26 principais atrativos de São Thomé das Letras

Tempo de leitura: 13 minutos

Cidade de Pedra - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Trilhas com paisagens impressionantes, cultura mística, esoterismo e uma certeza de que a paz é possível estão entre os principais atrativos de São Thomé das Letras. Os visitantes e turistas se encantam com a vegetação exuberante, águas abundantes, população hippie e mística.

As construções com materiais extraídos nessa região fazem São Thomé das Letras ser conhecida como “cidade de pedra”. O material rochoso mais comum é o quartzito, chamado de Pedra de São Thomé, comum em beiras de piscinas.

Logo que chegar em São Thomé das Letras aproveite para ir ao Receptivo, no Centro da cidade, onde equipes de turismo da Prefeitura informam áreas liberadas para visitação, valores de e guias turísticos disponíveis. 

Criamos um roteiro para você aproveitar da melhor maneira sua visita à São Thomé das Letras. Confira!

Como chegar em São Thomé das Letras

Sobre São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Podemos chegar no município de São Thomé das Letras em algumas horas a partir das capitais mineira (distante 337 km), paulista (365 km) e fluminense (460 km). Os aeroportos mais próximos são de São Lourenço e de Varginha, em Minas Gerais.

No entorno de São Thomé das Letras estão as cidades de São Bento Abade (22 km), Conceição do Rio Verde (32 km), Cruzília (36 km), Três Corações (44 km), Baependi (48 km) e Luminárias (58 km).

Há ônibus para São Thomé das Letras saindo de Três Corações e Cruzília. Na primeira o acesso é asfaltado nos 43 km e parece que estamos chegando em uma região de montanhas cobertas com neve, enquanto que na segunda, de 33 km, as construções lembram a Cidade dos Incas.

Para conhecer os atrativos turísticos de São Thomé das Letras, há ônibus de turismo que realizam o transporte de ida e volta. O valor médio é de 15 a 25 reais por pessoa.

Para os mais aventureiros, uma alternativa é pegar carona, comum nesta região. Também há serviços de guias turísticos e caminhos para os trilheiros.

Onde ficar em São Thomé das Letras

O turismo é a segunda maior atividade econômica de São Thomé das Letras. Por isso encontramos opções de hospedagem próximas e distantes do centro, como no distrito de Sobradinho.

São pousadas, campings e alternativas familiares, além de empresas que realizam passeios e atividades esportivas na região.

Principais atrativos de São Thomé das Letras

São Thomé das Letras tem mais de 30 cachoeiras, diversas grutas misteriosas, igrejas, voçoroca, além de atrativos histórico-culturais.

A gastronomia leva chapati, pizza e picanha na pedra; as lojas de artesanato reproduzem as crenças com materiais da região. O Caminho do Peregrino e outras opções levam a atrativos incríveis.

1. Gruta de São Thomé

Gruta de São Thomé - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Por estar localizada no centro da cidade ao lado da igreja matriz, o acesso é bastante simples. E a vista por cima da gruta é bastante privilegiada. 

Pelo acesso ser escorregadio, é indicado que os visitantes não estejam descalços, evitando acidentes. O passeio apresenta pequeno percurso, de curta duração. Entretanto a beleza da gruta e da vista sobre a cidade impressionam.

2. Igreja de São Thomé

Igreja de São Thomé - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Localizada na praça Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de São Thomé foi construída em meados de 1770 quando a imagem do de São Thomé foi encontrada em uma gruta. 

Construída em pedras secas, a edificação desperta grande interesse pelos admiradores da arquitetura. 

Não importa se o visitante é religioso ou não. Tombada como patrimônio desde 1996, a visita à Igreja de São Thomé compensa em função da beleza e sua história.

3. Igreja de Pedra

Igreja de Pedra - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Popularmente conhecida como Igreja da Pedra, a Igreja do Rosário foi construída com as pedras típicas localizadas na região de São Thomé das Letras. 

O estilo de construção em que as pedras estão sobrepostas e sem a presença de massa impressiona a muitos visitantes. A construção, iniciada no século XVIII ainda nos dias atuais tem muita história para contar.

4. Parque Municipal Antônio Rosa

Parque Municipal Antônio Rosa - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Próximo do centro da cidade de São Thomé das Letras está o Parque Municipal Antônio Rosa, tombado pela Prefeitura, onde podemos visitar vários pontos turísticos de aventura e natureza.

A visão livre 360º em região montanhosa de 1430 metros de altitude permite visualizar o entorno formado pelo relevo acidentado e peculiar dessa região. O nascer e o pôr do sol são momentos imperdíveis.

5. Pirâmide

Pirâmide - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

A Pirâmide é o ponto que mais reúne visitantes e turistas, tanto para a contemplação da paisagem e do céu, quanto de práticas espirituais, mentais, esotéricas e outras. 

No Cruzeiro há um marco religioso com vista panorâmica da região.

6. Mirante

Pôr do sol no Mirante - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

O Mirante é o ponto mais alto e um dos menos requisitados no Parque Municipal Antônio Rosa, apesar da vista incomparável. Vale a pena visitá-lo.

7. Cruzeiro

Cruzeiro - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Conhecido por ser um local ideal para as pessoas que desejam admirar o pôr do sol e também os primeiros momentos do dia, o lugar é também frequentado por quem procura por programas místicos. 

Além disso, possui uma vista privilegiada sobre a cidade e o acesso é liberado a todos, sem a necessidade de pagamento de taxas.

8. Pedra da Bruxa

Conheça tudo sobre a Pedra da Bruxa - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Na Pedra da Bruxa estão as melhores vias de escalada e rapel, além de práticas espirituais, meditação, yoga, entre outros. 

No topo da rocha, os fortes ventos alertam os distraídos. E distante dela podemos ver a silhueta de uma bruxa.

A partir da Pedra da Bruxa inicia o Caminho do Peregrino (7 km) para a Cachoeira Véu da Noiva.

9. Gruta da Bruxa

Na Gruta da Bruxa pode-se praticar rapel, explorar seus salões e ver desenhos que foram feitos para o seriado “Filhos do Sol” pela antiga TV Manchete.

10. Cachoeira Paraíso e Véu da Noiva

Conheça tudo sobre a Cachoeira Véu da Noiva - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Das mais de 30 cachoeiras de São Thomé das Letras, a Véu da Noiva é considerada uma das mais bonitas, pelo formato que lembra um véu de noiva.

São mais de 8 metros de queda, formando um poço de mais de 2 metros de profundidade, seguido da Cachoeira Paraíso com poço maior e mais exposto ao sol. Essas cachoeiras são indicadas para salto, rapel e tirolesa.

11. Cachoeiras Conquista

Próximo da cachoeira Véu da Noiva também são encontradas a Conquista, a do Flávio e a Eubiose. Vale a pena conferir quais estão abertas para visitação e quais cobram entrada.

12. Cachoeira do Flávio

Programa ideal para ser feito com toda a família, a cachoeira do Flávio forma um poço com profundidade rasa logo após a queda da água, sendo ideal para as crianças aproveitarem uma tarde quente de verão. Para os adultos, o programa também é muito indicado, pois podem posicionar-se abaixo da cachoeira recebendo uma massagem natural proporcionada pela força da água.

13. Cachoeira Eubiose

A cachoeira Eubiose é um dos tesouros da cidade. Por ser bem sinalizada e possuir fácil acesso, com certeza deve estar na sua programação de viagem. 

A queda de água principal forma diversas outras quedas menores, perfeito para quem deseja um lugar com mais de uma atração para visitar. 

Além disso, a natureza presente na região cercada por vegetação nativa complementa esta atração.

14. Cachoeira do Sobradinho

Conheça tudo sobre a Cachoeira do Sobradinho - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Ainda entre São Thomé das Letras e o distrito de Sobradinho há as cachoeiras da Lua e do Sobradinho. 

Essa última tem acesso gratuito por trilha e outro acesso com cobrança de entrada para área com de banheiros, lojas, restaurante, piscina construída e a Gruta do Sobradinho, que ao ser atravessada leva à cachoeira de mesmo nome, porém está interditada.

15. Gruta do Sobradinho

Gruta do Sobradinho - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

A Gruta do Sobradinho se destaca por apresentar pequenos lagos e uma pequena corredeira nos seus 100 metros de extensão, que leva à cachoeira do Sobradinho, porém seu acesso está proibido.

16. Cachoeira da Lua

O nome da cachoeira se deve ao fato de ser uma região que em noites de lua cheia recebe privilegiada luminosidade da lua, iluminando a água e todas as belezas naturais que encontram-se no local. 

Aos fins de semana, na região próxima à cachoeira também é possível encontrar um comércio local com exposição de peças artísticas produzidas na cidade, desta forma, além de visitar a cachoeira da Lua, será possível levar uma parte dela para casa.

17. Vale das Borboletas

Conheça tudo sobre o Vale das Borboletas - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Batizado como “Vale das Borboletas” justamente por receber inúmeras borboletas que visitam diariamente. 

O acesso a esta região dá-se após a caminhada de uma trilha de nível fácil com aproximadamente 130 metros de extensão. 

Chegando ao local prepare-se para além das borboletas, encontrar águas límpidas que convidam para inúmeros mergulhos inesquecíveis.

18. Cachoeira Garganta do Diabo

Através de uma trilha que sai do Vale das Borboletas tendo como destino a cachoeira Garganta do Diabo, o local localiza-se acima de uma outra atração, a cachoeira do Paredão. 

