Tempo de leitura: 12 minutos
Eu não sei você, mas nós aqui do Vamos Trilhar, adoramos destinos com cachoeiras e poços de água azul cristalina. Nunca perdemos a oportunidade de viajar para os destinos brasileiros com essas características.
Nesses anos todos, fomos a cada destino incrível, que resolvemos, neste artigo, reuni-los todos para te incentivar a conhecê-los. Tudo bem detalhado e com imagens que provam a exuberância desses locais.
É isso. A seguir, veja uma lista com 22 cachoeiras e poços com água azul em vários lugares do Brasil para você e a sua turma se esbaldarem!
Conheça as mais famosas cachoeiras e poços com água azul
1. Cachoeira Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros
Situada na Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Santa Bárbara ostenta 35 metros de queda d’água, formando um véu cristalino que desagua em um poço incrivelmente azulado.
O paredão rochoso só completa a imponência deste lugar incrível, que nós tivemos a honra de visitar em um momento em que não havia ninguém para “atrapalhar” nossas fotos.
Veja:
→ Saiba mais:
- Tudo sobre a Cachoeira Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros – GO
- Trilha da Cachoeira Santa Bárbara: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO
2. Loquinhas – Chapada dos Veadeiros
Quem vai à Chapada dos Veadeiros também não pode deixar de conhecer a famosa cachoeira Loquinhas. Ela está a 4 quilômetros do centro de Alto Paraíso de Goiás, dentro de uma fazenda privada.
A queda d’água é de aproximadamente 5 metros e a cor da água dos poços é algo indescritível. É por isso que, dentre as muitas dentro da Chapada, a cachoeira Loquinhas é uma das mais veneradas.
Chegar até a cachoeira Loquinhas já é uma aventura e tanto. A trilha percorrida já vai ambientando o visitante sobre a maravilha que vai encontrar.
No vídeo a seguir, nós mostramos tudinho. Confira:
→ Saiba mais:
- Tudo sobre a Cachoeira Loquinhas – Chapada dos Veadeiros – GO
- Trilha da Cachoeira Loquinhas: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO
3. Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros
E para fechar as indicações de cachoeiras e poços com água azul na Chapada dos Veadeiros, destacamos o complexo de quedas d’água chamado Macaquinhos.
São várias cachoeiras, uma mais bela que a outra: Banho dos Macacos, Poço Sereno, Pedra Furada, Banho Pelado (alô, naturistas!), Poço Jump, cachoeiras da Luz, da Caverna e do Encontro.
Se você quer passar um dia todo explorando belíssimas cachoeiras (ou mais até, por que não?), não deixe de ir ao Complexo do Macaquinhos.
Quer mais detalhes? Dê o play neste vídeo:
→ Saiba mais:
- Cachoeira do Macaquinhos: O que fazer na Chapada dos Veadeiros (GO).
- Tudo sobre o Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros.
4. Cachoeira do Formiga – Jalapão
Vamos agora ao Jalapão, uma incrível área de conservação que fica no estado do Tocantins.
Nossa primeira indicação é a Cachoeira do Formiga. Ela não tem uma queda d’água muito grande; sua exuberância fica por conta da pressão da água (que é bem forte) e da vegetação ao redor.
O poço que se forma aos seus pés, além de azul, também é uma espécie de “hidromassagem” natural — borbulhante devido à pressão.
Deixemos as imagens falarem por nós:
→ Saiba mais: Tudo sobre a Cachoeira do Formiga no Jalapão – TO!
5. Fervedouros – Jalapão
Outro atrativo que nós amamos conhecer no Jalapão são os Fervedouros, que ficam dentro de propriedades privadas e proporcionam muita refrescância e relaxamento.
Eles nada mais são do que nascentes de rios subterrâneos em pequenos lagos de águas cristalinas, que, pela vegetação ao redor, acabam por refletir um azul de encantar gente cética.
A água, ao brotar dos fervedouros, gera muita pressão e acaba ganhando muita densidade. Daí que acontece a mágica: nada afunda nos poços.
Dá só uma espiada:
→ Saiba mais: Tudo sobre os Fervedouros do Jalapão – TO!
6. Lagoa do Japonês – Jalapão
E para fechar com chave de ouro as indicações de cachoeiras e poços com água azul no Jalapão, recomendamos muito que você conheça a Lagoa do Japonês.
Ela é um oásis bastante diferenciado no meio do Cerrado. Suas águas, esverdeadas ou azuladas — a depender da claridade — são de tirar o fôlego. E há no local dois decks que dão acesso, além de embelezarem ainda mais a lagoa.
Ali na Lagoa do Japonês também há uma gruta, que pode ser acessada via nado (cerca de três minutos de braçada) ou por um barquinho que oferece o serviço de transporte aos turistas.
7. Rio Azuis – Aurora do Tocantins
Aurora é o único município do Tocantins onde o sol nasce mais tarde, devido às elevações rochosas ao seu redor. Por isso, a luminosidade dessa cidadezinha é incrivelmente especial — o que lhe valeu o nome.
Repleta de serras, cavernas e outros atrativos naturais, Aurora do Tocantins também é famosa pelo Rio Azuis, que ostenta o título de “menor rio do mundo” (apenas 147 metros).
O Rio Azuis entra na nossa lista de cachoeiras e poços com água azul no Brasil, justamente pelo tom celestial de suas águas. A paisagem ao seu redor também é surreal (com pedras no leito).
O Rio Azuis está situado às margens da rodovia TO-050, bem próximo ao limite de Aurora com Taguatinga. Nas proximidades, você encontra pousadas e restaurantes. E nós recomendamos, vale muito a pena conhecer!
8. Encanto Azul – Chapada das Mesas
Vamos agora para o Parque Nacional da Chapada das Mesas, no centro-sul do Maranhão. É lá que nós nos encantamos com o Encanto Azul, um belíssimo poço de águas celestes ladeado por paredões de pedras vermelhas.
O Encanto Azul pertence ao município de Riachão, e é parte de um grande complexo turístico que, nós temos certeza, vai fazer a alegria das suas férias. São várias cachoeiras e outros poços menos famosos, mas igualmente surpreendentes.
→ Saiba mais: Tudo sobre o Complexo Turístico do Poço Azul e Encanto Azul – MA!
9. Poço Azul – Chapada das Mesas
Ainda na Chapada das Mesas, nós garantimos que você vai se surpreender com o Poço Azul. Infelizmente, quando visitamos ele estava marrom devido ao grande volume de chuvas na época.
→ Surpreenda-se com Encanto Azul e Poço Azul; confira o episódio especial do nosso canal que gravamos lá:
10. Cachoeira dos Canyons – Capitólio
Se você vai viajar para Minas Gerais, saiba que lá também é um destino com cachoeiras e poços com água azul. Nós recomendamos fortemente que você vá a Capitólio, próximo de Varginha.
É lá que está a Cachoeira dos Canyons, uma das muitas atrações da região. Ela, como o próprio nome sugere, jorra milhões de litros de água por segundo entre grandes paredões de pedras, os canyons.
→ Veja com seus próprios olhos:
11. Nascente Azul – Bonito
E nós não podemos deixar de incluir nesta lista algumas cachoeiras e poços de Bonito, esse paraíso brasileiro conhecido internacionalmente que está localizado no Mato Grosso do Sul.
Vamos começar pela Nascente Azul, um complexo turístico que fica a 30 km do centro da cidade. A Nascente Azul, propriamente, é colorida com os mais incríveis tons de azul e aproximadamente 7 metros de profundidade. Ali é perfeitamente viável fazer flutuação e também mergulho livre.
→ Saiba mais: Tudo sobre a Nascente Azul – Bonito – MS!
12. Estância Mimosa – Bonito
A Estância Mimosa é outro atrativo que nos emocionou bastante em Bonito; e, temos certeza, você também vai gostar.
A Estância Mimosa é uma fazenda que possui uma reserva de proteção ambiental, a 24 km do centro de Bonito. Dentro dela encontram-se várias cachoeiras e poços incríveis, com destaque para a Cachoeira da Água Doce — uma queda d’água bastante generosa, com águas impressionantemente transparentes aos seus pés.
Tem ainda a Cachoeira do Sol, a do Sinhozinho, a do Mutum, a do Salto, a do Desejo e a do Saí-Andorinha.
→ Confira todos os detalhes neste vídeo:
13. Cachoeira Boca da Onça – Bonito
Em Bonito, a gente também adorou viver a experiência da Cachoeira Boca da Onça. Ela está um pouco mais longe: 60 km do centro da cidade. Mas, vale muito a pena; são impressionantes 156 metros de queda d’água!
A Cachoeira Boca da Onça é tão impressionante, que nós a incluímos no nosso ranking dos 24 lugares imperdíveis para conhecer em Bonito!
14. Lagoa Misteriosa – Bonito
Já na Lagoa Misteriosa, que está a 50km de Bonito, no município de Jardim, você vai se deparar com um poço com água azul de impressionantes 240 metros de profundidade. Ele é resultado da união de outros dois poços menores.
A Lagoa Misteriosa é ideal para quem sabe e quer fazer mergulhos de batismo. Quem tem certificado de mergulho pode ir um pouco mais fundo: até 30 metros! Simplesmente imperdível!
