Tempo de leitura: 9 minutos
Você está pensando em ir a Manaus para uma aventura amazônica? Procurando onde se hospedar com conforto e em total contato com a exuberante selva? Nós temos uma dica: a Pousada Juma Lake.
Recomendamos, pois estivemos lá e gostamos muito da experiência. Por isso, resolvemos trazer todos os detalhes aqui no blog.
Continue lendo para entender por que Manaus deve entrar no seu planejamento de viagens e também por que a Pousada Juma Lake é uma excelente opção para se hospedar!
Sobre Manaus, a capital do Amazonas
Manaus é a capital do estado do Amazonas; um destino popular de ecoturismo. Quase 50% da população do rio Amazonas vive na cidade, tornando-se o principal centro cultural e econômico da Amazônia brasileira.
Fundada em 1669, a cidade tem esse nome que significa Mãe dos Deuses em 1832. Posteriormente, foi transformada em cidade em 24 de outubro de 1848 e rebatizada de Cidade da Barra do Rio Negro, apenas ser mudado de volta para Manaus em 4 de setembro de 1856.
A colonização de 1669 começou com a construção de fortes; uma tentativa de garantir que os portugueses fossem a principal força na área. O forte ajudou na defesa contra invasões como a Invasão dos Holandeses, que ocupavam o Suriname na época.
Em 1835 houve uma revolta, conhecida como Cabanagem, contra a elite política da cidade. Os negros, índios e mestiços protestaram e acabaram tomando o poder, recrutando não-brancos enquanto perambulavam pelos assentamentos da região. Este foi um momento sangrento na história da região, com cerca de 40% da população perdendo suas vidas.
O poder mudou entre os lados opostos até que em 1840 o último grupo rebelde cedeu. A revolta teve um impacto profundo na área que ainda é sentido hoje.
No século XIX, Manaus também estava no centro do ciclo da borracha. Os barões da borracha geraram uma riqueza pessoal obscena e a cidade tornou-se um playground arquitetônico para aqueles com dinheiro no bolso.
O mercado mais antigo da cidade, o Mercado Adolpho Lisboa fundado em 1882, é um desses exemplos, com o seu grande edifício inspirado no famoso mercado Les Halles de Paris, e apresenta um bazar labiríntico e um perfumado mercado de peixe e cafés.
Mas talvez o exemplo mais espetacular seja sua casa de ópera Teatro Amazonas, que foi construída em 1884 no auge da opulência da cidade.
Na década de 1950, a cidade foi declarada Zona Franca, e isso ajudou a impulsionar a economia da cidade.
Em 2014, tornou-se uma das cidades-sede da Copa do Mundo, com a construção de sua Arena Amazônia, com capacidade para 44.300 lugares, para sediar apenas 4 jogos.
Hoje a cidade é um dos principais destinos turísticos para quem deseja explorar a Amazônia brasileira, e é o tradicional ponto de partida para Cruzeiros no Rio Amazonas no Brasil.
O que fazer em Manaus e região
Veja agora algumas das aventuras que você pode curtir quando estiver na capital do Amazonas!
Aprenda sobre a política do século 20 no Palácio Rio Negro
Construído no século XX por Waldemar Scholz, este elegante palácio foi a residência do governador por muitos anos. Atualmente, funciona como um museu e um centro cultural que exibe cativantes exposições de arte e mobiliário antigo, e apresenta mensalmente mostras do trabalho de artistas locais.
Veja onde a Amazônia começa
A dez quilômetros de Manaus de barco, os rios Negro e Solimões se unem para formar o intrigante rio Amazonas no Brasil.
As águas ácidas e negras do Rio Negro e as águas alcalinas do Solimões se encontram, criando um magnífico e único espetáculo de cores à beira do lago. Um espetáculo que definitivamente vale a pena ver.
Faça umas compras no Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Acredite ou não, todo o edifício que abriga este mercado foi enviado da Europa por volta de 1880. Exposições coloridas de frutas, legumes e ervas locais costumam animar os compradores entusiasmados.
Este também é o melhor lugar em Manaus para comprar presentes e lembranças artesanais de couro.
Brinque nas Cachoeiras de Presidente Figueiredo
A apenas duas horas de Manaus, também conhecida como a ‘Terra das Cachoeiras’, esta é uma excursão que todos os amantes da natureza não podem perder.
Você viajará pela selva misteriosa e verdejante por uma hora antes de chegar à água espetacular em cascata. Um local perfeito para nadar e mergulhar durante uma agradável tarde. Há também a oportunidade de fazer rafting, se você se atrever.
Desfrute de alguma arquitetura francesa
O Teatro Amazonas foi construído no século XIX, na época áurea de Manaus, e os moradores conseguiram preservar sua bela arquitetura francesa por todos esses anos.
Faça o tour guiado pela ópera para conhecer um pouco mais sobre o estilo de vida de 1800 em Manaus. O ingresso é barato e oferece aos visitantes a chance de explorar as galerias, percorrer as escadarias douradas e sentir o verdadeiro sabor do Brasil de outrora.
Descubra alguns dos segredos mais bem guardados da Amazônia
O Museu da Amazônia, oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a selva amazônica, suas comunidades nativas, suas espécies locais e muito mais, em passeios com duração de apenas três horas.
Não perca a vista incrível da selva disponível do topo da torre. Dica: alguns passeios oferecem serviço de busca no seu hotel às 4h, o que significa que os visitantes chegam à torre a tempo de testemunhar um nascer do sol espetacular.
Saboreie a culinária local
Manaus está repleta de mercados de rua, pelos quais os gourmets vão se apaixonar instantaneamente. Suco de coco gelado, caipirinhas, frutas frescas, pratos de churrasco para viagem e cozinha tradicional para comer em movimento combinam perfeitamente com o entretenimento ao vivo que você desfrutará enquanto caminha pelo porto.
Hospedagem em Manaus: a Pousada Juma Lake é uma excelente escolha!
A Pousada Juma Lake é uma excelente escolha para quem quer ter a experiência de se hospedar na Floresta Amazônica.
Nós estivemos lá por quatro dias em janeiro de 2022 e consideramos a estadia uma das experiências mais ricas que tivemos na viagem pelo Amazonas.
Como chegar
Para chegar até ela foi uma verdadeira aventura já saindo de Manaus. Pegamos uma van até o porto de Manaus, em seguida um barco passando pelo Encontro dos Rios (assim como passamos no Day Tour Fluvial), para depois pegar uma kombi por quase 3 horas até chegar ao ponto onde entramos no último barco que nos levou até a pousada, cerca de 1h.
Já na chegada da pousada Juma Lake Inn (vale ressaltar que o acesso é exclusivo por barco) recebemos as orientações sobre onde iríamos nos instalar, como é o funcionamento da pousada e os horários do passeio.
Acomodações
Desta vez ficamos no quarto compartilhado, que é bem espaçoso e cabem muitas pessoas. Também existe a opção de chalé privativo com banheiro exclusivo e ar-condicionado.
Gastronomia
Um dos fortes da pousada, sem dúvidas, é a comida regional. É impossível definir qual é melhor: café da manhã, almoço ou jantar. E ainda tem as sobremesas deliciosas!
Contamos com a Iguana Tour para realizar os passeios! Um time completamente incrível, com atendimento impecável, guias bilíngues, que conhecem tudo da região e nos sentimos realmente seguros durante a estadia.
Banho de rio
Outra coisa muito legal na pousada é que o restaurante é flutuante, ou seja, ele fica boiando nas águas do rio. Isso faz com que seja ótimo depois de uma boa refeição, descansar na beira d’água e depois dar um bom mergulho nas águas escuras da região.
Deck para descanso
Também é interessante saber que há um espaço para descanso, com redes que podem ser usadas por quem está hospedado na Pousada.
A famosa janela do Amazonas
Quando você busca por lugares da Selva Amazônica para visitar na internet, constantemente aparece uma porta de madeira com vista para o rio. Muitos não sabem, mas essa foto é feita na pousada. Como seu restaurante é flutuante, existe uma porta que já leva direto para a água e fica um belo cenário para fotografias.
Quanto custa
Para se hospedar na Pousada Juma Lake, confira os preços atualizados no site da Iguana Turismo.
Confira mais fotos da Pousada:
Como fazer o passeio com a Iguana Tour
A Iguana Turismo tem pacotes de um a cinco dias. Isso dá uma margem de escolha bem interessante: quem quer, pode fazer passeios mais intensos ou, então, optar por períodos curtos e ainda assim bem legais.
Veja as opções de pacotes:
- Day Trips: passeios com acompanhamento de um guia durante um dia, passando por cachoeiras, grutas, lagoa, fervedouro, corredeira e até caverna.
- Jungle Trip: de dois a cinco dias, também com a companhia de um guia, neste pacote passa-se pelo encontro dos rios Negro e Solimões, pelo o Careiro da Várzea. Além disso, está incluso na experiência a pesca de piranhas e caminhadas pela selva. Se assim desejar, você também pode passar a noite na selva e fazer canoagem noturna.
Outras dicas para seu passeio:
- Não esqueça de levar extensões para carregar aparelhos;
- Snacks para os intervalos em que as refeições não são servidas;
- Garrafa para encher de água (você pode encher na pousada) para se hidratar durante os passeios;
- O local não possui sinal de celular e nem internet, leve dinheiro e já deixe seus familiares cientes que você ficará incomunicável.
Qual a melhor época para ir
Manaus é um destino que pode ser visitado o ano todo, inclusive porque por lá não há tempo de frio. O calor é constante: temperatura mínima sempre superior a 22ºC, e máxima, nunca inferior a 30ºC, em qualquer época do ano.
Como dizem os próprios manauenses, a chuva faz parte da experiência. Ainda assim, quem quer evitar dias muito nublados ou com chuva pode ir entre novembro e junho. Isso porque de junho a setembro ou outubro, é o período de “inverno”, justamente caracterizado por ser bastante chuvoso.