Tempo de leitura: 12 minutos
A metrópole Santiago do Chile é um dos cartões postais da América do Sul. Por sua beleza nativa e hospitalidade dos chilenos, a cidade, muito visitada pelos países vizinhos sul americanos, caiu no gosto do turismo também fora do continente.
Por ter ganhado espaço e destaque em suas programações de inverno, que contam com as famosas estações de esqui, o Chile tem sido visitado por milhões de turistas anualmente.
Neste artigo, você vai entender o porquê de tanta badalação.
Confira a seguir alguns dos motivos pelos quais você não pode ficar sem conhecer Santiago, a capital do Chile!
Sobre Santiago, a capital do Chile
Por ter sido colônia da Espanha, a fundação da cidade ocorreu por volta dos anos de 1540, ou seja, em paralelo com as explorações portuguesas que ocorreram no Brasil.
Contudo, Santiago ganhou formato e identidade e atualmente desperta o interesse nos turistas que desejam conhecer de perto a arquitetura, as belezas naturais, a tradição e os encantos deste lugar privilegiado pelas formações andinas.
Onde fica Santiago
Apesar do nome completo da cidade ser Santiago do Chile, os moradores e os países vizinhos se referem ao local com abreviação do nome, tratando apenas por Santiago.
A cidade está localizada em uma região muito próxima à Cordilheira dos Andes na região central do país.
Também é interessante saber que, por fazer fronteira com a Argentina, a cidade está situada próxima à cidade de Mendoza.
Como ir para Santiago?
Há inúmeras formas de se dirigir à capital chilena. Entre as opções, as mais cômodas incluem os trajetos aéreos com voos diretos de praticamente todas as capitais brasileiras.
Entretanto, muitos aventureiros realizam expedições pela América do Sul saindo desde o Sul do Brasil com destino à região por via terrestre realizando diversas paragens na Argentina antes de chegarem ao destino.
Como é Santiago?
Entre as cidades mais importantes do continente sul americano, Santiago é uma cidade cosmopolita com muita cultura e história; viva em cores e bairro tradicionais.
A gastronomia dos chilenos é também muito apreciada pelos turistas. Além disso, metrópole possui localização privilegiada entre as montanhas andinas e o Oceano Pacífico, o que garante vistas exuberantes sobre a natureza deste lugar.
Qual a melhor época para visitar Santiago?
Santiago é muito visitada nas temporadas de inverno em função das estações de esqui estarem entre os principais atrativos.
Portanto, a partir dos meses de junho e julho já é possível encontrar maior movimento turístico que se desloca para curtir o frio, um bom vinho e estar em contato próximo com a neve, uma das principais atrações.
Mas, atenção: nem só de inverno vive o Chile. Dá perfeitamente para aproveitar a capital também no verão, pois ela tem inúmeros parques, museus, centros culturais, além de uma noite bastante agitada — boates, bares e casas de espetáculos para todos os gostos e bolsos.
Quanto dias ficar em Santiago?
Com relação à programação direcionada à estadia na cidade, considerando os períodos de alta temporada, para conhecer e explorar pontos mais distantes da cidade e até mesmo outras regiões do país que estão nas proximidades, 4 ou 5 dias pode ser o ideal.
Dinheiro e câmbio em Santiago
Para realizar o câmbio do real para os pesos chilenos, casas de câmbio estão localizadas por toda a cidade, lembrando que é necessário estar atento quanto à procedência das notas a fim de evitar transtorno com moeda falsificada.
Portanto, prefira locais como lojas em centros comerciais, a região da Providencia também é recomendada para realizar a troca de moedas.
20 pontos turísticos de Santiago que você precisa conhecer
Como dissemos, nem só de neve vive o Chile. E pensando justamente nisso, enumeramos 20 pontos turísticos que merecem fazer parte da sua rota de viagem pelo país.
Confira a abaixo as dicas a seguir!
1. Plaza de Armas
Para estar em contato com a história e arquitetura da cidade, não deixe de passar por este ponto.
Local onde a cidade nasceu, foi palco para diversos acontecimentos de relevância históricas para o país, e além disso é também conhecida como o marco zero nacional.
2. Palacio de la Moneda
Por ter sido um palácio em que funcionava a casa da moeda do país, este edifício em estilo neoclássico ocupa um grande quarteirão na cidade.
O Palacio de la Moneda foi também sede do governo em meados de 1845 e esteve relacionado com inúmeros contextos históricos importantes, como o bombardeamento que culminou com a chegada de Pinochet ao poder no anos 1970.
Desde então, sofreu algumas mudanças, como ter sido pintada de branco no final do século passado, ou a reforma da Praça da Cidadania, sob a qual o Centro Cultural do Palácio La Moneda foi construído.
Foi declarado Monumento Nacional em 1951.
3. Troca de Guarda
Ainda a respeito do Palacio de La Moneda, a cada 2 dias ocorre a troca de guardas que fazem a segurança do local.
Como em inúmeros pontos turísticos espalhados pelo mundo, este é o momento em que os turistas registram os soldados em movimentos orquestrados sendo substituídos, uma tradição que deve ser admirada de perto.
4. Cerro Santa Lucia
Localizado no alto de uma colina nos arredores de Santiago, esta região é conhecida por ter sido desenvolvida sobre um vulcão de mais de 15 milhões de anos.
A região esteve envolvida em muitas batalhas nas épocas de colonização espanhola tendo sofrido inclusive uma renomeação, pois originalmente se chamava Huelen.
5. Cerro San Cristóbal
Outro ponto nas alturas que merece a visita é o Cerro San Cristóbal, um verdadeiro miradouro no coração da cidade.
No local é possível admirar uma vista panorâmica da cidade desde as escadas, geralmente repleta de jovens, artistas e cantores que se localizam no anfiteatro que se encontra no local.
No Cerro San Cristóbal também está o maior parque da cidade, o Parque Metropolitano de Santiago, um zoológico e jardins construídos ao estilo japonês.
6. Mercado Central
Para os amantes de frutos do mar, chegou a hora de saborear as delícias do Chile. Com enorme variedade de peixes, mexilhões, ostras e outros, o local também dispõe de restaurantes para estar e contato com a gastronomia do país.
Em atividade desde 1872, o Mercado Central é bastante tradicional e localiza-se no centro da cidade.
7. Bairro Bellavista
Entre as regiões mais vivas da cidade, Bellavista é um bairro colorido e cheio de surpresas para os visitantes.
Os intelectuais, os turistas, os jovens e todos os que desejam conhecer um lado com veia artística mais latente devem dirigir-se a este local.
Pablo Neruda, o lendário poeta chileno, foi um dos moradores famosos da região que abriga restaurantes, famosas galerias de arte e muitos lugares para se divertir.
8. Parque Florestal
Os admiradores da natureza verde também têm roteiros bastante especiais em Santiago.
Conhecido como Parque Florestal, este lugar é um dos maiores parques do mundo e é o resultado de uma área de preservação e proteção dos pântanos ao redor do Rio Mapocho.
O Museu de Arte do Chile é uma das atrações encontradas no parque — para quem aprecia arte, vale muito a pena conhecer.
9. Museu Bellas Artes
Situado em um edifício que possui referências barrocas, o palácio onde está localizado o Museu foi construído no marco do centenário da independência do país.
As exposições encontradas em seu interior apresentam obras de diferentes artistas ao longo do tempo, com destaque para artistas sul americanos. O Museu de Arte Contemporânea também se encontra neste local.
10. Sky Costanera
Um espaço dedicado à vista panorâmica da cidade, localizado nas alturas de Santiago. O site oficial informa os preços, sendo que crianças abaixo de 4 anos não pagam para a visitação.
Entre os elevadores mais famosos do país e o mirante mais alto do continente, admirar a cidade vista do alto pode ser uma programação bastante emocionante.
11. Bairro Paris-Londres
Um pedaço da Europa está localizado neste bairro com arquitetura que remete aos estilos de construção dos países, a sensação é estar caminhando por ruas francesas em meio a casas e edifícios com referências ao estilo de construção inglês.
12. Bairro Lastarria
Ponto de encontro dos jovens, este bairro possui bastante personalidade e arquitetura que se divide em bares, teatros, restaurante, galerias e lojas de artigos luxuosos.
Lastarria costuma ficar mais movimentado no princípio da noite.
13. Casa Museu La Chascona
Famosa por ser uma das casas de Pablo Neruda, La Chascona, conforme o nome já diz, é uma casa museu que oferece visitas guiadas acompanhadas de áudio que explicam a colecção de conchas, a arquitetura do local e as extensas obras artísticas que compõem o acervo.
14. Museu da memória e direitos humanos
Importante para ressaltar os períodos duros vividos pelo país, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos traz uma série de obras e acervos completos sobre a ditadura vivenciada pelo país através de documentos históricos, fotos e materiais que demonstram o período truculento em que Pinochet esteve no poder.
15. Museo Chileno de Arte Precolombino
Para os interessados na história pré colonização européia, este lugar abriga centenas de obras deste período histórico das culturas antigas da América Latina, como objetos de arte, esculturas e demais preciosidades da américa do Sul e também América Central.
16. Museo Interactivo Mirador (MIM)
Conhecido por ser um museu dedicado à ciência, este local está localizado no Parque República de Brasil e apresenta inúmeras exibições indo desde projeções interativas sobre as origens do planeta indo até projeções em terceira dimensão e inovação.
17. Parque Bicentenário
Um verdadeiro oásis urbano em meio à cidade, este parque possui cerca de 26 hectares e milhares de árvores, ciclovia e uma lagoa.
Perfeito para a prática de esportes ou simplesmente para relaxar durante as caminhadas pela cidade. No local, não deixe de visitar o terraço do restaurante Mestizo.
18. Parque Araucano de Las Condes
Considerado como um dos maiores parques da cidade, o Araucano é uma área de respiro verde em meio Pa cidade.
Por não estar entre as rotas mais conhecidas por Santiago, muitos turistas deixam de passar por esta localização que possui mais de 20 hectares de espaço livre e possibilita a prática de diversos esportes com vista privilegiada para a cidade.
19. Pueblito de los Dominicos
Situado na Avenida Apoquindo, este local abriga uma série de lojas com produtos tradicionais chilenos, ideais para presentear os amigos após a expedição pelo país.
Além disso, esta é uma oportunidade ideal para estar em contato com a identidade local visto que o Pueblito tem enorme relevância na história do Chile.
20. Templo Bahá’í
Este monumento de cerca de 30 metros de altura possui arquitetura icônica e facilmente reconhecível.
O Templo Bahá’í está dedicado à prática de atividades e possui proposta de evolução das pessoas que passam por ali. Apresentações de música e corais são executados com frequência.
Bônus: outros atrativos próximos a Santiago
Além das indicações apresentadas acima, outros pontos também devem estar incluídos no roteiro de sua viagem para que a passagem pelo Chile esteja cercada de programações tradicionais que só os nativos conhecem.
Viña del Mar e Valparaíso
A arquitetura colorida e em madeira de Valparaíso localizada no alto das colinas é um dos atrativos da cidade também conhecida como Valpo.
Os quase 500 anos de história deste lugar fazem deste um dos pontos mais famosos da América do Sul.
Além disso, vale também conferir Viña del Mar, localização que se situa nas proximidades com saída desde Cerro Barrón.
Cajón del Maipo, Embalse El Yeso e Termas Valle de Colina
Durante a passagem pelo país esta programação de aproximadamente 2 dias pode deixar a viagem mais emocionante.
Isso porque esta região se situa a pouco mais de 1h partindo de Santiago, oferecendo contato intenso com a natureza através da prática de esportes, ideal para os amantes do ecoturismo e de um bom vinho.
Vinícola Concha Y Toro
Conhecida como uma das melhores vinícolas do país, ao se dirigir ao Vale del Maipo, não deixe de conhecer os vinhos de altíssima qualidade disponibilizados com certificações e reconhecimento internacional.
Valle Nevado
Em função de ser um grande resort coberto por neves, esta estação oferece serviços de hotelaria e inúmeros serviços que deixam a viagem extremamente confortável.
Possibilita a prática de esqui e está servida pelos melhores hotéis encontrados na região, sendo que no local é possível estar hospedado em hotéis que fazem ligação direta com a pista, o que torna o trajeto e a estadia ainda mais cômodos.
Por esta razão, o Valle Nevado é preferência quase unânime dos visitantes, lembrando que em função destas facilidades é a estação com os custos mais elevados.
Farellones
Diferentemente do Valle Nevado, na estação de Farellones não é necessário estar hospedado para ter acesso às atividades sobre a neve.
Isto porque é possível comprar bilhetes diários que permitem a prática de esportes e demais atividades oferecidas no local. Portanto, ao programar as viagens para este país encantador, leve em consideração estes mais de 20 pontos turísticos que selecionamos especialmente para que você tenha uma experiência inesquecível!