16 lugares perfeitos para acampar no estado do Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 16 minutos

Conheça tudo sobre o Camping Clube do Brasil da Serrinha do Alambari - RJ - Vamos Trilhar-min

Procurando um lugar para acampar em meio à natureza no estado do Rio de Janeiro? Você tem tantas opções que, nós entendemos, fica até difícil de decidir.

Nós fizemos aqui um esforço de seleção e chegamos a 16 opções incríveis. Certamente, uma delas vai se encaixar no que você está procurando.

Confira!

Lugares incríveis para acampar no estado do Rio de Janeiro

1. Serrinha do Alambari

Acampando no Camping Clube do Brasil da Serrinha do Alambari - RJ - Vamos Trilhar-min

Serrinha do Alambari é uma unidade de proteção ambiental do Estado do Rio de Janeiro, com extensão de mais de 57 km2. É um lugar exuberante! Com boas trilhas e muitas cachoeiras, a localização mais precisa é a cidade de Resende/RJ. 

Serrinha do Alambari é um paraíso das quedas d’água do Brasil, onde você pode experimentar um contato direto com a natureza, usufruindo das belezas da Mata Atlântica. 

É ainda ainda uma opção ideal para quem gosta de contemplar e visualizar pássaros e outros animais da fauna brasileira. 

Camping, poços e cachoeiras

Em Serrinha do Alambari também está situado o único parque de campismo da região: o Camping Clube do Brasil, que possui boas instalações, desde chuveiros com água quente, quadra de esportes, sauna, piscinas naturais, quiosques, entre outros. 

No camping, tem lugares deslumbrantes para conhecer; a trilha pela mata te leva a conhecer várias quedas d’águas, como a famosa Poço do Céu. Um lugar realmente de uma beleza impressionante. Na cachoeira de águas calmas e cristalinas você pode se banhar e tirar fotos impactantes.  

O segundo lugar a conhecer é o Poço do Dinossauro, que também tem uma beleza indescritível, geralmente, está mais vazia que o Poço do Céu, o que permite desfrutar mais do lugar. É bom saber que a trilha para chegar aí é um pouco escorregadia, mas vale a pena se arriscar. 

Por último, está o Poço turmalina, que tem uma queda que forma um poço de águas azuis. Um belíssimo lugar para conhecer.

Além dos famosos poços, você pode conhecer também a Cachoeira das Esmeraldas,  Poço Duchinha,  Poço do Bananal,  Poço da Sauna, Poço Champagne, entre outros.  

2. Sana

Camping do Jatobá - Sana - RJ - Vamos Trilhar

Localizada em Macaé, a região do Sana é uma área de proteção ambiental; na verdade, um santuário ecológico que atrai turistas que buscam o contato direto com a natureza. 

Além disso, é um lugar com belíssimas cachoeiras e trilhas que formam um circuito de aventura, onde alguns caminhos apresentam maior dificuldade e para isso se necessita de um guia, e outros percursos que qualquer um pode chegar sozinho. 

Para melhor conhecer este paraíso, vamos contar como é cada uma das cachoeiras. A primeira, é a Cachoeira do Escorrega, de fácil acesso, sendo também uma das mais famosas e visitadas da região. Como o nome diz, tem uma pedra larga e lisa que serve como um tobogã. Para ir em família, a cachoeira é perfeita e ainda por sua piscina natural de águas tranquilas e cristalinas.

Vamos ver também, algumas cachoeiras que mais parecem uma família. Começando pela Cachoeira da Mãe, que é perfeita para tomar banho de sol e relaxar. Possui um salto de 12 metros que termina em um poço de águas cristalinas. 

Também há a Cachoeira do Pai, que está indicada para aqueles que gostam de uma adrenalina, pois possui uma queda d’água de 16 metros de altura. 

Por último, está a Cachoeira do Filho, que fica pertinho da Cachoeira Mãe, também possui uma pedra escorregadora, no entanto, sua descida é veloz. Além disso, o caminho de acesso tem um grau de dificuldade, o que não está indicado para crianças e idosos.

Além dessas cachoeiras, Sana tem a Cachoeira das Andorinhas, possui uma linda queda d’água e está localizada em uma propriedade particular. 

Outra  queda d’água para visitar é a Cachoeira das Sete Quedas, que também recebe bastantes turistas, por seu formato de escada de sete degraus. É o lugar ideal para fazer aquela massagem no corpo. 

Por último, podemos contar da Cachoeira de Boa Sorte e Cachoeira Fervedeira, que é perfeita para quem busca lugares longe da multidão. 

Sana, possui ainda uma vida noturna com barzinhos e muita música, e várias atividades para realizar durante o dia como rafting e trekking.

→ Saiba mais: 20 atrativos imperdíveis para você conhecer no Sana!

