Tempo de leitura: 6 minutos
Chegando em Paquetá encontramos diversos atrativos, uns mais naturais e românticos que outros. Grande parte das pessoas que vai visitar a bela Ilha, muitas vezes vai até ela e não sabe o que conhecer, por isso selecionamos 13 coisas para você fazer quando for explorar a Ilha de Paquetá – RJ.
Confira a nossa seleção de atrativos:
1 – Praça Pintor Pedro Bruno
Localizada na entrada de Paquetá para quem chega de barca, a Praça Pintor Pedro Bruno reúne em seu projeto paisagístico um bebedouro de pedra, bancos e colunas para bougainvilles e um busto em bronze do pintor que foi esculpido por Paulo Mazzuchelli.
Foi inaugurada ainda durante a vida do pintor, um dos mais reconhecidos da ilha. No quarteirão em frente à praça podemos alugar bicicletas e pedalar para conhecer os atrativos turísticos de Paquetá.
2 – Praia José Bonifácio
Também conhecida como Praia da Guarda, a Praia José Bonifácio é uma das mais visitadas de Paquetá. Conta com infraestrutura turística, com restaurantes, bares, hotéis, barracas de comidas e bebidas, pedalinhos, caiaques e outros serviços. Pode ser acessada seguindo para oeste desde a Praça Pedro Bruno pela Rua Furquim Werneck.
Próximo da praia encontramos a Casa José Bonifácio e em suas extremidades a Praça Pintor Augusto Silva para sul e a Pedra dos Namorados, a Ponte da Saudade e a Ponta das Pedreiras para norte.
3 – Parque Natural Municipal Darke de Mattos
Principal atrativo turístico ecológico de Paquetá, o Parque Natural Municipal Darke de Mattos apresenta um conjunto de pontos imperdíveis de visitação. São diversas árvores antigas, jardins, mirantes, trilhas e cultura numa área de romance e natureza.
Está próximo da Praça Pintor Augusto Silva e do Morro do Veloso, no sul da ilha, conta com o Mirante do Morro da Cruz e um heliponto.
4 – Ponte da Saudade
A Ponte da Saudade é um recanto romântico e de apreciação da paisagem do entorno da ilha de Paquetá. Teve seu nome dado em relação à lenda escrava, em que João Saudade, da nação Benguella, rezava diariamente para reencontrar sua família da África. Fica localizada no extremo norte da Praia José Bonifácio.
5 – Pedra dos Namorados
A poucos metros da Ponte da Saudade podemos visitar outro lugar romântico, que para muitos é o principal ponto para os namorados sentirem a energia de paz e amor da ilha. De acordo com a lenda local, quando atiramos três pequenas pedras de costas na direção do topo da Pedra dos Namorados se pelo menos uma não cair, o amor será eterno e correspondido.
6 – Praia e Pedra da Moreninha
Pontos turísticos famosos e muito requisitados da ilha de Paquetá, a Praia e a Pedra da Moreninha se destacam pela tranquilidade, qualidade da praia (uma das melhores para banho na ilha) e por fazerem parte do cenário do livro e novela A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo, publicado em 1844, que é uma das obras literárias mais conhecidas do Brasil.
7 – Baobá Maria Gorda
Localizada na Praia dos Tamoios, o Baobá Maria Gorda tem origem africana, foi cultivado em Paquetá e tombado pelo Decreto Estadual “E” 1902 de 1967.
Essa árvore única na ilha tem centenas de anos e mede mais de sete metros de circunferência. Sua flor é considerada medicinal. De acordo com a lenda local, quando fazemos um carinho verdadeiro nessa árvore, recebemos a sorte eterna. Vale a pena tentar!
8 – Canhão de Saudação a D. João VI
Construído para festejar a chegada de Dom João VI em Paquetá, o Canhão de Saudação é um remanescente da bateria de canhões instalados na ilha a partir de 1808. Fica localizado na Praia dos Tamoios, próximo ao Baobá Maria Gorda.
9 – Praia dos Tamoios e Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte
A Praia dos Tamoios é a primeira a norte da estação das barcas de Paquetá e leva para diversos atrativos desta lista, como o Baobá Maria Gorda, o Canhão de Saudação a D. João VI e o Parque dos Tamoios.
Mais próximo da estação das barcas está a igreja matriz, Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte, inaugurada em 1763 e modificada em 1900. Apresenta estilo neo-gótico no seu interior.
10 – Farol da Mesbla
Instalado para organizar as barcas cada vez mais velozes que passaram a circular em Paquetá, o Farol da Mesbla foi um dos marcos da construção na ilha, pois além do farol de navegação contava com um relógio que emitia som a cada 15 minutos.
Após o ano de 2000, recebeu um sistema de captação de energia elétrica por painel solar.
Em 1965 o documento que solicitava a construção do Farol da Mesbla constava que se deveria “instalar um farol com sirene… No embarcadouro em frente à nossa propriedade”, pois “temos observado que, em determinadas épocas do ano, o nevoeiro denso prejudica e põe em risco as embarcações com destino à Ilha de Paquetá.”
11 – Casa de Artes
O centro cultural de Paquetá está localizado na Casa de Artes, próximo da Praia e a Praça de São Roque. Essa é a sede de eventos regulares de cultura, artes, música, exposições e há um centro de memória da ilha. A partir de março de 2018 o funcionamento é de quinta a domingo e feriados de 10h às 17h, e recebe grupos de turistas.
Ainda na Casa de Artes são desenvolvidos projetos sociais de capacitação artística, cultural e ecológica da comunidade, especialmente para os estudantes das escolas públicas do bairro. Um exemplo é o projeto Ponto de Cultura que estimula a leitura e a reciclagem em Paquetá.
12 – Caramanchão dos Tamoios
Próximo da estação das barcas de Paquetá e da Praça Bom Jesus do Monte há um trecho da ilha que avança sobre o mar, que é local de encontros cívicos e de serestas.
Esse é o Caramanchão dos Tamoios, outro ponto turístico projetado pelo pintor Pedro Bruno.
13 – Parque dos Tamoios
No extremo norte da Praia dos Tamoios chegamos no parque que recebeu o mesmo nome em homenagem aos índios Tamoios, antigos ocupantes da Baía de Guanabara e de Paquetá.
Esse é mais um projeto de Pedro Bruno para a ilha. Conta com jardim de pérgolas e um monumento em homenagem a Carlos Gomes, frequentador de saraus na ilha.