Tempo de leitura: 6 minutos
A travessia da Praia Brava para a Praia Grande é uma aventura que você não pode deixar de explorar quando for a Arraial do Cabo. Ela é realmente linda!
Nós já estivemos lá e registramos tudo em texto e vídeo, que você pode ver aqui no blog e também em nosso canal no YouTube.
Confira, a seguir, todos os detalhes para fazer da sua viagem uma experiência incrível!
Sobre Arraial do Cabo
Arraial do Cabo está localizado a 170 km do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos. É uma pequena cidade que tem clima de vila de pescadores e oferece lindas praias de areia branca e águas cristalinas, ótimos pontos de mergulho com rica vida marinha e pesca artesanal de anchova.
Conta-se que, no passado, Arraial do Cabo foi ocupada por índios tupinambás e tinha muito Pau-Brasil de alta qualidade. Logo, foi palco da época colonial, quando testemunhou episódios de pirataria e naufrágios.
De acordo com o Museu Oceanógrafo (museu da Marinha), em Arraial do Cabo, no fundo do mar, repousa o maior número de galeões, caravelas e fragatas de origem portuguesa, francesa, holandesa, inglesa e até brasileira.
Arraial do Cabo também foi o ponto de desembarque da viagem de Américo Vespúcio, que construiu uma casa de barro e pedra no bairro Rama, hoje conhecida como Praia dos Anjos. Lá foi instalada a primeira feitoria (fábrica) no Brasil.
Hoje, Arraial do Cabo é um dos principais destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro, pois conta com praias paradisíacas e uma excelente infraestrutura. Por isso, recebe milhares de viajantes nacionais e internacionais todos os anos.
A travessia Praia Brava x Praia Grande
Início no final da Praia dos Anjos
A Praia dos Anjos é uma das mais movimentadas da região, pois é diretamente acessível a partir da cidade. Ela é uma praia aberta, onde o aborrecimento passa longe, especialmente para as pessoas que gostam de agito.
Quem gosta de esportes também pode se divertir na Praia dos Anjos. Normalmente, sempre tem duas redes para futebol de areia por lá.
Além disso, há restaurantes e cafés próximos, dunas de areia e dezenas de barcos flutuando no porto.
→ Comece sua travessia pelo final da Praia dos Anjos. Ali é possível subir até o asfalto por uma ladeirinha e depois uma escadaria— são 5 minutos de uma subida um pouco íngreme.
Conhecendo cactos endêmicos da região
No caminho, você vai percorrer um trecho de calçamento até entrar na trilha.
Olhe ao redor e aprecie a vegetação onde se destacam os cactos, algo realmente diferenciado em áreas litorâneas.
A espécie mais recorrente na região é o cacto de cabeça branca, que em determinadas épocas do ano parecem cobertas de neve. Eles são diferenciados também por possuírem braços que saem do tronco, como se fossem galhos que se elevam para o alto.
Cortando caminhos pelo mato no Pontal do Atalaia
Para colocar ainda mais emoção na sua trilha, você vai cortar caminha pela mata no Pontal do Atalaia. São mais ou menos uns 20 minutos de caminhada, e a trilha é bem marcada.
A vegetação não é muito alta, nem muito fechada. Então é bastante tranquilo.
Escadaria da Praia Brava
Ao chegar na escadaria da Praia Brava, você poderá observar a belíssima paisagem da Ilha do Farol e também a Praia da Ilha do Farol — eleita uma das mais perfeitas do Brasil; em alguns rankings também descritas como uma das mais bonitas do mundo.
A Praia Brava
A Praia Brava é paradisíaca, praticamente deserta. Mas, atenção: ela é realmente “Brava”; por um lado, um caminho de pedras e vertiginoso e, por outro, um alto número de ondas — bastante apreciadas pelos surfistas.
Ao chegar na trilha da Praia Brava, você vai entender por que ela é tão famosa. Ela se caracteriza por ser uma descida vertiginosa que — como já dissemos — dura cerca de 20 minutos em um caminho de pedras e finaliza com uma escada que dá de frente para o mar.
Portanto, estamos falando da mistura de paisagem natural com a intervenção humana, o que torna o lugar bastante intrigante.
Confira, a seguir, os atrativos que você vai ver e viver durante esse passeio:
Ruínas da antiga casa do Cazuza
É uma casa abandonada que pertenceu ao poeta e cantor. Suas ruínas rendem excelentes fotografias, principalmente no entardecer.
Mirante do Pontal do Atalaia
Do Mirante do Atalaia, você poderá ter uma panorâmica de praticamente toda a região. Se tiver que escolher um horário, prefira o final da tarde para curtir o pôr do sol mais mágico da sua vida!
Casa do Vigia
Uma estrutura no alto da montanha do Pontal do Atalaia com vista para a Praia Grande. De acordo com os moradores, deste local o vigia de pesca orientava os barcos para onde estavam os cardumes e, assim, melhorava a quantidade de peixes fisgados.
Descida com a vista da Ilha dos Franceses
De longe, esta ilha parece uma esfinge. Ela é uma formação rochosa de aproximadamente 60 metros; recebeu esse nome, pois um navio francês naufragou ali por volta do século XVII ou XVIII. Há, inclusive, entre os pescadores, a lenda de que a região é assombrada por fantasmas de piratas. É um local bastante frequentado por mergulhadores profissionais.
Pesqueiro
Como o nome sugere, o pesqueiro é uma espécie de point onde os pescadores da região se reúnem. Ali tem um pier e é um excelente lugar para parar, descansar e apreciar a paisagem.
A Praia Grande
A Praia Grande é o destino final da travessia. Ela fica no lado oeste de Arraial do Cabo e é muito, muito bonita. Praticamente, é uma praia exclusiva, pois pouca gente costuma ir até lá (ou ficar lá durante muito tempo).
Ela é, de fato, grande: são 40 quilômetros de extensão. Começa nas ruínas da Álcalis, que era uma empresa produtora de barrilha e sal, e vai até Saquarema. Então é bastante chão para você aproveitar.
A infraestrutura turística é muito boa na Praia Grande. Na maior parte dos trechos, você vai encontrar restaurantes, bares, lanchonetes.
Além disso, como em toda a Região dos Lagos, as águas da Praia Grande são cristalinas e muito convidativas para um mergulho.
Em algumas áreas da pra fazer stand up paddle, em outras as ondas são gigantes e podem ser surfadas. Além dos passeios de barco, é claro.
Como foi nossa experiência na travessia da Praia Brava para a Praia Grande
Na nossa experiência, começamos a travessia às 15 horas e terminamos às 18 horas, mais ou menos. Dessa forma, é possível passar por todos os atrativos que listamos acima e ainda pegar o pôr-do-sol.
Uma aventura incrível que, nós temos certeza, você e sua turma vão gostar!
→ Veja como foi a nossa experiência na travessia da Praia Brava para a Praia Grande: