Tempo de leitura: 6 minutos
O passeio pelas lagoas da Gaivota e Andorinhas, as mais famosas de Santo Amaro/MA, não pode ficar de fora da programação de quem vai passar uns dias nos Lençóis Maranhenses.
Por estarem localizadas próximas à cidade, o acesso pode ser facilmente realizado por veículos que possuem tração nas rodas.
Caso você goste de percorrer trajetos trajeto feito a pé, a fim de explorar em detalhes a região, é possível também ir caminhando a esta localização.
Em Agosto de 2019, nós fomos à região dos Lençóis Maranhenses; e mostramos tudo nos stories do nosso Instagram e também no canal no YouTube.
Aqui no blog resolvemos contar tudo o que você precisa saber para que o passeio pelas lagoas da Gaivota e Andorinhas, em Santo Amaro, seja muito bom.
Confira tudo a seguir!
Os Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ainda é uma das áreas mais surpreendentemente belas e intocadas do Brasil.
Presente no litoral maranhense do nordeste brasileiro, a área é formada por dunas que dividem espaços com lagoas que convidam os turistas a um mergulho nas águas doces em meio à imensidão de areia.
Em função do acúmulo das águas da chuva durante os primeiros meses do ano, as lagoas são formadas entre as dunas do “deserto” nordestino brasileiro.
A partir de 1980, foi criado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com o intuito de proteger a área e assegurar a conservação desta formação natural que constitui um bioma raríssimo de se encontrar em outras regiões.
Como chegar nos Lençóis Maranhenses e onde se hospedar
Quase todas as viagens a Lençóis Maranhenses começam com uma parada na capital do Maranhão, São Luís, a maior cidade da região.
A cidade é conhecida como a capital brasileira do reggae e possui influências francesas, holandesas e portuguesas do período da colonização européia no país. Logo, também é recomendado curtir um pouco de São Luís antes de ir aos Lençóis.
Você pode voar para São Luís diretamente do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
A viagem de ônibus (vários saem diariamente do aeroporto) ou de carro de São Luís aos Lençóis Maranhenses costuma durar aproximadamente 4h30.
Enquanto explora o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, você pode ficar nas cidades de Barreirinhas ou em Santo Amaro.
Hospede-se onde se hospedar, saiba que a maioria de seus passeios será realizada a partir do hotel ou pousada, o que facilita a logística.
Santo Amaro
Santo Amaro do Maranhão é um município de pouco mais de 15 mil habitantes. Apesar de pequena, conta com uma estrutura razoável de serviços — pousadas, restaurantes, farmácias, agências de receptivo e prestadores de serviços credenciados (veículos 4×4) junto Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria Municipal de Turismo para operar no Parque.
Como chegar a Santo Amaro saindo de São Luís
Saindo de São Luís, o acesso a Santo Amaro se dá pela BR 135, depois pela MA 402 e, por fim, mais 36 km de estrada de asfalto bastante tranquila e segura.
Como ir de Barreirinhas para Santo Amaro
Digamos que você opte por se hospedar em Barreirinhas.
O transporte entre Barreirinhas e Santo Amaro pode ser feito por carro ou ônibus.
Vale ressaltar que caso a viagem seja realizada de carro, os visitantes têm a oportunidade de parar em outros pontos turísticos antes de se dirigirem ao destino.
O passeio das Lagoas da Gaivota e Andorinhas
Em função da permissão de passeio de automóveis nas dunas do local, esta programação sempre estará repleta de visitantes que se dirigem ao local em função da facilidade do acesso.
Logo, os turistas geralmente optam por transporte em automóvel, lembrando que devido à proximidade com a cidade este roteiro pode ser facilmente feito a pé.
Uma das entradas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, as lagoas da Gaivota e Andorinhas são pontos de parada obrigatórios.
Confira, a seguir, os detalhes desta aventura!
Início do passeio
Depois de almoçar no povoado de Betânia, descansamos um pouquinho na rede para recuperar as energias do passeio que fizemos na parte da manhã pelas lagoas próximas à Betânia.
Pegamos o barquinho para atravessar o Rio Alegre e voltar para o veículo 4×4 e continuar o passeio.
Lagoa das Andorinhas
A primeira lagoa que paramos neste passeio foi a Lagoa das Andorinhas, com água muito cristalina, em tons azuis esverdeados, e é uma das maiores dos Lençóis Maranhenses com cerca de 1km de extensão.
É possível subir a duna pra vê-la praticamente toda. Acho que a única forma de ver por completo é só com o drone mesmo.
Lagoa da Gaivota
A segunda parada foi para ver a Lagoa da Gaivota. Não ficamos muito tempo nela, foi mais para contemplação.
O guia nos explicou que ela já foi a maior lagoa do roteiro com 2km de extensão mas, com a ação da natureza, a areia acabou tomando o lugar da lagoa e ela ficou menor. Ela recebeu esse nome pois existe uma duna onde acontece as reproduções das gaivotas.
Lagoa do Peixe
A terceira parada do passeio foi a Lagoa do Peixe, onde passamos a maior parte do passeio e ainda subimos até seu ponto mais alto para assistir um belo pôr do sol.
Ela era bem mais funda que as outras que a gente visitou, chegando a 3 metros de profundidade.
Pôr do sol
Visto de um lugar de natureza singular, o pôr do sol ganha um significado especial.
Isto porque o sol se põe entre as areias claras dos Lençóis formando uma cena cinematográfica.
Volta para Barreirinhas
Depois do pôr do sol encerramos nosso passeio voltando de Santo Amaro para Barreirinhas e, no meio do caminho, ainda vimos os raios de sol pintando o céu. Sem dúvidas, um dos melhores passeios que fizemos.
Passeio das Lagoas da Gaivota e Andorinhas: preços e outras dicas
Confira agora algumas dicas sobre como este passeio pode ser melhor aproveitado durante a sua estadia no local.
Quanto tempo dura o passeio
Para um bom aproveitamento do passeio indicamos meio dia para que todas as lagoas e a região seja desfrutada com tranquilidade.
O que levar para o passeio
Em função da falta de restaurantes e outros locais para a compra ou consumo de alimentação ou bebidas, lembre-se de sempre levar consigo água e qualquer outro alimento.
Qual a melhor época
A alta temporada na região inicia-se com a chegada do segundo semestre. Portanto, prefira os meses entre julho e setembro para aproveitar ao máximo esta experiência pelo litoral nordestino.
Quanto custa o passeio
O custo do passeio tem preços que variam entre R$60,00 e R$80,00 por pessoa. (preços de 2019)
Que tal, nós conseguimos te mostrar como é o passeio das lagoas da Gaivota e Andorinhas? Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em deixar seu comentário!