15. Gruta do Lago Azul – Bonito
E para fechar as indicações de Bonito, recomendamos muito que você não deixe de conhecer a Gruta do Lago Azul. Ele é o cartão postal absoluto de Bonito. Certamente, se você já viu imagens da cidade em alguma reportagem de TV, as imagens da gruta foram exibidas.
Para visitar é preciso fazer um agendamento. São permitidos grupos de 15 pessoas por vez para conhecer essa impressionante amostra das belezas naturais da região.
→ Confira todos os detalhes neste vídeo:
16. Cachoeira Serra Azul – Nobres
Vamos agora para o Pantanal Matogrossense, mais precisamente ao município de Nobres, a 120 km da capital do MT. É lá que está a Cachoeira Serra Azul.
Ela está dentro da Fazenda Refugio SESC Serra Azul e é muito imponente. São metros de queda d’água, estilo véu de noiva. Aos seus pés, um poço de águas azuis cristalinas cercado por vegetação e formações rochosas.
É uma cachoeira muito bem preparada para receber turistas, pois, para acessá-la, há uma escadaria. A trilha para chegar até lá é limpa e bem protegida. Toda uma aventura!
17. Aquário Encantado – Nobres
Ainda em Nobres, no Pantanal Matogrossense, nós recomendamos muito que você conheça o Aquário Encantado. Ele é o mais famoso e belo lago azul da cidade.
Está situado dentro da Fazenda Recanto Ecológica Lagoa Azul, a 12 quilômetros da sede de Bom Jardim.
Não se trata de um lago muito gigante, mas a profundidade chega a seis metros. A composição é incrível: muita vegetação ao redor, uma cor azulada que é reflexo de minerais como o magnésio, e muito mais!
18. Gruta da Lagoa Azul – Chapada dos Guimarães
Ainda no Mato Grosso, vale a pena ir até Chapada dos Guimarães, o segundo município mais alto do estado. Lá uma das atrações mais visitadas é a Gruta da Lagoa Azul.
A Gruta da Lagoa Azul é um dos muitos atrativos dessa região — destaque para o circuito de cavernas. Mas, um alerta: não é permitido nadar lá. É um lugar para contemplar, um destino para aproveitar a viagem (as trilhas, a paisagem etc.).
19. Gruta da Pratinha – Chapada Diamantina
Seguindo as nossas recomendações de grutas, vamos à Chapada Diamantina, no centro da Bahia. Você não pode deixar de conhecer a Gruta da Pratinha. Ela está dentro da fazenda de mesmo nome, no município de Iraquara.
Ali é possível fazer mergulhos, banhar-se à vontade.
O lugar oferece boa infraestrutura, restaurante, banheiros e várias atividades para manter os turistas ocupados.
20. Gruta Azul – Chapada Diamantina
Normalmente, quem vai à Gruta da Pratinha também conhece a Gruta Azul, sobre a qual falaremos no próximo tópico. Mas, atenção: ela está aberta apenas para observação.
Então prepare a máquina fotográfica, vivencie o lugar e siga à risca todas as recomendações do guia — elas são muito importantes para a preservação do local.
21. Areia que Canta – Brotas
Em Brotas, município do interior do estado de São Paulo, também é um lugar onde é possível se deliciar com cachoeiras e poços com água azul. Nós destacamos o Areia que Canta, um complexo turístico com hotel e restaurante que está localizado dentro de uma fazenda.
É possível explorar ao máximo este paraíso impressionante em apenas um dia. Você vai se impressionar com o lago e todas as atividades que podem ser realizadas nele!
22. Lagoas dos Lençóis Maranhenses
E para fechar com chave de ouro, não poderíamos deixar de citar as várias lagoas dos Lençóis Maranhenses — que dispensam apresentações e todo brasileiro merece conhecer!
Em agosto de 2019, nós estivemos nos Lençóis Maranhenses e, desde então, não vemos a hora de voltar! São tantas as atrações, que o melhor a fazer é citá-las aqui com os devidos links, para que você conheça todos os detalhes nos conteúdos que já publicamos aqui no blog.
→ No vídeo a seguir, veja as impressionantes imagens da Lagoa Betânia:
→ Confira detalhes de outras lagoas na região dos Lençóis Maranhenses:
- Circuito da Lagoa Betânia: Santo Amaro – Lençóis Maranhenses!
- Circuito da Lagoa da Gaivota e Andorinhas: Santo Amaro – Lençóis Maranhenses!
- Circuito Lagoa Bonita saindo de Barreirinhas – Lençóis Maranhenses!
- Circuito Lagoa Azul saindo de Barreirinhas – Lençóis Maranhenses!
Que tal, o que você achou das nossas dicas de cachoeiras e poços com água azul deste nosso imenso e belo Brasil? Deixe seu comentário!