Tempo de leitura: 4 minutos
A Cachoeira Véu de Noiva é uma das grandes atrações de Visconde de Mauá, no estado do Rio de Janeiro. É lindíssima e para chegar até ela a trilha é bem tranquila, inclusive pode ser feita por crianças.
Nós estivemos por lá há pouco tempo e registramos tudo em vídeo. Por isso resolvemos trazer aqui para o blog alguns detalhes que você vai querer saber antes de viajar até essa que é uma das regiões mais paradisíacas do Brasil.
Continue lendo para entender!
Sobre Visconde de Mauá
Visconde de Mauá é um distrito da cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro.
O nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto de vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. A região inclui partes dos municípios de Resende-RJ, Itatiaia-RJ e Bocaina de Minas, no estado de Minas Gerais — as aldeias estão, em média, a 40 quilômetros dos centros dessas cidades.
Visconde de Mauá é uma localidade pequena, tem cerca de seis mil habitantes. A principal atividade econômica da região é o turismo, com mais de 100 estabelecimentos de hospedagem e dezenas de restaurantes, alguns especializados em receitas de truta e pinhão.
Esta região está localizada em uma área de preservação ambiental, na Serra da Mantiqueira, a 1200 metros de altitude.
O que fazer em 3 dias em Visconde de Mauá (levando seu pet)
O Vale do Alcantilado
A Cachoeira Véu da Noiva em Visconde de Mauá
Durante nossa viagem por Visconde de Mauá conhecemos mais um ótimo atrativo da região, a Cachoeira Véu da Noiva.
Como chegar
Depois de tomar um café da manhã bem reforçado na Pousada Bela Mauá, nossa parceria dessa viagem, pegamos estrada em direção ao Vilarejo de Maromba, pois a cachoeira fica logo após o seu centrinho. Ou seja, é depois da Cachoeira de Santa Clara, que visitamos no dia anterior e antes da Cachoeira do Escorrega que fomos em outra oportunidade.
Logo após o vilarejo do Maromba existe uma bifurcação, seguindo à esquerda é como você chegará na Cachoeira Véu da Noiva. Se for para a direita, vai acabar indo em direção ao Poção de 7 metros, à Cachoeira do Escorrega e Cachoeira dos Macacos. Às vezes existe uma certa dificuldade de estacionar o carro, portanto tente estacionar antes e ir caminhando o restante do caminho.
Na entrada existe uma placa indicando o Bar Canto do Véu, essa também é a entrada da trilha, pois é necessário passar por este bar para chegar até a cachoeira. A entrada é gratuita e você consome algo no bar apenas se quiser.
Nossa impressão sobre Cachoeira da Véu da Noiva
Para chegar à cachoeira, é necessário percorrer uma trilha de nível leve, com pequenos aclives, porém um pouco escorregadios. Durante o caminho você vai atravessar uma pequena ponte de madeira também. Recomenda-se usar calçados adequados e tomar cuidado ao caminhar, mas nós conseguimos fazer com chinelo.
A cachoeira recebe o nome de “Véu da Noiva” devido à semelhança de suas águas caindo em cascata com o véu de uma noiva. Ela é formada pelo Rio Preto e possui uma queda d’água com aproximadamente 15 metros de altura.
A cachoeira é bem bonita, com um poço raso, queda d’água de cerca de 20 metros de altura e bem gelada. Logo abaixo ainda tem uma pequena queda e a continuação do rio que é ótimo para crianças.
A gente foi pra cachoeira na hora do almoço (12h). Achamos que seria ruim pelo sol ser mais forte, mas foi ótimo porque é quando bate sol na cachoeira e faz com que o frio da água não seja tão percebido
Além da beleza natural, a área ao redor da Cachoeira do Véu da Noiva oferece uma paisagem exuberante, com uma densa vegetação de Mata Atlântica, rochas e piscinas naturais. É um local muito popular para atividades como banho, relaxamento e contemplação da natureza.
Outras duas cachoeiras de Visconde de Mauá que vale a pena conhecer
Cachoeira Dama de Honra
Abaixo da Cachoeira do Véu de Noiva há o poço Dama de Honra, que também está aos pés de uma cachoeira. Ela é muito bonita, pois é levemente inclinada, apesar de não muito alta.
Está cercada de muita vegetação e desagua num pocinho bem aconchegante e não muito fundo.
Canto do Véu – Bar ao lado da cachoeira
Depois (ou antes, por que não) de curtir muito a Cachoeira Véu de Noiva, vale a pena parar no Canto do Véu, um bar bem próximo. É um ambiente bem familiar, que oferece bebidas e petiscos.