Tempo de leitura: 17 minutos
Conhecidas mundo afora, as praias cariocas são de tirar o fôlego dos amantes da natureza. O Rio de Janeiro preserva em sua essência uma exuberância única, passaporte ideal para os aventureiros que desejam explorar este espetáculo em forma de cidade.
Pensando nisso, reunimos aqui uma apresentação rápida das 32 praias imperdíveis que certamente te farão mergulhar na riqueza que só a cidade maravilhosa pode oferecer.
Confira!
Praias cariocas da Zona Sul
1. Arpoador⠀
A praia do Arpoador se encontra na faixa de extensão das praias do Leblon e praia de Ipanema. Com águas claras e mar agitado, esta praia é um ponto de encontro para surfistas e banhistas que após desfrutarem das ondas, podem subir à pedra do Arpoador e admirar um dos cartões postais mais famosos da cidade, o pôr do sol sobre o Morro Dois Irmãos.
Além de ter fácil acesso, oferece uma das vistas mais famosas da cidade, com vista panorâmica sobre um dos pontos mais cobiçados da Zona Sul.
2. Praia do Diabo⠀
A Praia do Diabo é o céu para os surfistas. Ideal para contemplar a natureza e a pedra do Arpoador, situada bem ao lado deste local onde os praticantes de surf disputam cada uma das ondas.
Localizada entre o fim de Copacabana e o início de Ipanema, por ser uma praia menor, durante a semana não há grande movimentação de banhistas, o que faz deste um programa ideal para quem deseja aproveitar um belo dia de sol com mais tranquilidade.
Por apresentar ondas maiores, a Praia do Diabo exige que os banhistas tenham maior cuidado, mas em momentos em que as ondas estão menores, qualquer pessoa pode aproveitar esse paraíso!
3. Praia de Ipanema⠀
Conhecida internacionalmente como a eterna inspiração de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, a praia de Ipanema é parada obrigatória.
São de 2,5 km de extensão, e suas águas inspiraram filmes, novelas, músicas e ainda hoje deixam qualquer visitante apaixonado.
Dividida entre postos 8, 9 e 10, a praia de Ipanema é o ponto de encontro tradicional de moradores e turistas com intensa movimentação aos finais de semana.
O acesso à praia pode ser feito pelo bairro de Ipanema ou pelo parque Garota de Ipanema situado próximo ao Arpoador. É uma praia ideal para a prática de esportes. Em toda sua extensão há uma ciclovia que nos convida a explorar toda a orla.
4. Praia do Leblon⠀
A Praia do Leblon reserva aos visitantes vistas fantásticas sobre a cidade. Por ser a praia de maior proximidade ao Morro Dois Irmãos, este lugar é ideal para visitas com a família e para quem deseja aproveitar um dia tranquilo.
Além da tranquilidade no local, a praia também oferece aos visitantes outra surpresa: a vista sobre a orla de Ipanema e Arpoador através do mirante do Leblon, situado a poucos metros e acessível a todos.
Esta praia também é um local de encontro aos praticantes de diversos tipos de esportes e certamente é um convite para que todos desfrutem de seus encantos.
5. Praia de Copacabana⠀
Um dos destinos mais famosas do mundo, a praia de Copacabana é o cenário ideal para quem deseja lugares badalados. Imprime a beleza carioca pelos seus 4 km de extensão.
Além de ser um cartão de visitas histórico da cidade, a praia de Copacabana oferece aos banhistas ondas moderadas e uma infinidade de bares e restaurantes pela orla.
Famosa por um dos réveillons mais cobiçados do mundo, a praia de Copacabana tornou-se a primeira opção de inúmeros turistas que desejam aproveitar o mar, caminhar pelo calçadão e conhecer o Forte de Copacabana também situado na orla. Imperdível!
6. Praia do Leme⠀
Situada no princípio da praia de Copacabana, a praia do Leme não conta com a mesma movimentação apesar de estar situada na mesma orla. Com águas tranquilas, esta praia encontra-se próxima à Pedra do Leme, que além de dar nome ao bairro, garante uma vista fantástica sobre o mar e a cidade.
Para explorar o local, sugerimos a visita ao Forte Duque de Caxias e um bom mergulho nas águas tranquilas que esta praia possui. Aos amantes da pesca, o Leme reserva a pesca de arremesso situado nesta maravilha de águas salgadas no centro da Zona Sul.
7. Praia do Vidigal
Apesar de ser uma das praias menos frequentadas da Zona Sul, este lugar tem potencial para lhe surpreender. Para se chegar à praia, o acesso é via escadaria situada na Av. Niemeyer ao lado do Hotel situado no local.
