Tempo de leitura: 6 minutos
O Horto está localizado no Parque Nacional da Tijuca, abençoado por uma arquitetura diferenciada e vista privilegiada do Rio de Janeiro. Nele, há uma série de cachoeiras incríveis que você não pode deixar de conhecer.
Neste artigo, nós separamos 10 cachoeiras maravilhosas, que você vai vislumbrar alguns detalhes se continuar lendo.
Vamos lá!
Cachoeiras incríveis na região do Horto no Rio de Janeiro
Há, no Horto, um circuito de cachoeiras e poços que alguém que queira explorar a Cidade Maravilhosa desfrutando da natureza passaria mais de um ano percorrendo.
Desde a mais conhecida, a Cachoeira do Chuveiro — também chamada de Cachoeira do Horto — até outras menores, são tantas… Veja, a seguir, um descritivo e algumas imagens das dez que selecionamos para este post!
1. Cachoeira do Chuveiro
Você gosta de queda d’águas? Então, imagina só se refrescar em uma que sai de dentro de uma fenda de rocha! A sensação é estar em um box gigante tomando banho de chuveiro!
A Cachoeira do Chuveiro, é também uma das mais buscadas e isso se deve por ser uma das mais ensolaradas. Assim, você pode aproveitar do sol, depois de um belo mergulho nas águas refrescantes.
Como uma ajuda para quem quer conhecer mais cachoeiras da região, perto da Cacheira do Chuveiro, do lado esquerdo, tem um caminho que eleva outras cachoeiras pequenas… Percorra sem pressa até chegar à Cachoeira de Jequitibá.
2. Cachoeira do Quebra
A Cachoeira do Quebra é tranquila e com uma trilha de nível fácil. Ela é ideal para levar a criançada. Há, inclusive, um parquinho ao lado!
A Cachoeira do Quebra, que, na verdade, é uma pequena reserva, é o ponto que muitas pessoas usam como estacionamento para começar o circuito. Está a 1 km da entrada do Parque.
3. Cachoeira das Andorinhas do Horto
A Cachoeira das Andorinhas fica logo abaixo da Cachoeira do Chuveiro! Ela foi batizada por nós aqui do Vamos Trilhar quando lá estivemos, pois vimos várias delas passando por trás da queda d’água e também na gruta.
É uma ótima pedida para se refrescar do calor e para quem quer apreciar a natureza de uma maneira mais reservada!
4. Cachoeira do Jequitibá
Sem dúvida, a Cachoeira do Jequitibá é uma das cachoeiras mais impressionantes do circuito, pois a queda d’água é muito bonita. Essa é para os aventureiros que gostam de mergulhar em poços fundos!
O nome dessa cachoeira tem relação com a planta. Antes, havia uma centenária “Jequitibá Rosa” no lugar (maior árvore da flora brasileira), que era outra atração para quem visitava a cachoeira. Atualmente, foi plantada outra árvore, conhecida como “jequitibazinho”, para conhecer é só virar à esquerda na primeira bifurcação do caminho. A trilha por este lado, leva para a Cachoeira dos Primatas que está, pertinho (7 minutos).
→ Saiba mais: Roteiro da Trilha da Cachoeira do Jequitibá!
5. Cachoeira da Gruta
E se a gente dissesse que você precisa entrar em uma gruta para se banhar? Além de uma experiência super diferente, a Cachoeira da Gruta é uma queda d’água pouco conhecida, então é ótimo para fugir da aglomeração!
Até aqui já deu para perceber que cada cachoeira do circuito tem seus encantos e particularidades. Sim, é sensacional pensar que o banho refrescante, significa entrar em uma fenda rochosa!
Também, é bom saber que o lugar tem um espaço significativo para quem vai em grupo e que dar uma parada para descansar e comer.
→ Saiba mais: Roteiro da trilha da Cachoeira da Gruta!
6. Cachoeira dos Primatas
Combo irresistível: poço com pouca profundidade, água transparente e uma ducha generosa. Eis a Cachoeira dos Primatas!
A Cachoeira dos Primatas é também uma das que mais recebe luz solar durante todo o ano.
Outro motivo para conhecê-la é que ela está somente a 8 minutos do mirante da Lagoa. Assim, depois de um mergulho, nada melhor que aproveitar para tirar aquelas fotos fenomenais em uma das vistas mais bonitas da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Praia de Ipanema.
→ Saiba mais: Roteiro da trilha da Cachoeira dos Primatas!
7. Cachoeira da Imperatriz
A Cachoeira da Imperatriz é uma das nossas preferidas! Pouco conhecida, ela três pontos diferentes para banho, e o melhor: uma queda d’água de cinco metros!
A cachoeira leva este nome, pois está localizada em uma área que pertenceu à segunda Imperatriz do Brasil, Amélia Augusta Eugênia Napoleona. A propriedade foi um presente do Imperador Dom Pedro I a sua esposa.
8. Poços do Solar da Imperatriz
Boa para quem gosta de ter muitas opções! São quatro poços diferentes e uma paisagem de perder a noção da hora!
É válido saber que a porta de entrada é a Cachoeira da Imperatriz e o Solar da Imperatriz, que literalmente é um portão que abre às 8 da manhã. Passando o portão, está localizada a Escola Nacional de Botânica, que é parte do Jardim Botânico, mas não está aberta a visitação.
Já o poço está na metade do caminho entre as Cachoeiras Imperatriz e Jequitibá. O que é um convite a seguir explorando o lugar.
→ Saiba mais: Roteiro da trilha dos Poços e Cachoeira da Imperatriz!
9. Poço Temiminó
Uma caminhada de 30 minutos por 1,5 km de trilha, revela um dos atrativos mais novos da região: o Poço Temiminó que fica logo abaixo da Cascata do Engenho. E mais: estão garantidas aquelas paisagens que você olha pro céu e agradece por estar ali!
Este atrativo também está bem pertinho, logo acima da Cachoeira da Imperatriz. O que significa dar aquela parada para tomar uma “chuveirada” no meio do caminho.
10. Cascata do Engenho (ou Cachoeira da Represa)
Pouco conhecida, a Cascata do Engenho também é frequentemente chamada de Cachoeira da Represa. Sua queda d’água não é tão imponente, porém é o que podemos chamar de uma cachoeira “elegante”; ela escorre em véu entre três ou quatro grandes pedras que parecem ter sido colocadas ali propositalmente, mas são pura obra da natureza mesmo.
Aos pés da Cascata do Engenho, há um pocinho bem raso; não chega aos joelhos de um adulto. Enfim, um mimo de cascata quase exclusiva, pois pouca gente a conhece. Para chegar até ela é preciso subir pelo lado esquerdo da represa — subir pelo rio mesmo; em 5 minutos de caminhada é possível visualizá-la bem.
Que tal, você já visitou o circuito das Cachoeiras do Horto? Se sim, qual é a sua preferida? Deixe seu comentário!