3. Aldeia Velha

Camping Aldeia do Bambu - Aldeia Velha - Vamos Trilhar-min

A Aldeia Velha está localizada em Silva Jardim, no estado do Rio de Janeiro. É um lugar abençoado por uma natureza exuberante, que não só é uma ótima opção para quem busca descansar, como também  é um lugar familiar para fazer ecoturismo. 

Os principais atrativos da região são as cachoeiras, o centro do vilarejo e as trilhas ecológicas, e as diferentes atividades esportivas.

Contando primeiro sobre as cachoeiras, podemos apresentar a Cachoeira das Andorinhas, que é o principal atrativo da Aldeia Velha. Possui uma queda d’água entre 12 e 15 metros que termina em um poço de 5 metros de profundidade. 

Ainda está a Cachoeira das Sete Quedas, que está localizada em uma área particular, o que significa que tem que pagar para entrar. No entanto, a tranquilidade de uma piscina de águas cristalinas vale a pena.

E para completar o circuito de cachoeiras, temos: Cachoeira Quarenta, que é pouco conhecida pelos turistas, é bem escondida e necessita de um guia para chegar ao lugar. Você pode chegar também através do passeio a cavalo. 

Também a Cachoeira Macharet, que também faz parte de uma propriedade particular, mas possui uma infraestrutura com lanchonete e banheiro. Ótimo lugar para passar o dia. 

Além disso, Aldeia Velha é para aqueles que gostam de esportes como: tirolesa, rapel e rafting.  A empresa Nativa Rafting tem instrutores experientes e oferece desde descidas mais leves até as mais radicais.

Sem falar, no Centrinho onde os finais de semanas e feriados são agitados com  músicas, forró, e ainda o festival de rock e blues alternativos que anima a região no feriado da Semana Santa.

→ Saiba mais: Conheça os principais atrativos de Aldeia Velha!

4. Praia do Aventureiro – Ilha Grande

Praia de Aventureiro - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar

A Praia do Aventureiro está localizada na Ilha Grande, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Bastante procurado por surfistas, este paraíso parece um cartão postal com o famoso “coqueiro deitado”, areia fina e água com temperatura e cor espetaculares. Um dos lugares escolhidos para aquelas fotos de verão.  

Ainda perto da praia estão os dois mirantes, o Espia, ao lado esquerdo do cais, e o outro Sundara, que tem uma trilha de 20 minutos, mas que deixa qualquer um de boca aberta, pelo visual belíssimo da região.

O lugar conta com campings “caiçaras” autorizados pela Prefeitura de Angra dos Reis. E também com bares rústicos que chamam a atenção de seus visitantes. 

5. Martim de Sá

 

Martim de Sá é um lugar para quem quer desconectar. É uma das praias mais bonitas de Paraty, com uma  grande faixa de areia clara, fina e mar limpo e transparente. 

A praia é cuidada  por família que vive no lugar e que oferece uma área de camping para os turistas, com banheiros, cozinha, restaurante e lanchonete, 

É um lugar acolhedor para quem busca descansar perto do mar, com a opção de poder  caminhar pela mata, pois está perto da Reserva Ecológica Joatinga, que possui rios e cachoeiras, e um mirante para visualizar a região. 

→ Dê o play neste vídeo para ver como nós nos divertimos em Martim de Sá! 

6. Saco do Mamanguá

Camping do Seu Orlando - Saco do Mamanguá - Paraty Mirim - RJ - Vamos Trilhar

Se você quer conhecer praias desertas, selvagens e paradisíacas, a oportunidade está em Saco do Mamanguá, localizada em Paraty Mirim, município de Paraty. A única opção para chegar a esta reserva ecológica é através de barcos, que saem da Praia do Cruzeiro ou Praia do Currupira.

É também um lugar para conhecer a cultura caiçara e se deliciar com as refeições que tem como base os frutos-do-mar. A conexão com a natureza é total no Saco do Mamanguá.

Outro ponto turístico de Saco do Mamanguá é o pico do Pão de Açúcar; você tem que se preparar para uma hora de subida. A ladeira é íngreme e cansativa, mas no final vale a pena, pelas vistas incríveis da região.

O bom também é que o mar é de águas quentes e claras, onde se vê, peixes, tartarugas, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos etc. Um lugar para voltar mil vezes!

→ Saiba mais: Tudo sobre o Saco do Mamanguá!

7. Maromba

Poço da Cachoeira do Escorrega - Maromba - RJ - Vamos Trilhar

Localizado no município de Visconde de Mauá, Rio de Janeiro, o Maromba é um dos destinos buscados por casais em lua de mel, ou para quem simplesmente gosta do contato direto com a natureza. 