Frequentada majoritariamente por hóspedes do hotel e moradores do Vidigal, este lugar de exuberância única possui águas calmas e azuis, sendo possível também explorar as pedras e a natureza situadas nos arredores desta praia que é quase um segredo no meio da cidade.
8. Praia de Dentro (Urca)
De acesso controlado pelo Exército Brasileiro, a Praia de Dentro está situada no boêmio bairro da Urca.
Por estar em uma área restrita aos militares, historicamente, as águas da praia de Dentro eram pontos estratégicos para realizar a segurança da cidade.
Entretanto, apesar do acesso limitado, a visitação pode ser agendada via telefone e é ideal para passeios com a família, visto que a segurança e a tranquilidade no local podem ser ótimos programas para um belo dia de sol no Rio de Janeiro.
9. Praia de Fora (Urca)
Por fazer parte da Fortaleza de São João, que inclui as praias de Dentro e Fora, esta praia também necessita de agendamento prévio para o acesso. A visitação ao local inclui passagem pelas praias e pelo Museu do Desporto que também pertence ao exército.
Situa-se entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, além disso, a visita à praia é conhecida como um turismo de valor histórico, visto que nos arredores deste local foi fundada por Estácio de Sá, em 1565, a cidade do Rio de Janeiro.
10. Praia da Urca
Localizada no coração do bairro da Urca, esta praia se apresenta como uma das maravilhas escondidas da cidade. De fácil acesso e águas tranquilas, a praia da Urca é ótima opção para ir com a família.
Apesar de não ser uma das praias mais indicadas para banho, é possível encontrar muitos banhistas no local, especialmente nos finais de semana. Ainda assim, para quem não quer mergulhar, o passeio continua incrível cercado pelas belezas do bairro da Urca às sombras das amendoeiras sobre a famosa mureta, ponto de encontro tradicional na cidade.
11. Praia Vermelha
Também localizada no bairro da Urca, a praia Vermelha é um convite irresistível para quem deseja um programa imerso na natureza local. Com acesso fácil pelo bairro, este local, que apesar de também não ser indicado para banho, pode ser explorado de inúmeras formas.
Por estar ao lado do morro da Urca, que dá acesso ao Pão de Açúcar, é possível através da pista de corrida Cláudio Coutinho que se encontra ao lado da praia, admirar a beleza do lugar e ter acesso ao Morro da Urca, caminhada de aproximadamente 40 minutos presenteada com a vista de um dos bairros mais charmosos da cidade.
12. Praia de São Conrado⠀
Cercada pelas pedras Bonita e pedra da Gávea, a praia de São Conrado é um oásis para quem deseja uma praia tranquila e relativamente no centro da cidade. Possui ao longo da orla uma ciclovia que permite a prática de exercícios físicos com a bela vista do mar.
Possui cerca de 2 km de extensão e tem acesso à trilha da Pedra Bonita que está próxima ao local. Para quem pratica esportes radicais, é possível saltar de asa-deltas desde a Pedra da Gávea com chegada neste paraíso também conhecido como praia de São Conrado.
13. Praia da Joatinga
Localizada no Joá, a praia da Joatinga é considerada como uma das zonas secretas da cidade. O acesso não é dos mais fáceis, é necessário descer as escadas que estão ao lado de um condomínio. Após isso, basta desfrutar das ondas em tons cristalinos.
É necessário, entretanto, planejar a visita verificando as condições do mar, pois em dias de maré cheia a pequena faixa de areia se reduz em função das fortes ondas, nestes dias, aproveite a natureza porque este programa jamais será uma viagem perdida.
14. Praia do Flamengo
Cercada pelo Aterro do Flamengo e pelo Pão de Açúcar, a praia do Flamengo é ideal para esportistas. É possível encontrar em toda a extensão do local inúmeras pessoas se exercitando, uma vez que o mar não é apropriado para banho.
No Aterro do Flamengo, localizado atrás da praia, é possível encontrar uma academia alternativa com livre acesso a todos. Portanto, se pensar em exercícios, este certamente é um dos destinos mais indicados!
15. Praia de Botafogo
Um dos cartões postais da cidade, a Praia de Botafogo banha o Pão de Açúcar de forma branda e majestosa. Apesar de ser uma das vistas famosas do Rio, por pertencer à Baía de Guanabara, suas águas não são indicadas para o nado.
Entretanto, em nada perde em beleza, pois nas areias da praia de Botafogo e em toda a sua orla é possível desfrutar de uma das paisagens que certamente não sairão da sua memória.
Praias cariocas da Zona Oeste
Confira agora um detalhamento sobre as praias cariocas que estão na Zona Oeste — e que estão entre as mais paradisíacas da capital fluminense e do Brasil.
16. Praia dos Amores
Conhecida como um dos encantos da Zona Oeste, a Praia dos Amores possui águas tranquilas e pequena faixa de areia. Por não apresentar ondas fortes, a prática de esportes como o stand up paddle é bastante comum.
Com águas claras e quentes, se apresenta como uma ótima opção para quem deseja um local calmo e rodeado de natureza. Entretanto, é necessário verificar as condições do mar em períodos de maré cheia, visto que a faixa de areia pode reduzir consideravelmente em função das ondas.
17. Praia do Pepê
Localizada na Barra da Tijuca, a Praia do Pepê é o ponto de encontro dos jovens e praticantes de esportes radicais. De areias brancas, fofas, águas claras e limpas, esta praia é ideal para práticas de bodyboard, windsurf, surf e kitesurf.
Frequentada por muitos moradores da região, a praia do Pepê recebeu este nome em homenagem a um campeão de asa-delta que frequentava o local, ou seja, este lugar tem em seu DNA todos os motivos para quem procura por natureza e aventura.
18. Praia da Barra da Tijuca⠀
Com quase 18 km de extensão, a praia da Barra da Tijuca é um verdadeiro tesouro da cidade. Sua água de coloração clara, limpa e com ondas moderadas também permite a prática de esportes radicais aquáticos.
Adorada por todos que a visitam, a praia da Barra da Tijuca também oferece outro local para ser explorado pelos visitantes, a Reserva de Marapendo, uma vasta área de preservação ambiental escondida próximo à praia da Barra da Tijuca.
19. Praia da Reserva⠀
Localizada no bairro da Barra da Tijuca, a praia da Reserva é ainda uma das praias pouco exploradas em função da distância dos conjuntos habitacionais. Por este mesmo motivo, é ideal para pessoas que procuram a natureza e o sossego que este pedaço do oceano atlântico oferece.
Com areias claras, fofas e águas limpas, a praia da Reserva é um local ideal para a canoagem e é considerada como uma das praias mais bonitas, tranquilas e seguras da região.
20. Praia do Recreio
A Praia do Recreio dos Bandeirantes é uma das praias mais famosas do Rio de Janeiro e está localizada na Zona Oeste da cidade. Ela faz parte do bairro do Recreio dos Bandeirantes, que é conhecido por suas praias mais tranquilas e menos movimentadas em comparação com praias mais famosas, como Copacabana e Ipanema.
21. Praia da Macumba⠀
Situada entre a Prainha e a Praia do Recreio, a praia da Macumba guarda muitos segredos. Em momentos de maré baixa é possível caminhar por uma faixa de areia que se estende até o Pontal Tim Maia.
Para subir ao pontal Tim Maia, a caminhada pode levar 50 minutos mas a vista é espetacular. Destino certo de muitos surfistas em função das altas ondas, a prática da pesca também divide espaço com os banhistas que podem aproveitar ótimos momentos ao desfrutar o famoso “Hawaii” carioca.
22. Praia do Secreto
O nome desta praia a traduz em essência: secreta. Se localiza entre as praias do Recreio e a Prainha e por não possuir faixa de areia, na verdade, a Praia do Secreto é considerada por muitos como uma piscina natural que não pode ser avistada desde a Av. do Estado da Guanabara.
O acesso pode ser feito pela Praia da Macumba ou pela Prainha, mas lembre-se, para explorar esta natureza secreta a melhor opção é ir a pé ou via transporte público, visto que o estacionamento é pequeno e muito disputado.
23. Praia do Abricó
A praia do Abricó, situada no Parque Municipal do Grumari, é a única praia oficial na cidade do Rio de Janeiro para a prática de naturismo. Há relatos de que desde a década de 50 os frequentadores já realizavam esta prática, entretanto, apenas em 2014 foi oficializada por lei.
Cercada por natureza intocada e grande faixa de pedras, a praia do Abricó é um verdadeiro paraíso e como a boa regra sugere, dispensa o uso de traje de banho!
24. Prainha⠀
Cercada pela exuberância da Mata Atlântica, a Prainha é outro cartão postal da cidade. Ao longo dos quase 800 metros de extensão, pedras, natureza, areia clara e altas ondas convivem em harmonia com os visitantes.
Neste lugar, o pôr do sol é outra atração à parte, pois o sol se esconde logo atrás da pedra que se cerca a praia. Além disso, esta preciosidade conhecida como Prainha recebeu certificação que garante a qualidade tanto da água quanto da areia, ou seja, não lhe faltam razões para visitar!
25. Praia de Grumari
Considerada como uma das praias selvagens, a Praia de Grumari é uma das regiões mais preservadas da cidade, visto que recebe apoio na proteção ambiental. Localizada no bairro do Recreio, para desfrutar desta maravilha natural, 4 km são ocupados pela natureza quase intocada.
Com águas agitadas e a areia fofa, recebe mais visita aos finais de semana, dias mais indicados para a visitação visto que durante a semana o local pode estar deserto em função da distância da zona central da cidade.
26. Praia do Canto (Barra de Guaratiba)
Por não ser a primeira opção dos turistas, a Praia do Canto localiza-se próxima à Praia de Barra de Guaratiba. Por estar mais afastada do grande centro e não ser muito frequentada, preserva natureza selvagem e águas claras, sem poluição.
Ideal para quem deseja praticar esportes, a praia do Canto indicada a quem procura por sossego.
27. Praia de Barra de Guaratiba
Localizada há quase 60 km do centro do Rio, a Praia de Barra de Guaratiba é fiscalizada e protegida pela Marinha Brasileira. Possui águas geladas e tranquilas. Por isso é frequentada especialmente por famílias em função da calmaria. Para os trilheiros, ao final da praia de Guaratiba é possível localizar uma escada que leva a uma trilha. É possível ter acesso à pedra da Tartaruga e a outras praias através da trilha ou através de barco.
28. Praia dos Búzios
Conhecida como uma praia de ambiente aventureiro, a Praia dos Búzios preserva em essência a natureza local e as águas claras. Combinação perfeita para um dia de sol na cidade maravilhosa, nesta região oceânica da Barra de Guaratiba é intensa a presença de pedras.
O ambiente completa-se com a presença das vegetação local e pedra da Tartaruga que emoldura a beleza natural. Este, sem dúvida, é um destino certo para os trilheiros.
29. Praia do Perigoso⠀
Considerada como outra praia selvagem, a praia do Perigoso possui um visual deslumbrante que deixa qualquer visitante impactado com a beleza local. Situa-se na Barra de Guaratiba e o acesso se dá por uma trilha pela Mata Atlântica, passaporte perfeito para os aventureiros.
Como indicação de segurança, as trilhas da Barra de Guaratiba não são recomendadas para serem feitas a sós, uma vez que o acesso é fácil mas por questões de precaução convém estar acompanhado.
30. Praia do Meio⠀
Também considerada como uma das praias selvagens da orla carioca, a praia do Meio, por estar entre outras duas praias foi batizada desta forma. Há quase 60 km do centro do Rio, esta praia reserva um local tranquilo para quem deseja momentos afastados dos grandes centros sem precisar sair da cidade para isto. Os menos de 400 metros de extensão são suficientes para deixar os visitantes encantados com a beleza local, motivos que levam muita gente a sair do centro da cidade em direção a esta maravilha.
31. Praia do Inferno⠀
Por ser uma praia deserta, a Praia do Inferno é um paraíso que já começa a ser explorado pelos trilheiros e banhistas que desejam conhecer pontos mais inexplorados o Rio. Protegida por paredes de pedra e mata, os próprios cariocas não conhecem em profundidade este segredo escondido na Zona Oeste.
Razão disso se dá pela acessibilidade somente por trilha ou mar, o que reduz expressivamente a presença massiva de visitantes mas garante a privacidade dos trilheiros dispostos a conhecer este encanto do Rio de Janeiro.
32. Praia Funda
O acesso à praia Funda somente pode ser feito por trilha de dificuldade moderada. A duração da caminhada gira em torno de 40 minutos. E a vista ao final vale muito a pena!
A chegada à praia Funda possibilita visão privilegiada de pedras e também da praia do Inferno, localizada bem ao lado, naturezas ainda pouco exploradas que incentivamos a visita sempre com responsabilidade e respeito pela natureza.
Como você viu, a Cidade Maravilhosa é realmente digna de toda a fama e adoração que desperta. Esses foram 32 motivos a mais para se encantar com um dos lugares mais famosos da terra, que reúne paisagens paradisíacas e extensão urbana em plena harmonia, como em nenhum outro destino. Sim, o Rio de Janeiro continua lindo!
O que você achou da forma como descrevemos as 32 praias cariocas que todo mundo deveria conhecer? Deixe seu comentário!
Link permanente
Excelente este blog.
Parabéns
Continuem postando. Gosto também do Canal do Youtube.
Show !!!
Link permanente
Muito obrigado Carlos!!!