Tempo de leitura: 3 minutos
Aqui no Vamos Trilhar, nós sempre damos dicas de lugares onde nossos leitores podem praticar Trekking e Hiking. São passeios onde já experimentamos atividades ao ar livre, e outros que desejamos muito conhecer.
Agora, o que são exatamente Trekking e Hiking? Que diferenças há nessas duas modalidades de caminhada?
É o que buscamos responder ao longo deste artigo.
Continue lendo para entender!
O que é Trekking?
Trekking, em tradução livre, quer dizer caminhada. No entanto, a palavra trekking ficou mais conhecida por um tipo de caminhada que leva você por trilhas que serpenteiam para cima, para baixo, normalmente em montanhas.
Mas, atenção: Trekking não é necessariamente montanhismo, embora algumas das trilhas populares sejam usadas por expedições de montanhismo para chegar aos seus acampamentos base.
Trekking é uma forma de ver uma montanha, a sua história, gente e natureza, através da caminhada. Você andará pelas ruas das cidades e vilas e pelas portas da frente abertas das casas; você verá as pessoas em suas tarefas diárias, as nuvens se formando abaixo de você e as magníficas montanhas elevando-se sobre você.
Ao fazer trekking, você estará envolvido de uma maneira que nunca poderia estar em um carro, ônibus, trem ou avião; você pode desfrutar da simpatia das pessoas, sentir o magnetismo das montanhas, estar em paz com o país e em paz consigo mesmo.
Uma viagem de trekking geralmente tem duração de mais de um dia.
Uma breve história do Trekking
Conta-se que em 1965, o Trekking foi introduzido no Nepal pela primeira vez pelo tenente-coronel britânico James Owen Merion Roberts (1916–1997), um dos maiores e mais prolíficos exploradores de montanhas do século XX.
Jimmy Roberts, para os mais íntimos, foi altamente condecorado e alcançou a fama como “O Pai do Trekking” no Nepal.
Sua ideia, inovadora na época, era tornar a experiência do montanhismo para os escaladores um pouco mais fácil e compreensível do que a que estava presente durante o início do montanhismo no Nepal.
Suas ideias incluíam fornecer tendas para os caminhantes e tê-las prontamente disponíveis, emparelhadas com os sherpas, para orientação nos terrenos alienados do alto Himalaia.
O vanguardismo dele se tornou um grande sucesso e foi englobado por muitos, o que levou à disponibilidade do campo de montanhismo ser aberto e facilmente acessível a uma ampla gama de facções. Para dizer o mínimo, seu pioneirismo nesse novo campo do montanhismo no Nepal se tornou um sucesso e atraiu multidões.
O que é hiking?
Hiking também é um termo para definir caminhada. Ele refere-se a uma atividade de dificuldade moderada, que envolve percorrer longas distâncias geralmente em trilhas ou caminhos.
A duração de uma atividade de hiking normalmente é de um dia, ou menos.
Uma breve história do Hiking
Ninguém sabe o ano exato que marcou o início das atividades conhecidas como Hiking. Se precisarmos de evidências para o início desse esporte, então, a primeira caminhada registrada foi a do imperador romano Adriano ao Etna em 125. Houve algumas expedições a várias montanhas durante o século XIII.
Entre 1400 e 1500, muitas pessoas do Império Inca caminharam até os Andes por motivos religiosos.
Acredita-se que tenham escalado o pico Llullaillaco, que está a uma altura de 6.379 metros. Talvez tenham realizado também a façanha de escalar o Aconcágua, o pico mais alto dos Andes.
Quais as principais diferenças entre trekking e hiking?
Para dissipar qualquer dúvida de que trekking e hiking são coisas diferentes, apesar de semelhantes, confira o quadro a seguir!
Em suma, como você viu, as diferenças entre Trekking e Hiking estão nos graus de dificuldades, na duração das atividades. Também nos preparativos e até nas condições físicas dos praticantes.
Que tal, você já pratica trekking e hiking? Gostou das informações que trouxemos neste artigo? Deixe seu comentário!