendem por 70 km ao longo da costa e até 50 km para o interior.
Localizados a meio caminho entre São Luís e a divisa com o Piauí, os Lençóis Maranhenses são um lugar espetacular, principalmente de maio a setembro, quando a chuva filtrada pela areia forma milhares de piscinas e lagos cristalinos entre as dunas.
As lagoas estão no seu melhor em junho, julho e agosto. O parque também inclui praias, manguezais e alguma fauna interessante, especialmente tartarugas e aves migratórias.
Aqui está uma listinha rápida de curiosidades sobre os Lençóis Maranhenses:
- o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses cobre uma área de 1550 quilômetros quadrados e inclui 70 quilômetros de litoral;
- o acesso aos Lençóis Maranhenses só é possível com veículos com tração nas quatro rodas;
- as dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses podem atingir alturas de 40 metros;
- não há banheiros em todo o Parque Nacional;
- apesar da área parecer um deserto, não é. A região está sujeita a uma estação chuvosa regular durante o início do ano;
- as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão cheias de água da chuva.
- os Lençóis Maranhenses serviram como parte das locações de um filme indiano de ficção científica chamado “Enthiran” — confira o trailer aqui, e o filme todo aqui.
→ Leia também: Lençóis Maranhenses: o que fazer em 7 dias!
7 passeios que você precisa conhecer na região dos Lençóis Maranhenses
1. Betânia – Santo Amaro
O Circuito da Lagoa Betânia, em Santo Amaro do Maranhão, é um atrativo obrigatório para quem vai aos Lençóis Maranhenses. Trata-se de uma série de lagoas, com a Lagoa Betânia sendo a principal e impressionando com suas águas cristalinas.
Também faz parte deste passeio ir até o povoado de Betânia.
→ Duração: o passeio à lagoa tem uma duração aproximada de uma hora, sendo bastante viável para aproveitar muito — claro, se você quiser, pode passar o dia todo lá.
→ O que você vai conhecer: além de se deliciar com a paisagem, nós garantimos que você vai gostar muito de visitar o povoado, almoçar em um restaurante local e até descansar em uma rede.
→ Dê o play neste vídeo para ter uma boa noção do que vai encontrar em Betânia:
2. Passeio de lancha pelo Rio Preguiças – Barreirinhas
Nós temos certeza que você também vai gostar muito de fazer o passeio de lancha pelo Rio Preguiças, em Barreirinhas.
Trata-se de uma aventura para começar cedo, por volta das 8 da manhã. Parte-se do cais da beira rio de Barreirinhas para diversas localidades da região.
→ Duração: é um passeio para um dia todo.
→ O que você vai conhecer: você vai passar por Vassouras, onde há uma boa estrutura turística; também o Farol do Mandacaru (que na nossa viagem estava fechado). Em Caburé, você poderá comprar artesanatos e também fazer passeios de quadriciclo — a localidade fica entre o rio e a praia, uma passagem incrível.
→ Veja como foi o nosso passeio de lanchas pelo Rio Preguiças, em Barreirinhas, durante nossa viagem pelos Lençóis Maranhenses:
3. Lagoa das Andorinhas e Gaivota – Santo Amaro
Em Santo Amaro do Maranhão, o Circuito da Lagoa das Andorinhas e Gaivota também são passeios imperdíveis. Normalmente, os turistas saem de Betânia, atravessam o Rio Alegre em barquinho e depois vão de veículo 4×4.
A primeira parada é a Lagoa das Andorinhas, uma das maiores dos Lençóis (cerca de 1 km). Subindo a duna, você poderá ter uma boa ideia da amplitude do lugar, e apreciar a paisagem incrível!
Depois, a próxima parada é a Lagoa da Gaivota, que já foi uma das maiores, mas agora está menor devido ao avanço das areias e da vegetação.
→ Duração: tire uma manhã ou uma tarde toda para fazer o Circuito da Lagoa das Andorinhas e Gaivota.
→ O que você vai conhecer: você vai passar pela Lagoa das Andorinhas, pela e Lagoa da Gaivota. No mesmo passeio, também vai à Lagoa do Peixe, que tem a característica de ser bastante funda (até 3 metros de profundidade).
→ Confira nosso registro desse passeio incrível:
4. Circuito Lagoa Azul – Barreirinhas
O Circuito Lagoa Azul — que faz parte da Rota das Emoções — em Barreirinhas, é também imperdível. Localizado em Barreirinhas, este passeio contempla a lagoa que lhe dá nome e também uma série de outras.
→ Duração: reserve uma manhã ou tarde toda para desfrutar do Circuito Lagoa Azul.
→ O que você vai conhecer: neste passeio, você vai se encantar com a Lagoa Azul em si, que é impressionante e imponente. Antes de chegar até ela, você vai passar pela paradisíaca Lagoa dos Toyoteiros, também pela Lagoa do S (que tem um formato em S mesmo).
→ Veja como foi o nosso passeio pelo Circuito Lagoa Azul:
5. Circuito Lagoa Bonita – Barreirinhas
Ainda em Barreirinhas, não deixe de fazer o Circuito Lagoa Bonita. Esse passeio tem uma travessia por balsa (Balsa Maria Basto; cerca de 10 minutos). Em seguida, são mais 17 km de estrada, o que torna a experiência ainda mais dinâmica e incrível.
→ Duração: reserve toda a manhã ou a tarde para vivenciar o Circuito Lagoa Bonita sem pressa de ser feliz.
→ O que você vai conhecer: neste passeio você vai passar por diversas lagoas paradisíacas — Lagoa do Clone, onde foram gravadas cenas da famosa novela; e Lagoa Bonita, com suas dunas incríveis e uma água cristalina muito convidativa.
6. Passeio por Atins
Já em Atins, cidade que também faz parte da Rota das Emoções, você vai se deparar com um passeio bastante inusitado. O trajeto até chegar lá parece um labirinto, com destaque para as inúmeras dunas nos arredores.
→ Duração: é um passeio para um dia todo, no mínimo.
→ O que você vai conhecer: além de apreciar Atins em si, você também vai ver Caburé, poderá fazer passeios de quadriciclo, almoçar em um restaurante típico, mergulhar sem pressa no Canto de Atins; e, ainda, se deliciar com as águas cristalinas da Lagoa do Bode Velho.
→ Confira, no vídeo a seguir, como foi nossa aventura por Atins:
7. Sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses
E para fechar com chave de ouro, que tal fazer um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses. Essa aventura é super viável.
Para tal, contrate a empresa Voar Fotografia Aérea, que faz sobrevoos com até 4 pessoas.
→ Duração: este passeio estará entre os 30 minutos mais incríveis da sua vida. Certeza!
→ O que você vai conhecer: em nossa viagem, nós escolhemos uma rota na qual é possível avistar o Rio Preguiças, Vassouras, Mandacaru, Caburé, Pequenos Lençóis, Parque Eólico, Atins e vários lençóis. Existem outras rotas oferecidas pela empresa que chegam a dar a volta por todo parque e com uma duração bem maior.
→ Dê o play neste vídeo onde mostramos o sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses!
Que tal, o que você achou das nossas dicas de 7 passeios incríveis que você não pode deixar de fazer nos Lençóis Maranhenses? Deixe seu comentário!