A cidade  oferece nove cachoeiras e piscinas naturais para conhecer. Sendo elas. Cachoeira do Alcantilado, Cachoeira das Muralhas, Cachoeira do Lajeado, Toda do Penhasco, Cachoeirinha, Poço das Raízes, Poço da Areia e Gruta do Granito.  

Como está localizado em lugar privado, a infraestrutura do Maromba é boa, com banheiros, estacionamento, restaurante. O acesso a cada cachoeira está bem organizado e as trilhas com boas placas de indicação.   A cachoeira, a mais visitada e a que tem melhor vista do vale do alcantilado é a cachoeira do alcantilado que esta  1.500 m de altura. 

Aproveitando que está na região, recomendamos que você conheça também a Cachoeira do Escorrega e a Cachoeira dos Macacos. A primeira é famosa e bastante visitada por sua localização, com um estacionamento bem perto e por sua beleza. Como diz o nome, você pode escorregar por uma pedra e cair em um poço de águas cristalinas. Realmente uma obra da natureza.

Já a Cachoeira dos Macacos está a 10 minutos de caminhada, a trilha é fácil é também um lugar lindo e tranquilo para visitar. 

8. Praia do Sono

Localizada entre Ubatuba (São Paulo) e Paraty, a Praia do Sono é um lugar ideal para tirar fotos deslumbrantes. Você tem duas opções para chegar até ela. A primeira, é por uma trilha de 3 km, onde não se deve esquecer de levar água e repelente. A segunda opção são os barcos que custam em média 20 reais.

A praia tem áreas de camping e restaurantes, o mar é tranquilo ideal para nadar ou simplesmente relaxar.

9. Lumiar

Lumiar é um encantador distrito de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, para quem busca tranquilidade. Com paisagens naturais exuberantes e diferentes atrações turísticas em meio da Mata Atlântica e  Serra do Mar, é um dos principais atrativos da região.

O acesso é feito pela Estrada Serramar, na estrada RJ-142 e está localizada a 700 metros de altitude, com temperaturas em média de 26 C, outro atrativo para que foge do calor.   

Em Lumiar há diversas opções de turismo e grande oferta de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas de artesanatos. A maioria dos hotéis e pousadas oferecem atividades como: passeio a cavalo, trilhas, passeios de jipe, além das atividades esportivas como: rapel, rafting, tirolesa, entre outras.  

10. Parque Natural das Montanhas de Teresópolis

Com uma extensão de  4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Serra de Teresópolis é uma unidade de conservação que preserva uma importante área da Mata Atlântica, na Serra do Mar, no estado do Rio de Janeiro. 

Com belas vistas, trilhas bem sinalizadas e fácil acesso, o lugar tem uma área de camping gramada, uma boa infraestrutura  e a entrada ao parque é gratuita. 

As trilhas dão acesso às Pedras do Camelo e Tartaruga, com destaque para quatro pontes de madeira e que permitem que os turistas desfrutem de belas paisagens da exuberância da floresta e da vista panorâmica de várias montanhas. Ótimo lugar para se visitar com a família. 

11. Trindade

Dicas para viajantes - Trindade - RJ - Vamos Trilhar.webp-min

A Vila de Trindade faz parte do município de Paraty, e é considerada um paraíso da Serra do Mar, em meio à Mata Atlântica. Por isso, está em uma Área de Proteção Ambiental do Parque Nacional da Serra da Bocaina, que é praticamente isolada. 

Você pode chegar a Trindade tanto por São Paulo, como pelo Rio de Janeiro.  

As principais atrações da vila são suas praias e a piscina natural do Cachadaço. Além disso, tem várias trilhas, cachoeiras, e conta com uma boa infraestrutura turísticas, com várias pousadas, bares, restaurantes e até feirinha de artesanato.

Trindade, tem muito a ser explorada, são mais de 50 praias, a maioria você só chega pelas trilhas, como a Praia do Sono. No entanto, a principal praia de Trindade é a Praia do Rancho, que conta com serviços de bar e restaurante.

Com destaque  para a Praia do Cachadaço e sua piscina natural formada em meio a uma formação rochosa. Para quem gosta de surfar, Trindade oferece as praias Brava e Cepilho.

→ Saiba mais: Os principais atrativos do vilarejo de Trindade!

12. Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Nascer do sol na Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos está localizado na Serra do Mar, na região entre Petrópolis e Teresópolis, com lindíssimas cachoeiras, e uma fauna, e flora espetacular (2.8000 plantas, 462 aves, 105 mamíferos, 103 anfíbios, entre outras espécies ameaçadas de extensão). 

O parque oferece diferentes trilhas que estão catalogadas segundo nível de dificuldade; elas vão desde a trilha suspensa, que também é acessível a cadeirantes, até a travessia Petrópolis-Teresópolis. Ainda, tem a opção de percorrer alguns lugares de carro.

Destaque para o famoso Dedo de Deus, sendo considerado o marco de escalada do Brasil, e ainda a Agulha do Diabo, que está entre as 15 melhores escaladas em rocha do Mundo.

O lugar é muito lindo! Também vale ressaltar que as três sedes possuem estrutura para quem quer acampar — destaque para os camping Açu (Petrópolis) e também na Pedra do Sino (Teresópolis).

A entrada ao Parque custa 30 reais, mas é um preço que vale a pena, pela beleza natural do local. 

→ Saiba mais: Conheça os atrativos da sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos!

13. Parque Estadual dos Três Picos

Camping dos Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

O Parque Estadual dos Três Picos está localizado na região central do estado do Rio de Janeiro. É um lugar impressionante, com inúmeras trilhas sinalizadas. Ainda, tem uma área de camping, com uma boa infraestrutura, com banheiros e água potável.

Há também muitas opções de restaurantes na estrada próxima ao Parque. 

Um ótimo lugar para ir com  a família e amigos. As trilhas mais recomendadas são: Mulher de Pedra, Dos Bicos, Pedra do Elefante, Cabeça de Dragão, Picos Menor e Médio, e Caixa de Fósforos. Também há a trilha do Jequitibá que está bem sinalizada e com placas educativas.  bom para crianças. 

14. Parque Nacional de Itatiaia

Camping Rebouças - Conheça as trilhas e atrações da parte alta do Parque Nacional de Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar

Conhecido como o primeiro parque nacional brasileiro, o Parque Nacional de Itatiaia está localizado na Serra da Mantiqueira, entre três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Você pode pode chegar ao Parque Nacional de Itatiaia pela Rodovia Presidente Dutra (BR – 116) e entrar pela portaria da Parte Baixa. Ainda saindo da Dutra e chegar até a Rodovia das Flores,  e entrar pela Parte Alta ou Planalto.

A conexão é direta com a natureza, o lugar é único e maravilhoso. São vários os atrativos divididos em trilhas e travessias.

Um dos atrativos do Parque Nacional de Itatiaia que merece destaque é o Pico das Agulhas Negras

Ainda você pode conhecer na Parte Alta, os seguintes pontos turísticos: 

  • Abrigo Rebouças;
  • Agulhas Negras;
  • Asa de Hermes;
  • Cachoeira das Flores;
  • Cachoeira do Aiuruoca;
  • Cabeça de Leão;
  • Pedra Assentada;
  • Pedra da Tartaruga;
  • Ovo de Galinha;
  • Mouro do Couto;
  • Pedra do Altar;
  • Pedra do Tubarão;
  • Pedra do sino de Itatiaia;
  • Pico Dois Irmãos 
  • e Prateleiras. 

E na Parte Baixa, os principais atrativos são: 

  • Cachoeira Véu da Noiva;
  • Cachoeira Poranga;
  • Mirante do Último Adeus;
  • Lagoa Azul;
  • Piscina Natural do Maromba;
  • Cachoeira Itaporani. 

Todas as trilhas são bem sinalizadas. 

→ Saiba mais: Tudo sobre o Parque Nacional de Itatiaia!

15. Arraial do Cabo

Conheça tudo sobre a Praia Brava - Arraial do Cabo - Região dos Lagos - RJ

Arraial do Cabo está localizada na Região dos Lagos, perto de Cabo Frio e Búzios, no estado do Rio de Janeiro. Uma cidade litorânea conhecida como o Caribe brasileiro, por suas águas cristalinas de uma azul-turquesa. 

O lindo de Arraial, além de suas belezas naturais, é que você pode visitar em qualquer época do ano. Como atrativo, a cidade oferece os famosos passeios de barco. Ainda, não pode faltar a foto carta postal na escada nas Prainhas do Pontal do Atalaia, no Mirante do Pontal ou no entardecer das dunas da Praia Grande. 

As praias de Arraial são todas lindas, e as areias brancas convidam a ficar um pouco mais. As praias famosas são: Praia do Farol, Praia Grande, Praia do Forno, Praia dos Anjos, Prainha, Praia do Pontal, Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia Brava.

Arraial possui uma rede de hotéis, pousadas e campings, restaurantes e bares para todos os gostos.  A noite também é perfeita para desfrutar desta encantadora cidade pertinho do mar.

16. Ilha Grande – Abraão

Chegando na Praia do Abraãozinho - Circuito de Praias do Abraãozinho - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

A Enseada do Abraão, em Ilha Grande, também tem excelentes opções. O destaque é o Camping do Bicão (Rua do Bicão, n 8) que oferece excelente estrutura, mas há outros vários.

Ilha Grande, você sabe, sempre vale a pena, pois é um paraíso com praias de areia branca, águas cristalinas e trilhas emocionantes na floresta; um refúgio tropical perfeito!

→ Saiba mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *