Tempo de leitura: 8 minutos
A Praia da Ilha do Farol é uma das inúmeras e espetaculares atrações de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro.
Ela foi eleita uma das praias mais perfeitas do Brasil e do mundo, por diversos motivos, que você vai entender ao longo deste artigo.
Continue lendo para saber todos os detalhes da Praia da Ilha do Farol e veja por que você não pode deixar de incluí-la em seu roteiro de viagem em Arraial do Cabo e região!
Sobre Arraial do Cabo
Arraial do Cabo é um município situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma cidade costeira, possuindo uma altitude média de apenas oito metros.
Como o nome indica, Arraial do Cabo é realmente um cabo: um pedaço de terra grande (superior ao pontal e ponta) adentrando ao mar, possui pequena diversidade de praias e enseadas, entre estas pode se considerar que estão algumas das praias mais belas do mundo.
Arraial abriga um porto de pesca em funcionamento, o Porto do Forno, o que lhe confere um aspecto acolhedor da classe trabalhadora. Algumas das melhores praias — faixas imaculadas de areia deslumbrante e águas verdes brilhantes — estão a uma caminhada fácil de 15 minutos da estação rodoviária do centro, enquanto outras estão a apenas uma curta viagem de barco.
Sobre a Praia da Ilha do Farol
A Praia do Farol está localizada na Ilha do Farol. Ela é considerada uma das mais bonitas de todo o Brasil e não é difícil entender o porquê; a areia é tão branca que brilha em dias de sol, e a água apresenta tons perfeitos de verde e azul. Do outro lado da prainha principal do Pontal do Atalaia, você verá quase uma imagem espelhada da praia em que você está, mas esta é mais isolada. Para chegar até ela, é preciso fazer um passeio de barco.
Trata-se de uma ilha separada, não ligada ao continente, que tem uma praia fantástica, uma caverna costeira chamada Gruta Azul e algumas trilhas pelo mato denso que levam você até o topo ponto da ilha para uma vista panorâmica espetacular.
Um destaque dessa praia é que em 2013 ela foi classificada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como uma das mais perfeitas do Brasil. Para essa classificação, o instituto considerou a pureza da água, a qualidade da areia, além da paisagem paradisíaca.
Ela também possui uma figueira centenária e é um destino protegido pela Marinha do Brasil. Assim sendo, só é permitida a visitação de 250 pessoas por vez (por um período previamente determinado: entre 40 e 50 minutos). Mas vale muito a pena, pois além da paisagem, da areia e do mar, o visitante pode se surpreender com o avistamento de tartarugas, golfinhos e até orcas em determinadas épocas do ano.
O que fazer na Praia da Ilha do Farol?
Confira, nos tópicos que seguem, um detalhamento dos três principais atrativos que você pode desfrutar na Praia da Ilha do Farol!
Sítio Arqueológico
A preservação da Praia da Ilha do Farol também se dá por motivos arqueológicos, que já vem de séculos (consta que desde Américo Vespúcio já se valorizava os diferenciais históricos da ilha).
Ali há um sítio arqueológico que é vigiado de perto pelas autoridades, e pode ser observado pelos turistas — sempre seguindo rigorosamente as regras de preservação.
Trilha aos Faróis
Outra aventura bastante recomendada é fazer a trilha que leva ao farol que dá nome à Ilha. Esse passeio é guiado, deve ser agendado, e percorre trilhas selvagens que já existem ali há muito tempo.
Vale muito a pena, pois da estrutura dos Faróis é possível ter uma vista incrível da ilha. Esse patrimônio ecológico e histórico é administrado pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), que mantém ali um laboratório de pesquisas.
A trilha pode ser feita por maiores de 14 anos e não é recomendada para pessoas muito idosas ou com dificuldades motoras.
Nadar de snorkel
Se você gosta de nadar e mergulhar para ver os peixes, as águas límpidas e transparentes da Praia da Ilha do Farol são muito convidativas. Use um snorkel, pois você vai querer ficar de olhos bem abertos a cada mergulho.
Como chegar na Praia da Ilha do Farol?
Todas as embarcações que levam à Praia da Ilha do Farol saem da Praia dos Anjos.
Por mais tentador que seja, não é permitido ir de caiaque ou se embrenhar pelas trilhas que supostamente levam até lá. Isso porque, conforme já adiantamos, o acesso e a permanência na Ilha são normatizados pela Marinha do Brasil — acredite, os militares estão de olho em toda a movimentação.
Como é o trajeto até a Praia da Ilha do Farol?
Os passeios normalmente levam a diversos outros atrativos de Arraial do Cabo. Alguns duram entre 2 a 3 horas, e é preciso seguir as ordens dos guias para que tudo se mantenha em segurança e todos os turistas se divirtam e fiquem satisfeitos.
→ Confira como foi nossa aventura em passeio de barco que passou pela Ilha do Farol:
Que empresas levam até a Praia da Ilha do Farol?
São diversas as empresas que fazem o passeio de barco que leva até a Praia da Ilha do Farol. A mais tradicional e conhecida delas é a Saveiro Don Juan, que opera há mais de 10 anos e tem um custo médio de R$ 100 por pessoa (valores consultados em junho de 2021).
No entanto, no centro de Arraial do Cabo e em diversas praias, você vai ver agências e guias com ofertas de barcos. É interessante se certificar de que eles têm autorização para o transporte de turista pelas praias e consultar qual a melhor combinação de paradas dos barcos para a sua aventura!
O que mais fazer em Arraial do Cabo?
Conhecer o Pontal do Atalaia
O Pontal do Atalaia é um dos principais cartões postais de Arraial do Cabo e de toda a Região dos Lagos. É caracterizado por uma enorme rocha que avança em direção ao mar, revelando praias, ilhas e a extensa restinga de Massambaba, além da Lagoa de Araruama. A localização é perfeita para assistir ao pôr do sol.
Entre os atrativos do Pontal do Atalaia, destacam-se:
- Prainhas;
E confira como foi nossa aventura nas Prainhas:
- Escadaria das Prainhas;
- Gruta do Amor;
- Enseada da Sogra;
- Praia da Ilha do Farol;
- Passeio de barco saindo das Prainhas;
- Praia Brava;
- Ruínas da antiga casa do Cazuza;
- Mirante do Pontal do Atalaia;
- Casa do Vigia.
Fazer a trilha para a Praia do Forno
A Praia do Forno, além de paradisíaca, tem seu charme por ser um pouco “escondida”. É possível chegar até ela por mar, em um barco, mas muita gente prefere ir por terra, percorrendo uma trilha bastante interessante.
Se você quiser trilhar, saiba que trata-se de uma trilha bastante tranquila que sai da Praia dos Anjos. Ela tem um trecho de subida, mas não é pesada; muitas pessoas a consideram de nível leve a médio. O trajeto é feito em 15 minutos, no máximo.
Descer as escadas até a Praia Brava
A Praia Brava é outro desses paraísos “escondidos” de Arraial do Cabo. Ela é acessada por uma espécie de trilha (trecho curto), que tem seu ponto alto uma escadaria que dá acesso aos visitantes à areia.
São cerca de 300 degraus, e aos pés da escadaria está o esplendoroso mar azul. A descida é um pouco íngreme, mas nada que assuste. Trata-se, simplesmente (ou glamurosamente) de uma descida ao paraíso.
Antes de descer, é claro, você vai querer apreciar a vista panorâmica e tirar fotos incríveis!
Explorar os atrativos da Praia Grande
A Praia Grande é talvez a mais famosa e disputada de Arraial do Cabo. Conforme já adiantamos, ela tem 40 quilômetros de extensão, iniciando-se nas ruínas da Álcalis, que era uma empresa produtora de barrilha e sal, e indo até Saquarema.
Entre seus principais atrativos, destacam-se:
- o Deck dos Pescadores;
- nadar com snorkel e aproveitar um bom banho de mar gelado;
- mergulho relativamente fácil na região onde há um navio naufragado;
- ondas perfeitas para a prática de surfar;
- um pôr do sol incrível;
- a trilha até o Mirante do Vigia;
- a estátua da atriz Flávia Alessandra.
→ Saiba mais: Tudo sobre a Praia Grande e Pesqueiro!
Aproveitar a noite na Praça do Cova
Por fim, para relaxar e curtir um barzinho, namorar ou bater papo com os amigos, você vai querer ir à Praça do Cova. Ela fica nua na Praia dos Anjos, um point frequentado por locais e turistas que conta com acessibilidade para cadeirantes, por exemplo.