Para aproveitar a Garganta do Diabo que oferece uma vista magnífica sobre a água, lago e a vegetação presente, são necessários certos cuidados ao se deslocar pela trilha, sendo indicado a companhia de um guia que conheça a região.

19. Cachoeira da Gruta

A cachoeira da Gruta é uma alternativa para os que desejam explorar os segredos da cidade. 

As pedras que formam a gruta dividem espaço com um lugar com paisagem indescritível. 

Se você procura por um roteiro que possua histórias misteriosas, lendas e boas energias, certamente explorar a região da cachoeira da Gruta dividindo espaço entre as pedras, natureza e queda d’água será um diferencial na sua passagem pela cidade.

20. Cachoeira Shangri-lá

Esta cachoeira, de acordo com os moradores da região, não é muito conhecida pelos turistas, portanto, esta dica é um presente aos leitores do nosso blog. 

O acesso ao local exige a companhia de um guia em função da falta de sinalização, apesar disso, todo o esforço é recompensado com a grande extensão de quedas d’água e pinturas rupestres localizadas ao longo do percurso.

21. Ladeira do Amendoim

Ladeira do Amendoim - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Conhecida e famosa pela lenda popular, esta ladeira, a princípio, parece uma ladeira comum. 

Contudo, os moradores da mística São Thomé das Letras confirmam a lenda que diz que se um visitante deixar o carro desligado bem ao centro da rua, algo fará com que ele se movimente sozinho. 

Na dúvida, basta ir ao local e conferir, lembrando que a cidade possui esta e inúmeras outras lendas populares.

22. Gruta do Carimbado

A Gruta do Carimbado é conhecida como a entrada do “caminho subterrâneo até Machu Picchu” ou do “acesso a civilizações intra-terrestres mais evoluídas intelectualmente”, porém não podemos acessar, pois essa gruta está interditada pelo Ministério Público devido à degradação que ocorreu. 

23. Cachoeira Antares

Cercada por mata fechada, esta cachoeira é conhecida popularmente por ser a mais bela de São Thomé das Letras. Ainda que esteja a pouco mais de 15 km de distância da cidade, a visita compensa em função do visual e da prática de esportes radicais como o rapel. 

A trilha que dá acesso ao local é curta, entretanto a sinalização é precária, desta forma, é indicado estar acompanhado por quem conhece a região.

24. Cachoeira da Chuva

Em função da trilha de difícil acesso, a cachoeira da Chuva ainda é pouco explorada pelos visitantes, mas não perde em nada comparando-se às outras. 

A queda d’água, por cair longe das paredes de pedra, ganham um aspecto chuvoso em função desta característica. Para desfrutar, é necessário estar em meio às pedras, pois a cachoeira não forma lagos para banho.

25. Poço Verde

O acesso que leva ao poço Verde é considerado como difícil, por isso, para os que se aventuram nesta trilha, há uma vantagem: uma piscina natural quase particular para saltar e se divertir. 

Em função da água em tons de esmeralda, o que dá nome ao local, os visitantes podem esperar deste roteiro, águas tranquilas e menos geladas comparadas às águas das cachoeiras.

26. Cachoeira das Macacas

A trilha que leva até a cachoeira das Macacas inicia-se na cachoeira dos Antares, por isso, ao visitar a outra atração, o passeio pode também incluir este destino. 

Cerca de 20 minutos caminhando pela mata te levarão até esta cachoeira que não possui grande queda d’água mas possui imensa beleza. Logo abaixo, um pequeno poço é formado, ideal para os que procuram por uma programação mais tranquila.

Dicas para melhor aproveitar sua viagem a São Thomé das Letras

Lembre-se de programar sua viagem de acordo com o clima local e esteja sempre alerta para o frio principalmente no inverno à noite, afinal estará a mais de 1400 metros de altitude.

Períodos chuvosos não são indicados para visitar cachoeiras e nos períodos secos as estradas de terra levantam poeira. Por isso, vale planejar sua visita para vivenciar o melhor de São Thomé das Letras.

Se ainda tiver dúvidas de como chegar às cachoeiras da região, uma solução é ir ao Receptivo da Prefeitura e outra é o aplicativo “Cachoeiras Estrada Real” — por enquanto apenas para Android.

Outras dicas que servem para qualquer visita a cachoeiras e outras áreas naturais: não esqueça do repelente, recolha seu lixo, evite contaminar as águas e margens, e eduque quem te acompanha a fazer o mesmo.

→ No vídeo a seguir, confira como foi nossa aventura por São Thomé das Letras, que é a cidade mais mística e energizada do Brasil, sendo a 4ª cidade mais alta de todo país. Um lugar doido, onde um carro parado no ponto morto em uma ladeira sobe, e igualmente belo! https://youtu.be/J8a-6uXIGSg 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *